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Noções de Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Noções de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Sistemas de Informação
Concurso TCE/RS – Administração Professor Tiago Sutili

2 Conceito de Sistema Conjunto de elementos/componentes que mantém relações entre si com algum propósito, motivo ou objetivo.

3 Características de Sistemas
Abertos ou fechados (ao ambiente) Simples ou Complexos (qtde elementos) Adaptáveis ou não adaptáveis (responde a mudanças no ambiente) Estáveis ou dinâmicos (capaz de mudar rapidamente) Temporários ou permanentes (tempo de vida)

4 Sistemas de Informação - SI
Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação em uma organização Também chamado SIBC – Sistema de Informação Baseado em Computador

5 Componentes de um SI Pessoas Software Hardware Redes de Comunicação
Bancos de Dados Procedimentos/processos (organização)

6 Esquema (ciclo) de um SI
Feedback Saída de informação Entrada de dados Processamento Armazenamento de dados

7 Objetivos de um SI Excelência operacional
Auxílio ao processo de tomada de decisões Vantagem Competitiva Sobrevivência da organização

8 Objetivos de um SI Usuários finais do sistema, gestores do negócio e profissionais de TI devem trabalhar em parceria para construir um SI bem sucedido para a organização. Eficiência de um SI: informações produzidas x informações consumidas

9 TI x SI Tecnologia da Informação TI refere-se a qualquer ferramenta baseada em computador que as pessoas utilizam para trabalhar com informações e para suportar as necessidades de processamento de informações de uma organização TI é todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais

10 Prova: CESGRANRIO - 2010 – Petrobrás
Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido, tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. PORQUE Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. A esse respeito, conclui-se que a) as duas afirmações são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. b) ambas afirmações são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª c) a 1ª afirmação é verdadeira e a 2ª é falsa. d) a 1ª afirmação é falsa e a 2ª é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.

11 Assinale a alternativa que indique esses recursos.
Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas Os Sistemas de Informação fornecem feedback para a administração sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo Sistemas de Informação é definido como um conjunto organizado de recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização. Assinale a alternativa que indique esses recursos. a) Qualidade, confidencialidade, acessibilidade, usabilidade e design. b) Classes, processos, funções, integridade e desempenho c) Tempo, conteúdo, forma, organização e gerenciamento. d) Tecnologia, finanças, meio ambiente, projetos e modularidade e) Pessoas, hardware, software, dados e redes.

12 Prova: CESPE – MMA No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens. Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável. Certo Errado

13 Dados, Informações e Conhecimento
Dados – fatos, eventos ou atividades elementares que são gravados pelos sistemas mas que não possuem significado específico Informações – dados processados que adquirem algum significado para quem os recebe

14 Conhecimento Experiência, expertise, aprendizado acumulado. De difícil transferência pois é difícil ser estruturado. Exige reflexão, síntese e contexto. Conhecimento é capital intelectual; é ativo da empresa

15 Conhecimento Explícito – conhecimento técnico, codificado e documentado. Ex: manual de políticas de RH Tácito – subjetivo. Experiências, habilidades, know-how. Desestruturado, difícil de formalizar, documentar

16 Conclusões O valor da informação é diretamente proporcional à medida como ajuda os tomadores de decisão a atingir as metas da organização. Informação deve ser relativamente barata para produzir. Tomadores de decisão deve sempre pesar o valor da informação com o custo de produzi-la. Um dos objetivos primordiais de um SI é transformar e processar dados em informação e conhecimento, de maneira viável e econômica.

17 Prova: FGV - 2009-SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas
O conhecimento explícito inclui, entre outras, a seguinte característica: a) know-how profissional. b) relatórios de inteligência competitiva. c) intuição pessoal. d) know-how individual. e) criatividade.

18 Prova: CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Adm
Uma empresa de prestação de serviços educacionais vem preocupando-se crescentemente com a necessidade de redigir documentos, projetos e procedimentos. Essa organização está buscando ampliar seu conhecimento a) organizacional. b) individual. c) implícito. d) explícito. e) tácito.

