A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Inclusão Digital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Inclusão Digital"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Inclusão Digital
Conselho Nacional de Saúde Programa de Inclusão Digital Alessandra Ximenes da Silva/Angelica Silva Conselho Nacional de Saúde Coordenação de Comunicação e Informação em Saúde SE/CNS

2 PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL
Estratégia do Plano de Trabalho de Comunicação e Informação do CNS para 2006/2007. O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde tem como objetivo garantir o acesso a computadores conectados à internet aos conselhos de saúde presentes no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde.

3 PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL
Equipamentos Conectividade Formação

4 OBJETIVOS Contribuir para que os conselheiros estaduais e municipais de saúde dos conselhos integrantes do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde tenham acesso a equipamentos de informática, a conectividade e sejam formados para o exercício do controle social.

5 ORIGEM O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde está embasado em propostas apresentadas nos Seminários Regionais e Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde, realizados em 2005/2006. Os relatórios finais dos Seminários Nacionais apontaram para a necessidade de:

6 ORIGEM 1 - Considerar a comunicação e informação como questão estratégica, destinando recursos para aquisição de equipamentos e capacitação dos profissionais; 2 - Criar uma rede de comunicação interligada em nível nacional entre os conselhos de saúde; 3 - Garantir a formação dos conselheiros de saúde em informática, controle social, comunicação e informação em saúde, possibilitando o acesso às informações do SUS;

7 ORIGEM 4 - Garantir o acesso da população aos equipamentos de informática; 5 - Garantir conectividade aos equipamentos de informática pertencentes aos conselhos de saúde; 6 - Fazer a opção pelo uso de software livre no processo de informatização do SUS.

8 PARCERIAS Parceria entre Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde- Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Fundação Oswaldo Cruz/ENSP e Banco do Brasil para inclusão digital dos conselhos de saúde.

9 CARACTERÍSTICAS Serão instalados computadores nos conselhos de saúde (estadual ou municipal). Juntamente com a entrega dos equipamentos, os conselheiros de saúde, membros das Secretarias Executivas e técnicos envolvidos no trabalho de comunicação participarão de um curso de formação sobre conhecimentos básicos de informática (realizado pelo Banco do Brasil) e outro sobre comunicação, informação em saúde e controle social (promovido pelo CNS, Ministério da Saúde- Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e Fiocruz/ENSP).

10 PROJETO PILOTO Num primeiro momento, o Programa de Inclusão Digital vai atender dez conselhos de saúde (dois por região do país). As experiências-piloto têm como objetivo principal ajustar a proposta à realidade de cada conselho e identificar a necessidade de ajustes no projeto inicial.

11 PROJETO PILOTO Para escolha dos conselhos foram observados os seguintes critérios: todos teriam que fazer parte do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde; metade deveria estar localizada em cidades com telecentros comunitários do Banco do Brasil; e a outra metade em localidades ainda sem telecentros.

12 INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE PROJETO-PILOTO
Região Sul Conselho Municipal de Adrianópolis (tem telecentro) Conselho Municipal de Gravataí (não tem telecentro) Região Sudeste Conselho Municipal de Montes Claros (tem telecentro) Conselho Municipal de Itapeva (não tem telecentro) Região Nordeste Conselho Municipal de Itabaiana (não tem telecentro) Conselho Estadual de Sergipe (tem telecentro) Região Centro-Oeste Conselho Municipal de Cáceres (não tem telecentro) Conselho Estadual de Goiás (tem telecentro) Região Norte Conselho Estadual de Roraima (não tem telecentro) Conselho Municipal de Colinas do Tocantins (tem telecentro)

13 ETAPAS Prazo: O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde será executado em etapas distintas, começando no segundo semestre de 2006 e com encerramento previsto para junho de 2009: Etapa 1 – consolidação de parcerias para distribuição de computadores, implantação de acesso à Internet e elaboração de conteúdo programático para a formação; Etapa 2 – implantação do projeto-piloto em sete municípios e três estados, dois em cada região brasileira;

14 ETAPAS Etapa 3 – avaliação do projeto-piloto e reestruturação para aplicação em larga escala; Etapa 4 – estabelecimento de aplicativos para trabalho em rede (ex: videoconferência, sítios da internet, s, chats, fóruns e outros); Etapa 5 – implantação do projeto em nível nacional; Etapa 6 – Implantação do observatório de problemas de saúde para o controle social; Etapa 7 – Desenvolvimento de indicadores e processos de monitoramento e avaliação.

15 Conselho Nacional de Saúde
Coordenação de Comunicação e Informação em Saúde SE/CNS Esplanada dos Ministérios Bloco “G” – Anexo – Ala “B” – 1º Andar Salas 103 a 128 CEP.: – 900 – Brasília – DF Fones:(61) / / / Site: Acesso ao Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde:


Carregar ppt "Programa de Inclusão Digital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google