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ISO 26.000 Eng. Eduardo Campos de São Thiago
- Gerente de Relações Internacionais da ABNT - Co-Secretário , ISO Working Group on Social Responsibility
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Talvez você não tenha se dado conta, mas...
Você está cercado por normas
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Para que uma norma seja eficiente
Atender a uma necessidade real Apresentar uma solução aceitável Gerar benefícios e não entraves Ser continuamente atualizada
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NORMAS – ALAVANCA DO PROGRESSO
“Embora as normas internacionais sejam de aplicação voluntária, a experiência tem demonstrado que elas são poderosas alavancas de progresso. Sua força é sua utilidade e por causa disso, elas se tornam gradualmente aceitas como “benchmarks” de comportamento.” (Caroline Warne, Chair do COPOLCO)
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Quem é a ABNT? ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Entidade privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 1940 Fórum Nacional de Normalização único Representante (único) do Brasil junto aos fóruns regionais e internacionais de normalização voluntária O representante do Brasil na ISO é a ABNT, que é responsável pela emissão formal das posições brasileiras
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International Organization for Standardization
International Organization for Standardization Organização Internacional de Normalização
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Secretaria Central da ISO - Genebra, Suiça
O que é a ? Organização privada, sem fins de lucro, fundada em 1947 Federação Mundial => Seus membros são ONN de 160 países Um único membro por país 112 países em desenvolvimento ~3.000 organismos técnicos da ISO (TC, SC, WG) ~ normas em vigor > normas publicadas a cada ano > itens nos programas de trabalho Secretaria Central da ISO - Genebra, Suiça Atua em todos os campos, exceto nas áreas eletro-eletrônica (IEC) e telecomunicações (ITU)
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A Construção da Norma Internacional de Responsabilidade Social
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Por que ISO desenvolve uma norma RS?
Set 02 Conselho da ISO cria o SAG (Strategic Advisory Group) Jun 04 ISO decide pela normalização Jan 05 Iniciam os trabalhos do GT de RS da ISO: liderança ABNT/ SIS Responsabilidade Social Se ajusta com a a estratégia da ISO de desenvolver normas que sejam relevantes para o mercado global e que ajudem a criar um mundo sustentável -
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Terceira geração de normas ISO...
Visão integrada de sustentabilidade econômica, ambiental e social: atenção voltada para as partes interessadas e desenvolvimento sustentável Diretrizes de Responsabilidade social Sistemas de gestão ambiental Visão ambiental: atenção voltada à preservação dos sistemas naturais Vamos fazer uma leitura deste modelo inovador da ISO com base na abordagem de aprendizagem organizacional e na teoria dos stakeholders É importante destacar que a ISO decidiu que os trabalhos deveriam se desenvolver no âmbito de um WG ao invés de um Comitê Técnico – TC (Technical Committee), como seria a prática normal, por se tratar de iniciativa inovadora no campo da normalização, permitindo assim maior flexibilidade com relação às suas diretrizes e procedimentos, inclusive pela utilização de novos métodos de trabalho. Tal decisão sinalizava a preocupação com a diversidade de opiniões, na qual se busca uma maior e mais equilibrada participação de especialistas dos diferentes stakeholders. Sistemas de gestão da qualidade Visão econômica: atenção voltada ao processo e ao cliente: o cliente é o rei
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Sobre a Norma Internacional
Título: ISO Guidance on Social Responsibility Aplica-se a organizações de todos os tipos e tamanhos Não é para certificação de 3a parte (realizada por org. independente, para atestar e declarar conformidade com os requisitos técnicos especificados) Não é uma norma de sistema de gestão
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Visão Geral da Norma Internacional
Objetivo da ISO 26000 Estabelecer um entendimento comum sobre a prática da Responsabilidade Social, visando orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser observados por instituições, empresas e demais entidades que desejam ser socialmente responsáveis. Os planejadores devem dar sua contribuição em torno e não dentro do processo de formulação das estratégias: eles deveriam oferecer análises formais ou dados dos quais o pensamento estratégico precisa, para ampliar o número de questões a serem consideradas ao invés de tentar descobrir uma resposta; correta. Eles deveriam ser agentes catalisadores dando suporte ao processo de formulação das estratégias auxiliando e encorajando os gerentes a pensarem estrategicamente. Eles deveriam ser programadores de uma estratégia, especificando os passos necessários para que a visão seja realizada.
