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Noções de Sistemas de Informação
Concurso TCE/RS – Administração Professor Tiago Sutili
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Conceito de Sistema Conjunto de elementos/componentes que mantém relações entre si com algum propósito, motivo ou objetivo.
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Características de Sistemas
Abertos ou fechados (ao ambiente) Simples ou Complexos (qtde elementos) Adaptáveis ou não adaptáveis (responde a mudanças no ambiente) Estáveis ou dinâmicos (capaz de mudar rapidamente) Temporários ou permanentes (tempo de vida)
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Sistemas de Informação - SI
Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação em uma organização Também chamado SIBC – Sistema de Informação Baseado em Computador
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Componentes de um SI Pessoas Software Hardware Redes de Comunicação
Bancos de Dados Procedimentos/processos (organização)
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Esquema (ciclo) de um SI
Feedback Saída de informação Entrada de dados Processamento Armazenamento de dados
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Objetivos de um SI Excelência operacional
Auxílio ao processo de tomada de decisões Vantagem Competitiva Sobrevivência da organização
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Objetivos de um SI Usuários finais do sistema, gestores do negócio e profissionais de TI devem trabalhar em parceria para construir um SI bem sucedido para a organização. Eficiência de um SI: informações produzidas x informações consumidas
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TI x SI Tecnologia da Informação TI refere-se a qualquer ferramenta baseada em computador que as pessoas utilizam para trabalhar com informações e para suportar as necessidades de processamento de informações de uma organização TI é todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais
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Prova: CESGRANRIO - 2010 – Petrobrás
Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido, tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. PORQUE Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. A esse respeito, conclui-se que a) as duas afirmações são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. b) ambas afirmações são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª c) a 1ª afirmação é verdadeira e a 2ª é falsa. d) a 1ª afirmação é falsa e a 2ª é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.
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Assinale a alternativa que indique esses recursos.
Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas Os Sistemas de Informação fornecem feedback para a administração sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo Sistemas de Informação é definido como um conjunto organizado de recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização. Assinale a alternativa que indique esses recursos. a) Qualidade, confidencialidade, acessibilidade, usabilidade e design. b) Classes, processos, funções, integridade e desempenho c) Tempo, conteúdo, forma, organização e gerenciamento. d) Tecnologia, finanças, meio ambiente, projetos e modularidade e) Pessoas, hardware, software, dados e redes.
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Prova: CESPE – MMA No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens. Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável. Certo Errado
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Dados, Informações e Conhecimento
Dados – fatos, eventos ou atividades elementares que são gravados pelos sistemas mas que não possuem significado específico Informações – dados processados que adquirem algum significado para quem os recebe
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Conhecimento Experiência, expertise, aprendizado acumulado. De difícil transferência pois é difícil ser estruturado. Exige reflexão, síntese e contexto. Conhecimento é capital intelectual; é ativo da empresa
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Conhecimento Explícito – conhecimento técnico, codificado e documentado. Ex: manual de políticas de RH Tácito – subjetivo. Experiências, habilidades, know-how. Desestruturado, difícil de formalizar, documentar
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Conclusões O valor da informação é diretamente proporcional à medida como ajuda os tomadores de decisão a atingir as metas da organização. Informação deve ser relativamente barata para produzir. Tomadores de decisão deve sempre pesar o valor da informação com o custo de produzi-la. Um dos objetivos primordiais de um SI é transformar e processar dados em informação e conhecimento, de maneira viável e econômica.
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Prova: FGV - 2009-SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas
O conhecimento explícito inclui, entre outras, a seguinte característica: a) know-how profissional. b) relatórios de inteligência competitiva. c) intuição pessoal. d) know-how individual. e) criatividade.
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Prova: CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Adm
Uma empresa de prestação de serviços educacionais vem preocupando-se crescentemente com a necessidade de redigir documentos, projetos e procedimentos. Essa organização está buscando ampliar seu conhecimento a) organizacional. b) individual. c) implícito. d) explícito. e) tácito.
