A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeídos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeídos."— Transcrição da apresentação:

1 Aldeídos

2 Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O.
Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.

3 Essa classe de compostos pode ser encontrada em flores e frutos
Essa classe de compostos pode ser encontrada em flores e frutos. Veja a estrutura da forma mais simples de aldeído:

4 Obtidos através da oxidação de álcoois primários em meio ácido ou de sua desidrogenação catalítica em presença de cobre, os aldeídos de maior peso molecular são muito utilizados na indústria de cosméticos. Os Aldeído é um composto químico orgânico que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento H-C=O (formila), ligado a um radical alifático (sem anéis benzênicos) ou aromático (com um ou mais anéis benzênicos).

5 A fórmula bruta desses compostos mostra que o aldeído corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos. A nomenclatura oficial consiste em substituir o "o" dos hidrocarbonetos correspondentes por "al". Geralmente, os aldeídos mais simples são designados a partir dos ácidos carboxílicos correspondentes. Assim, o composto derivado do ácido butílico é chamado de aldeído butílico ou de butiraldeído.

6 A fórmula bruta dos aldeídos corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos.
Aldeído → H2C=O (formol) Os odores característicos da amêndoa, da canela e do limão se devem a: Aldeídos Cetonas Aminas Alcoóis.

7 Os principais aldéidos são:
Metanal: solução usada para conservar cadáveres humanos e animais para estudos científicos. Este composto é mais conhecido como formol ou formaldeído, e é usado na fabricação de desinfetantes (antissépticos) e na indústria de plásticos e resinas. Etanal (C2H4O): composto usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos, é também conhecido como aldeído acético.

8 Os aldeídos são muito reativos em razão do grupo carbonila que é muito polar;
Este mesmo grupo polar atrai outras substâncias para formar ligações.

9 Os aldeídos são compostos orgânicos que se apresentam pela presença do grupo funcional carbonila (–COH). 

10 Os aldeídos são reduzidos a álcoois primários por múltiplos redutores
    Os aldeídos são reduzidos a álcoois primários por múltiplos redutores. Mesmo assim, oxidam-se muito facilmente a ácidos carboxílicos reduzindo os sais de Cu2+ em meio alcalino a Cu2O...


Carregar ppt "Aldeídos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google