A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola das Relações Humanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola das Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Escola das Relações Humanas

2 ÊNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS
INTERESSAM-SE PELO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA DE CONTROLE BASEADO NO RECONHECIMENTO DAS MOTIVAÇÕES DOS INDIVÍDUOS. A ORGANIZAÇÃO É DINÂMICA, O QUE DIFERE DA CONCEPÇÃO DOS ENGENHEIROS E ANATÔMICOS QUE VIAM A ORGANIZAÇÃO APENAS COMO ELEMENTO ESTÁTICO BASEADO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

3 A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS
1 – A ORGANIZAÇÃO CONSTITUI, FATALMENTE, O RESULTADO DE UMA SÉRIE DE TRANSIGÊNCIAS QUE LEVAM EM CONTA UM INFINITO NÚMERO DE POSSIBILIDADES EM TORNO DE UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA OU ÚNICA 2 – A ORGANIZAÇÃO É UMA FORÇA VIVA, MÓVEL E FLUIDA 3 – ORGANIZAÇÃO REPRESENTA PESSOAS QUE REAGEM E RESPONDEM A ESTÍMULOS QUE NÃO PODEM SER DEFINIDOS COM PRECISÃO

4 A organização Máquina – Na visão da Teoria Clássica (Taylorismo)
Força Viva, Móvel e Fluida– Na visão da Teoria das Relações Humanas

5 OS NOVOS CONCEITOS OU NOVA VISÃO SOBRE CONCEITOS EXISTENTES
CONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS – SEU CONHECIMENTO TORNARÁ POSSÍVEL SEU EXAME E AVALIAÇÃO, QUE PODE CONTRIBUIR PARA A SOLUÇÃO DO CONFLITO INTEGRAÇÃO – ENCONTROU-SE UMA SOLUÇÃO ATRAVÉS DA QUAL AMBAS AS PARTES OBTIVERAM UM LUGAR, SEM QUE NENHUMA TIVESSE DE SACRIFICAR COISA ALGUMA AUTORIDADE – SAI DO FOCO DOS CARGOS PARA O MODO COMO ELA É EXERCIDA – ELA CONSTITUI A POSSE DO CONTROLE. É O EXERCÍCIO DO PODER TENDO EM VISTA OBJETIVO ESPECÍFICO, ENTENDENDO-SE COMO PODER A CAPACIDADE DE FAZER COM QUE ACONTEÇAM COISAS, DE SER UM AGENTE CAUSAL, DE PROVOCAR MUDANÇAS, ÀS VEZES ATÉ NO COMPORTAMENTO HUMANO.

6 Apontamentos da Teoria das Relações Humanas
a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização formal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas;

7 Liderança A liderança é um processo contínuo de escolha que permite a empresa caminhar em direção à sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. (Alex Bavelas). A liderança pode se apresentar em decorrência das necessidades de uma situação específica e trata-se de uma relação entre um grupo e um indivíduo. Muitas vezes o líder surge como um meio para a consecução dos objetivos do grupo. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos (Tannenbaum).

8 Liderança Teorias sobre Estilos de Liderança
AUTOCRÁTICA DEMOCRÁTICA LIBERAL Diretrizes fixadas pelo líder, sem a participação do grupo. Diretrizes debatidas e decididas pelo grupo com a assistência e estímulo do líder.  O grupo tem toda a liberdade para decidir, o líder participa minimamente. O líder determina a tarefa a ser executada e qual o companheiro de trabalho de cada um. A divisão de tarefas fica à cargo do grupo e cada membro escolhe seus companheiros de trabalho. O líder não participa, tanto a divisão das tarefas quanto a escolha de companheiros fica a cargo do grupo. O líder é dominador e pessoal, tanto nos elogios quanto nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder é um membro normal do grupo, porém sem encarregar-se muito das tarefas. É objetivo e limita-se aos fatos em suas críticas e elogios. O líder não avalia nem regula o curso dos acontecimentos. Quando perguntado, faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros. Teorias sobre Estilos de Liderança As teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados, ou seja, pela conduta do líder. Em 1939 através de um estudo de White e Lippitt surgiu a principal teoria que explica a liderança por meio de comportamento, e que é a que se refere aos três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Estilos de Liderança

9 Liderança Situacional
As teorias situacionais procuram explicar a liderança num contexto amplo, isto é, elas partem do princípio de que não existe apenas um estilo ou características de liderança válido para toda e qualquer situação, mas sim que cada tipo de situação requer um tipo diferente de liderança, para que se atinja a eficácia dos subordinados.