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Visão Geral da Norma Internacional
Definição de Responsabilidade Social (ISO 26000) Responsabilidade de uma organização pelo impacto de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de comportamento ético e transparente que: contribua para o desenvolvimento sustentável, incluindo saúde e bem estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas (stakeholders); esteja em conformidade com as leis e seja consistente com normas internacionais de comportamento; esteja integrado em toda a organização e praticado em seus relacionamentos . Os planejadores devem dar sua contribuição em torno e não dentro do processo de formulação das estratégias: eles deveriam oferecer análises formais ou dados dos quais o pensamento estratégico precisa, para ampliar o número de questões a serem consideradas ao invés de tentar descobrir uma resposta; correta. Eles deveriam ser agentes catalisadores dando suporte ao processo de formulação das estratégias auxiliando e encorajando os gerentes a pensarem estrategicamente. Eles deveriam ser programadores de uma estratégia, especificando os passos necessários para que a visão seja realizada.
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ISO : Um Processo único
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Construção de confiança – fundamental !
As pessoas decidem a favor - se têm confiança no processo e no produto Na votação final: 93,5% votos de aprovação (5 países votaram « não ») Suporte das organizações internacionais (D-Liaison)*: 68% a favor A ISO pode finalmente oferecer orientação a todas as organizações que desejam maximizar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. *Organizações D-liaison são organizações internacionais ou regionais, como por exemplo: AccountAbility, Consumers International, Global Reporting Initiative, OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), entre outros.
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Participação nos TGs – Processo Multi-Stakeholder
Comitês Espelho Nacionais: Discussões entre especialistas de diferentes stakeholders do mesmo país influenciam suas posições nos TGs TG 1 TG 2 TG 3 TG 4 TG 5 TG 6 País A exp. c exp. g exp. o exp. n exp. l exp. i País B País C País “n” D-Liaison A exp. D-Liaison n Grupos de “Stakeholders”: discussões entre especialistas de diferentes países e focos de interesse semelhantes recebem influência do seu grupo as trazem aos TGs Processo Multi-stakeholder => visões nacionais + visões de stkh + visão das D-Liaisons => consenso = ausência de oposição justificada unanimidade maioria Organizações Internacionais: 2 especialistas trabalham nos TGs Suas posições influenciam outros especialistas, independente dos paises.
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As pessoas decidem a favor - se têm confiança no processo e no produto
Construção de confiança – fundamental ! As pessoas decidem a favor - se têm confiança no processo e no produto Na votação final: 93,5% votos de aprovação 5 países votaram « não » Suporte das organizações internacionais (D-Liaison): 68% a favor A ISO pode finalmente oferecer orientação a todas as organizações que desejam maximizar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
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Relevância Crescente Em janeiro 2007 Em março 2007 Em março 2011
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Uma longa jornada... I Reunião Internacional
Salvador, Brasil ( de março de 2005) Mar 05 II Reunião Internacional Bangkok, Tailândia ( de setembro de 2005) Sept 05 III Reunião Internacional Lisboa, Portugal ( de maio de 2006) May 06 IV Reunião Internacional Sidney, Austrália (29 de janeiro - 2 de fevereiro de 2007) Jan 07 V Reunião Internacional Viena, Áustria (5 a 9 de novembro de 2007) Nov 07 VI Reunião Internacional Santiago, Chile (1 a 5 de setembro de 2008) Set 08 VII Reunião Internacional Quebec, Canadá(18 a 22de maio de 2009) Mai 09 VIII Reunião Internacional Copenhague, Dinamarca (17 a 21 de maio de 2010) May 10 Dez 10 Publicação da ISO 26000
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Uma longa jornada... 5 anos de trabalho para construção de consenso:
I Reunião Internacional Salvador, Brasil ( de março de 2005) Mar 05 II Reunião Internacional Bangkok, Tailândia ( de setembro de 2005) Sept 05 5 anos de trabalho para construção de consenso: - 8 reuniões plenárias comentários - 177 resoluções Considerado o maior e mais complexo comitê técnico da ISO até hoje Utilizou métodos inovadores para o preparo da norma (twinning, abordagem multi-stakeholder, financiamento para grupos sem recursos, estratégias de comunicação, ...) III Reunião Internacional Lisboa, Portugal ( de maio de 2006) May 06 IV Reunião Internacional Sidney, Austrália (29 de janeiro - 2 de fevereiro de 2007) Jan 07 V Reunião Internacional Viena, Áustria (5 a 9 de novembro de 2007) Nov 07 VI Reunião Internacional Santiago, Chile (1 a 5 de setembro de 2008) Set 08 VII Reunião Internacional Quebec, Canadá(18 a 22de maio de 2009) Mai 09 VIII Reunião Internacional Copenhague, Dinamarca (17 a 21 de maio de 2010) May 10 Dez 10 Publicação da ISO 26000
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Grupos de trabalhos – discussão
ISO Working Group on Social Responsibility (WG SR) 450 especialistas de 99 países e 42 organizações internacionais , representando: Consumidores Governo Indústria ONG Trabalhadores Serviços, suporte, pesquisa e outros 210 observadores 386 participantes na 8a Plenária (incluindo observadores)
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Dinâmica dos Trabalhos
170* reuniões em apenas 7 dias! 2 Reuniões do Comitê de Resoluções 44 Reuniões de grupos de stakeholders 3 Reuniões plenárias 21 Reuniões por grupos-tarefa (TGs) 100 Reuniões de delegações nacionais 2 Reuniões de países em desenvolvimento 4 Reuniões da IDTF 3 Reuniões do CAG 3 Reuniões do Comitê de Edição 8 Reuniões das forças- tarefa de tradução Integrated Drafting Task Force *Números aproximados
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Envolvimento de Stakeholder
ISO WG SR TG 1 TG 2 TG 3 TG 4 TG 5 TG 6 ONN Comitê Espelho Nacional Indústria Governo Consumidor Trabalho ONGs Outros
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As pessoas da ISO 26000 Evolução da participação desde o início
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As pessoas da ISO 26000 Distribuição de stakeholder – Evolução desde o início
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As pessoas da ISO 26000 Distribuição Regional por País
* Número de ONN participantes, excluidos países observadores
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O impacto da ISO 26000 no mundo - Capilaridade -
Países com Comitês Espelho: Milhares de pessoas envolvidas.
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“Um sistema de normalização não será melhor nem pior que a sociedade que o cria. Suas prioridades são metas sociais e seus valores são valores da sociedade” (W.T. Cavanaugh)
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Desafios pela frente após a publicação da ISO 26000
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ISO/TMB WG SR ISO 26000 O desafio de assegurar a relevância da ISO para as diferentes circunstancias das diferentes partes do mundo
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O impacto da ISO 26000 no mundo - Capilaridade -
Países com Comitês Espelho: Milhares de pessoas envolvidas.
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ISO 26000 Diretrizes sobre Responsabilidade Social
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Estrutura da ISO 26000 Introdução Escopo Termos e definições
Compreensão da responsabilidade social Princípios da Responsabilidade Social Reconhecimento da responsabilidade social e engajamento das partes interessadas Orientações sobre temas centrais da responsabilidade social Orientações sobre a integração da responsabilidade social em toda a organização Anexo A (Informativo) Exemplos de iniciativas e ferramentas voluntárias relacionadas à responsabilidade social Anexo B (informativo) Abreviaturas Bibliografia 36
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Visão esquemática da ISO 26000
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NORMALIZADORES: EMBAIXADORES DA PAZ !
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Governança Visão Geral da Norma Internacional ISO 26000 Temas centrais
Abordagem Holística e Integrada Desenvolvimento e participação da comunidade Direitos Humanos Governança Práticas trabalhistas Meio Ambiente ORGANIZAÇÃO Práticas Operacionais Justas Temas de Consumidores Organizacional Interdependência Fonte: DIS ISO 26000
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS FORO NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO
INIT CONTATOS Este modelo de atuação influencia diretamente na estrutura organizacional e no perfil dos profissionais, exigindo uma adaptação na organização atual ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS FORO NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO Eduardo Campos de São Thiago ABNT, Assoc.Brasileira de Normas Técnicas
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