A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos de Medições Elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos de Medições Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos de Medições Elétrica

2 Amperímetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o àmpere. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal.

3 Voltímetro não-ideal Amperímetro Ideal

4

5

6 Voltímetro Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita.

7

8 Voltímetro não-ideal Voltímetro Ideal

9

10 Terrômetro O alicate terrômetro EM-5248 mede a resistência de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas por medição da resistência de um laço de terra aproveitando a presença de aterramentos vizinhos, sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares próprias e sem desconectar o aterramento sob teste. Este instrumento é especialmente indicado para medir a resistência própria de um determinado eletrodo que faz parte de um sistema de aterramento complexo. Também permite detectar rapidamente a existência de conexões inadequadas e contatos de má qualidade.

11 Ligando-se essas hastes a um terrômetro de quatro terminais, 2 externos para corrente e dois internos para potencial, como indicado na figura O terrômetro mede o potencial entre os pontosinternos e o divide pela corrente imposta pelo aparelho através dos terminais externos, fornecendo diretamente o valor da resistencia R. Segundo a teoria de Wenner, a resistividade do solo a profundidade d é dada por: r=2pRd  

12

13 Fasímetro Em um sistema elétrico trifásico, o fasímetro serve para determinar a seqüência das fases - abc (seqüência direta) ou acb (seq. inversa) Que mede a diferença de fase entre duas correntes alternadas de mesma freqüência.

14

15

16 Sequêncimetro - Funções: Verifica a seqüência de fases, indica a fase aberta e o sentido de rotação do motor.

17 Wattímetro O wattímetro é um instrumento desenvolvido para medição de potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. Um Wattímetro é considerado ideal quando medir a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais. O Wattímetro para medidas de RF opera nas freqüências entre 450 kHz e 2,7 GHz. A maioria dos wattímetros são projetados para trabalhar em uma linha de transmissão coaxial de 50Ω para realizar medições de potência direta e refletida de sinais CW e sinais modulados em AM, FM, SSB, TV e sinais modulados por PULSO. Nos modelos mais tradicionais, a leitura  é direta em Watts, graduada em escalas. A faixa de freqüência e potência é selecionada no wattímetro e se dá por meio da inserção de um detector no soquete da seção da linha de RF. A escala de leitura é determinada pelo elemento detector, onde consta várias informações como: a potência de fundo de escala, a faixa de freqüência e uma seta que indica o sentido da potência (direta ou refletida). Tipos de Wattímetros Existem basicamente dois tipos de wattímetros: o do tipo THRULINE® e o TERMALINE®, os quais são classificados de acordo com a posição em que ocupam na linha de transmissão.

18

19 Varímetro Varímetro é um instrumento utilizado para medir a potência elétrica reativa (Q) de um circuito. A unidade é o VAr (Volt-ampère reactivo). Em sistema de grande potência, geralmente se usa o MVAr (Mega Volt-ampère reactivo), tendo como medidor o megavarímetro

20

21 Multímetro O multitester ou multímetro é o aparelho usado para medir corrente elétrica (DCmA) ou (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica (Ω). A função do multitester pode ser escolhida através da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um tem sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores.

22 TENSÃO CONTÍNUA TENSÃO ALTERNADA RESISTÊNCIA CORRENTE CONTÍNUA  DIODO E TRANSISTOR

23

24 FIM

25 Alunos: Antunes Claudemir Júnior Jean Wellington


Carregar ppt "Instrumentos de Medições Elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google