10 ÊNFASE NO COMPORTAMENTO SOCIAL : A CONCEPÇÃO DOS SOCIÓLOGOS
A ÊNFASE DADA POR ESTA ESCOLA É NO COMPORTAMENTO DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. “ E. MAYO ESTABELECEU NOVAS BASES PARA OS MÉTODOS DE ESTUDO , PARA OS MEIOS DE SE OBTER, DE CADA TRABALHADOR, MELHOR COMPREENSÃO DE SUAS TAREFAS INDUSTRIAIS E PARA AS MANEIRAS DE LHES AUMENTAR A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR NO TRABALHO...TODOS ESSES DEPOIMENTOS ENVOLVERAM RECONHECIMENTO DO VALOR DE GRUPOS SOCIAIS E DE EQUIPES DE TRABALHO, A PAR DO TRABALHADOR CONSIDERADO INDIVIDUALMENTE” (DAUNHAM)

11 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES - SOCIÓLOGOS
RECONHECIMENTO DOS GRUPOS INFORMAIS NA ORGANIZAÇÃO. PARA BARNARD, AS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO FORMAL TÊM AS SEGUINTES FUNÇÕES: A – COMUNICAÇÃO B – MANUTENÇÃO DA COESÃO ATRAVÉS DA REGULAMENTAÇÃO DA VONTADE DE SERVIR E DA ESTABILIDADE DA AUTORIDADE OBJETIVA C – MANUTENÇÃO DOS SENTIMENTOS DE INTEGRIDADE PESSOAL, DO RESPEITO PRÓPRO DE LIVRE ESCOLHA.

12 CONCEITOS NOVOS OU REDISCUTIDOS
AUTORIDADE – A AUTORIDADE REPOUSA NA ACEITAÇÃO OU CONSENTIMENTO DOS INDIVÍDUOS. “ SE UMA ORDEM É ACEITA PELA PESSOA A QUEM É DADA, FICA CONFIRMADA OU ESTABELECIDA A AUTORIDADE DESSA ORDEM COM RELAÇÃO ÀQUELA PESSOA. A DESOBEDIÊNCIA A TAL ORDEM CONSTITUI A PRÓPRIA NEGAÇÃO DE SUA AUTORIDADE.” “NESTE CASO, QUEM DECIDE SE UMA ORDEM POSSUI AUTORIDADE É A PESSOA A QUEM É DIRIGIDA E NÃO AS PESSOAS INVESTIDAS DE AUTORIDADE OU AQUELAS QUE EMITEM AS ORDENS”( BARNARD) SIMON: A AUTORIDADE É MAIS UM FENÔMENO PSICOLÓGICO DO QUE UM FENÔMENO LEGAL.

13 TIPOS DE AUTORIDADE- RELACIONADAS COM A OBEDIÊNCIA ÀS ORDENS - SOCIÓLOGOS
AUTORIDADE POR CONFIANÇA – GRANDE CONFIANÇA, REPUTAÇÃO AUTORIDADE POR IDENTIFICAÇÃO – MESMO GRUPO, PROFISSÃO AUTORIDADE POR SANÇÃO – RECOMPENSAR E PUNIR – QUALQUER DIREÇÃO – CIMA PARA BAIXO ======= BAIXO PARA CIMA AUTORIDADE POR LEGITIMAÇÃO – AUTORIDADE FORMAL – SENTEM QUE DEVE FAZÊ-LO.

14 CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DOS SOCIÓLOGOS:
NEGAÇÃO DO CONFLITO ENTRE EMPRESA E TRABALHADORES – NESTA ABORDAGEM NÃO É TRATADA A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS DE INTERESSES EXISTENTES ENTRE EMPRESA E TRABALHADOR. ÊNFASE EXCESSIVA NOS GRUPOS INFORMAIS – A INTEGRAÇÃO GRUPAL COMO FATOR DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE ESPIONAGEM DISFARÇADA – O GRUPO ACABOU POR SER MAIS DE PERTO VIGIADO NA MEDIDA EM QUE AS OPINIÕES DAS PESSOAS PASSARAM A SER CONHECIDAS E COM ISSO, PRETENDEU-SE EFETUAR OS CONTROLES QUE PUDESSEM EVITAR QUE INSATISFAÇÕES GERASSEM QUEDA NA PRODUTIVIDADE ( GREVES, MOVIMENTOS OUTROS)

15 Críticas à Teoria  Houve uma inadequada visualização dos problemas das relações industriais. A visão ingênua e romântica do operário (trabalhador feliz, produtivo e integrado) foi desmentida por pesquisas posteriores em que encontraram trabalhadores infelizes e produtivas e vice-versa.  Limitação do Campo Experimental Apresentam uma tendência a favorecer a administração em detrimento dos trabalhadores. Investigam a indústria quase sem levar um conta o seu background social. Ignoram a teoria e adotam uma atitude que exalta o empirismo. Não demonstra que salários e tempo para descanso não exerçam um estímulo ao aumento da produção.  Ênfase exagerada nas grupos informais  A escola concentrou-se exageradamente nos grupos informais e relegou a organização formal a um plano secundário. Enfoque manipulativo Os pesquisadores favoreciam decisivamente a administração em detrimentos dos operários (pesquisa patrocinada pelo Western Eletric). Desenvolveram uma estratégia manipulativa na qual enganavam os operários, fazendo-os trabalhar mais e exigir menos.

16 Questões para debate O comportamento dos Diretores da Empresa foram adequados para a situação? Os grupos informais tiveram alguma influência nos casos? Como os diretores deveriam agir para evitar a situação de desgaste na relação operários X diretores?


Carregar ppt "Escola das Relações Humanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google