A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS LITERÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS LITERÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS LITERÁRIOS

2 malabarista de palavras.
Por cima do abismo estende-se minh’alma tensa como um cabo onde me equilibro, malabarista de palavras. (Maiakóvski) A literatura é uma manifestação artística e a palavra é a sua matéria-prima. Entretanto, é necessário atentar para o fato de que não basta fazer uso da palavra para produzir literatura. Lembremos que a função poética da linguagem ocorre quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as palavras carregadas de significado.

3 Gêneros Literários O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo. A divisão tradicional em três gêneros literários – Lírico, Dramático e Épico - originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, quando a poesia era a forma predominante de literatura. Por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo (ou, como querem alguns, a ficção), para enquadrar as narrativas em prosa.

4 Gêneros Épico Quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. O narrador épico mantém distanciamento em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: os fatos narrados situam-se no passado). Temos, portanto, um poeta observador voltado para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva. Os Lusíadas, de Luís de Camões, é o maior exemplo do gênero escrito em Língua Portuguesa.

5 Gêneros Dramático Textos dramáticos são aqueles em que a “voz narrativa” está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos e monólogos. Drama, em grego, significa “ação”. Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Isso significa que entre autor e público desempenha papel fundamental todo o elenco que participa da encenação. O gênero dramático, na Grécia Antiga, desenvolveu-se por meio de duas modalidades: a tragédia e a comédia.

6 Tragédia cuiabana em 3 atos
Gêneros Dramático A força de um valentão Tragédia cuiabana em 3 atos Primeiro Ato (Na sala de aula de um Colégio X de Cuiabá. Alunos enfileirados e uniformizados. O professor Marcão, vestido de jaleco branco, voz enrouquecida, explica enfaticamente a geografia da moral social no mundo da economia globalizada e alienada pelo capital) Marcão: Pô! Até quando vocês pensam que o mundo poderá sobreviver sem uma transformação abrupta nas relações comerciais entre os países em desenvolvimento e aqueles que usurparam nossas riquezas por meio da exploração colonial. Respondam, pô... Chico: Não sei professor. (Marcão dirige-se para o aluno Chico com voz afetiva e determinada) Marcão: Que coisa, você não estuda nada mesmo, hein!

7 Gêneros Lírico ou Poético
A poesia lírica surge como uma forma de atender ao anseio humano de expressão individual e subjetiva. Ela se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais. Uma outra marca característica de sua estrutura é o fato de dar voz a um sujeito lírico, diferente da narração impessoal própria da épica. Seu nome vem de lira, instrumento musical usado para acompanhar os cantos gregos. Ao separar-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica.

8 Gêneros Lírico ou Poético
Com a poesia tendo como suporte o papel, a métrica, o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras passaram a ser mais intensamente cultivados pelos poetas. A intensidade expressiva da obra lírica exige um trabalho muito especial do poeta sobre a sonoridade do texto. Assim, o estudo dos elementos básicos de versificação é imprescindível para compreendermos melhor o texto poético.

9 Gêneros Lírico ou Poético
ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: Verso e Estrofe: Cada linha = verso (unidade rítmica do poema) Conjunto de versos = estrofe

10 Gêneros Lírico ou Poético
Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos Soneto de Fidelidade Vinicius de Moraes De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

11 Gêneros Lírico ou Poético
Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso.  Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas: A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo; Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra; Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica; ELISÃO - Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.

12 Gêneros Lírico ou Poético
Eu/ pos/sa/ me/ di/zer/ do a/mor/ (que/ ti/ve): Que/ não/ se/ja i/mor/tal,/ pos/to/ que é/ cha/ma Mas/ que/ se/ja in/fi/ni/to em/quan/to/ du/re. VERSOS DECASSÍLABOS Principais medidas: Redondilha menor – 5 sílabas métricas Redondilha maior – 7 sílabas métricas Decassílabo – 10 sílabas métricas Alexandrino – 12 sílabas métricas Versos Livres – sem métrica regular

13 Gêneros Lírico ou Poético
Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos. Classificação das rimas: Quanto à categoria gramatical: POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical.  Exemplo: situado (adjetivo) cresce (verbo) parece (verbo) quebrado (adjetivo)

14 Gêneros Lírico ou Poético
RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas. Exemplo: arde (verbo) distante (advérbio) diamante (substantivo) tarde (substantivo)

15 Gêneros Lírico ou Poético
Quanto à disposição ao longo do poema: ALTERNADAS ou CRUZADAS: Incendeia A Coração B Passeia A Canção B

16 Gêneros Lírico ou Poético
PARALELAS ou EMPARELHADAS Aniquilar A Olhar A Montanhas B Entranhas B

17 Versos brancos são os que não apresentam rima.
Gêneros Lírico ou Poético INTERPOLADAS ou OPOSTAS Espelho A Disfarce B Disfarçar-se B Conselho? A Versos brancos são os que não apresentam rima.

18 Gêneros Narrativo A palavra ficção vem do latim fictionem (fingere, fictum), ato de modelar, criação, formação; ato ou efeito de fingir, inventar, simular; suposição; coisa imaginária, criação da imaginação. Literatura de ficção é aquela que contém uma história inventada ou fingida, fictícia, imaginada, resultado de uma invenção imaginativa, com ou sem intenção de enganar. A essência da ficção é, pois, a narrativa. É a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias, uma das mais rudimentares e populares formas de entretenimento. Mas nem todas as histórias são arte. Para que tenha o valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação, que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito.

19 Gêneros Narrativo • Elementos da narrativa
      O mundo da ficção desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:       1.Personagem       É a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundária, típica ou caricatural.       2.Enredo       É a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantém o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se também simples-mente de ação.       3. Espaço       É o meio físico e social onde se desenvolve a ação das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenário da história, também designado de paisagem.

20 Gêneros Narrativo 4.Tempo
      É o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqüência linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanços. Pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico, quando avança no sentido do relógio; psicológico, quando é medido pela repercussão emocional, estética e psicológica nas personagens. 5.Foco Narrativo       Tecnicamente, podemos dizer. que se refere às diferentes maneiras de narrar. Geralmente, se resumem em duas:       a) narrador-onisciente: autor conta a história como observador que sabe tudo. Usa a 3ª pessoa.       b) narrador-personagem: autor conta, encarnando-se numa personagem, principal ou secundária. Usa a lª pessoa.


Carregar ppt "GÊNEROS LITERÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google