A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade."— Transcrição da apresentação:

1 Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade um pouco diferente, você só vai precisar de um dominó e uma boa estratégia. Vamos lá?!

2 Nas atividades com dominós, que vamos realizar agora, devemos fazer com que as linhas e colunas (diagonais também nas atividades 2 e 3) tenham a mesma soma mágica, porém aqui a repetição de números é permitida nas linhas, colunas e diagonais.

3 Atividade - 1 Vamos começar com uma atividade bem simples, usando quatro peças monte um quadrado mágico(vazio no centro).

4 Veja este exemplo: 3+0+0=3 0+1+2=3 0+0+3=3 2+1+0=3

5 Existem outras soluções para essa atividade, agora é a sua vez de tentar, não esqueça de registrar em seu caderno as soluções encontradas, quanto mais melhor.

6 Atividade - 2 Agora vamos tentar usando oito peças, monte sua solução como no exemplo que veremos a seguir.

7 Veja um exemplo de solução:
=19 =19 =19 =19 =19 =19 =19 =19 =19 =19

8 Para esse vale uma dica, tente montar sua solução usando as somas mágicas 7, 11 ou 15.

9 Atividade - 3 Para finalizar uma bem difícil, usando dezoito peças, em três colunas de seis dominós.

10 Na solução abaixo verifique que a soma mágica é 18.

11 Tente uma solução com soma mágica igual a 13.
Referência BARBOSA,R.M. – Aprendendo com padrões mágicos; Coleção Caderno Ensino - Aprendizagem de Matemática n.1, SBEM – SP, 2000.


Carregar ppt "Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google