19 Classificação dos SI Conforme segmentos do negócio:
Relacionamento com clientes – Sistema de Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM) Distribuição e Logística – Supply Chain Management (SCM) Administrativos e Financeiros – Sistemas Integrados de Gestão (ERP) Gestão de Produtos - Product Life-cycle Management – (PLM)

20 Classificação dos SI Do ponto de vista organizacional:
SSE – Sistemas de Suporte Executivo – nível estratégico SAD - Sistemas de Apoio à Decisão – nível tático e estratégico SIG – Sistemas de Informações Gerenciais – nível tático SPT - Sistemas de Processamento de Transações – nível operacional

21 SPT – Sistemas de Processamento de Transações
Conceito de transação: é o registro de um evento do negócio SPT informatizam e facilitam as atividades cotidianas. São um reflexo de todos os negócios que ocorrem na organização São a base de todos os demais SI de uma organização

22 SPT – Sistemas de Processamento de Transações
Características: Atendem o nível operacional, por isso também são conhecidos como sistemas operacionais, sistemas transacionais ou sistemas empresariais básicos Tempo de resposta é fator crítico Tolerantes a falhas Utilizam SGBD

23 SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Suportam o nível tático da organização com informações e relatórios sobre o desempenho cotidiano das atividades Sintetizam em relatórios dados e informações vindos dos SPT Suportam os gerentes em tomadas de decisão usuais

24 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de auxílio ao gestor no processo de tomada de decisão para problemas não usuais Bastante interativos Atendem níveis tático e estratégico da organização

25 SSE – Sistemas de Suporte Executivo
Atende ao nível estratégico Condensa informações vindas de todos os sistemas da organização e também fatores externos (economia, política, mercados...)

26 Bancos de Dados Conceito: coleção de dados inter-relacionados
Primeiros SI utilizavam vários arquivos comuns para armazenar seus dados Problemas de concorrência, segurança, redundância e integridade

27 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Sistemas que são responsáveis por gerenciar todo os aspectos relativos ao armazenamento e recuperação de dados São largamente utilizados. Atualmente SGBD é sinônimo de banco de dados

28 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Lógica de E/S SGDB Tabelas de fornecedores, produtos e clientes Arquivo de Fornecedores Arquivo de produtos Arquivo de clientes

29 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Todo o acesso aos dados passa obriga-toriamente pelo SGBD que garante: Integridade Segurança Não redundância Controle de concorrência

30 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Tipos SGBD: Em rede – dados são organizados em tipos/conjuntos Hierárquico – dados são organizados em níveis, árvores Relacionais – mais moderno e o mais utilizado; dados organizados em tabelas Ex: Oracle, SQL Server, Postgre

31 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Metadados (ou dicionário de dados) Dados sobre outros dados Tipo de dado especial Relevantes do ponto de vista de TI Exemplo: para buscar o nome de um funcionário acesse o campo NOMEFUNC do tipo TEXTO da tabela RH_FUNCIONARIO

32 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
SGBD fornece ótimo desempenho para sistemas transacionais Maioria dos SPT utilizam SGBD Consegue administrar grande concorrência aos dados e é altamente escalável (bom tempo de resposta) SGBD também são chamados bancos transacionais; bancos tradicionais

33 Data Warehouse Os DW surgiram para integrar, sumarizar e concentrar todas as bases de dados de uma organização na tentativa de se criar um repositório de dados mais apropriado para análises Desafogar os SGBD de atividades de análises

34 Data Warehouse Um DW é um repositório de dados históricos consolidados orientados por assunto que são organizados para serem acessíveis de uma forma fácil a atividades de processamento analítico (análises, pesquisas)

35 Data Warehouse É um banco de dados mas difere bastante dos bancos tradicionais (SGBD) haja vista que tem uma arquitetura e organização interna otimizada para a recuperação, pesquisa e análise dos seus dados Arquitetura multidimensional

36 Data Warehouse Exemplo de consultas multidimensionais:
Relatório de vendas por cliente (2d) Relatório de vendas por cliente por produto (3d) Relatório de vendas por cliente por produto por trimestre (4d)

37 Data mart DW são projetos caros e ambiciosos
Data mart é um passo intermediário Data mart é um pequeno DW de um determinado segmento da organização Como os DW, também são multidimensionais

38 OLTP x OLAP Transações = OLTP, processamento de transações on-line. Utilizado nos bancos de dados tradicionais transacionais ou SGBD e é extensivamente usado nos sistemas STP. Análises multidimensionais = OLAP, processamento analítico on-line. Utilizado nos bancos de dados multidimensionais ou Data Warehouses e nos sistemas SAD.

39 Resumo Bancos de Dados BD relacionais: suportam sistemas OLTP, principalmente os STP; suportam grande concorrência; otimizados para transações BD multidimensionais: suportam sistemas OLAP, principalmente os SAD; suportam grandes massas de dados; otimizados para análise


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