A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem Sistêmica da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem Sistêmica da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Sistêmica da Administração

2 Teoria dos Sistemas em Administração
Origem da Teoria Geral dos sistemas. Origem. Conceitos e Características. Tipos de sistemas. Quanto à sua constituição: concretos ou abstratos. Quanto à sua natureza: fechados ou abertos. Parâmetros dos sistemas. Entrada ou insumo (input). Saída, produto ou resultado (output). Processamento ou processador (throughput). Retroação ou retroalimentação (feedback). Ambiente.

3 ORIGEM DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Origem nos trabalhos de Ludwig von Bertalanfy publicados em 1950 e 1968. Sua finalidade é a identificação das propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. Procura entender como os sistemas funcionam.

4 A revolução da abordagem sistêmica
Abordagem Clássica: Reducionismo. Pensamento analítico. Mecanicismo. Abordagem Sistêmica: Expansionismo. Pensamento sintético. Teleologia. Fonte: CHIAVENATO, 2005

5 CONCEITO DE SISTEMA Um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria. Para fornecer informação/ energia/ matéria. (CHIAVENATO, 1983) Um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. “Um complexo de elementos em interação de natureza ordenada e não fortuita.” “Um conjunto objetos ou entidades que se inter-relacionam mutuamente para formar um todo único.” (PARK, Kil H;DE BONIS, Daniel F.; ABUD, Marcelo R., 1997)

6 Sistemas abertos e fechados
Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. E, como diz Bertalanffy, a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contraste com os sistema fechados de física convencional, sem intercâmbio de matéria com o meio. Considerando a perspectiva de sistema aberto, podemos dizer que um sistema consiste em quatro elemento básicos:

7 Características obrigatórias dos sistemas sociais:
Funcionalismo  cada elemento de um subsistema tem um papel ou função a desempenhar num sistema mais amplo. Holismo  o sistema só pode ser explicado como uma globalidade e não é uma simples soma das partes. O holismo opõe-se ao elementarismo, que encara o total como a soma das partes individuais.

8 A organização como um sistema aberto
Sistemas Vivos Sistemas Organizados (Organismos) (Organizações) Nascem, herdam seus traços estruturais. Morrem, seu tempo de vida é limitado. Têm um ciclo de vida predeterminado. São concretos – o sistema é descrito em termos físicos e químicos. São completos. O parasitismo e a simbiose são excepcionais. A doença é definida como um distúrbio no processo vital. São organizados, adquirem sua estrutura em estágios. Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruídos. Não tem ciclo de vida definido. São abstratos – o sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos. São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis. O problema é definido como um desvio nas normas sociais. Fonte: CHIAVENATO, 2005

9 Exemplo de sistema Retroalimentação Entradas: Dados Energia Informação
Saídas: Energia Informação Matéria Retroalimentação Fonte: CHIAVENATO, 2005

10

11 Retomando as idéias debatidas ...
Idéias básicas: Os todos são formados de partes interdependentes. A natureza dos sistemas é definida pelo observador. Para enfrentar a complexidade é preciso ter a capacidade de enxergá-la. Quem utiliza o enfoque sistêmico aprende a “enxergar sistemas” e a sua complexidade. (MAXIMIANO, Antonio Cesar A., 2000) ELEMENTOS COMPONENTES DE UM SISTEMA: ENTRADA PROCESSAMENTO, caixa preta SAIDA OU PRODUTO FEEDBACK ou RETROAÇÃO AMBIENTE

12 Retomando as idéias debatidas ...
Características obrigatórias dos sistemas sociais: Funcionalismo  cada elemento de um subsistema tem um papel ou função a desempenhar num sistema mais amplo. Holismo  o sistema só pode ser explicado como uma globalidade e não é uma simples soma das partes. O holismo opõe-se ao elementarismo, que encara o total como a soma das partes individuais.


Carregar ppt "Abordagem Sistêmica da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google