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Classificação dos SI Conforme segmentos do negócio:
Relacionamento com clientes – Sistema de Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM) Distribuição e Logística – Supply Chain Management (SCM) Administrativos e Financeiros – Sistemas Integrados de Gestão (ERP) Gestão de Produtos - Product Life-cycle Management – (PLM)
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Classificação dos SI Do ponto de vista organizacional:
SSE – Sistemas de Suporte Executivo – nível estratégico SAD - Sistemas de Apoio à Decisão – nível tático e estratégico SIG – Sistemas de Informações Gerenciais – nível tático SPT - Sistemas de Processamento de Transações – nível operacional
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SPT – Sistemas de Processamento de Transações
Conceito de transação: é o registro de um evento do negócio SPT informatizam e facilitam as atividades cotidianas. São um reflexo de todos os negócios que ocorrem na organização São a base de todos os demais SI de uma organização
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SPT – Sistemas de Processamento de Transações
Características: Atendem o nível operacional, por isso também são conhecidos como sistemas operacionais, sistemas transacionais ou sistemas empresariais básicos Tempo de resposta é fator crítico Tolerantes a falhas Utilizam SGBD
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SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Suportam o nível tático da organização com informações e relatórios sobre o desempenho cotidiano das atividades Sintetizam em relatórios dados e informações vindos dos SPT Suportam os gerentes em tomadas de decisão usuais
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SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de auxílio ao gestor no processo de tomada de decisão para problemas não usuais Bastante interativos Atendem níveis tático e estratégico da organização
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SSE – Sistemas de Suporte Executivo
Atende ao nível estratégico Condensa informações vindas de todos os sistemas da organização e também fatores externos (economia, política, mercados...)
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Bancos de Dados Conceito: coleção de dados inter-relacionados
Primeiros SI utilizavam vários arquivos comuns para armazenar seus dados Problemas de concorrência, segurança, redundância e integridade
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Sistemas que são responsáveis por gerenciar todo os aspectos relativos ao armazenamento e recuperação de dados São largamente utilizados. Atualmente SGBD é sinônimo de banco de dados
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Lógica de E/S SGDB Tabelas de fornecedores, produtos e clientes Arquivo de Fornecedores Arquivo de produtos Arquivo de clientes
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Todo o acesso aos dados passa obriga-toriamente pelo SGBD que garante: Integridade Segurança Não redundância Controle de concorrência
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Tipos SGBD: Em rede – dados são organizados em tipos/conjuntos Hierárquico – dados são organizados em níveis, árvores Relacionais – mais moderno e o mais utilizado; dados organizados em tabelas Ex: Oracle, SQL Server, Postgre
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
Metadados (ou dicionário de dados) Dados sobre outros dados Tipo de dado especial Relevantes do ponto de vista de TI Exemplo: para buscar o nome de um funcionário acesse o campo NOMEFUNC do tipo TEXTO da tabela RH_FUNCIONARIO
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Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados - SGBD
SGBD fornece ótimo desempenho para sistemas transacionais Maioria dos SPT utilizam SGBD Consegue administrar grande concorrência aos dados e é altamente escalável (bom tempo de resposta) SGBD também são chamados bancos transacionais; bancos tradicionais
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Data Warehouse Os DW surgiram para integrar, sumarizar e concentrar todas as bases de dados de uma organização na tentativa de se criar um repositório de dados mais apropriado para análises Desafogar os SGBD de atividades de análises
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Data Warehouse Um DW é um repositório de dados históricos consolidados orientados por assunto que são organizados para serem acessíveis de uma forma fácil a atividades de processamento analítico (análises, pesquisas)
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Data Warehouse É um banco de dados mas difere bastante dos bancos tradicionais (SGBD) haja vista que tem uma arquitetura e organização interna otimizada para a recuperação, pesquisa e análise dos seus dados Arquitetura multidimensional
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Data Warehouse Exemplo de consultas multidimensionais:
Relatório de vendas por cliente (2d) Relatório de vendas por cliente por produto (3d) Relatório de vendas por cliente por produto por trimestre (4d)
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Data mart DW são projetos caros e ambiciosos
Data mart é um passo intermediário Data mart é um pequeno DW de um determinado segmento da organização Como os DW, também são multidimensionais
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OLTP x OLAP Transações = OLTP, processamento de transações on-line. Utilizado nos bancos de dados tradicionais transacionais ou SGBD e é extensivamente usado nos sistemas STP. Análises multidimensionais = OLAP, processamento analítico on-line. Utilizado nos bancos de dados multidimensionais ou Data Warehouses e nos sistemas SAD.
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Resumo Bancos de Dados BD relacionais: suportam sistemas OLTP, principalmente os STP; suportam grande concorrência; otimizados para transações BD multidimensionais: suportam sistemas OLAP, principalmente os SAD; suportam grandes massas de dados; otimizados para análise
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