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E-Commerce Aula passada Introdução ao E-Commerce 1. Conceitos Básicos

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Apresentação em tema: "E-Commerce Aula passada Introdução ao E-Commerce 1. Conceitos Básicos"— Transcrição da apresentação:

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2 E-Commerce Aula passada Introdução ao E-Commerce 1. Conceitos Básicos
2. Modelos de Comércio Eletrônico 3. Pagamentos através da internet

3 O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?
Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Sistemas para e-Commerce Web marketing Profissional de E-commerce

4 Escolher corretamente o ramo
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Adotar critérios de avaliação como: 1. Alinhar perfil pessoal com o ramo de negócios escolhido 2. Vender o que se gosta (vender o que se compra) 3. Avaliar as oportunidades que sejam viáveis do ponto de vista comercial 4. Identificar o seu consumidor 5. Conhecer o mercado e o seu tamanho 6. Saber como é a concorrência

5 Renda Familiar - Quantidade de Transações ( R$ / mês )
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Perfil do consumidor Renda Familiar - Quantidade de Transações ( R$ / mês ) Fonte eBit

6 Faixa Etária - Quantidade de Transações
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Perfil do consumidor Faixa Etária - Quantidade de Transações Fonte eBit

7 Escolaridade - Quantidade de Transações
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Perfil do consumidor Escolaridade - Quantidade de Transações Fonte eBit

8 Produtos mais vendidos no varejo online
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Perfil do consumidor Produtos mais vendidos no varejo online        Produtos mais Vendidos % em 2007 Livros, Revistas, Jornais 17% Saúde e Beleza 12% Informática 11% Eletrônicos 9% Eletrodomésticos 6% Fonte eBit

9 O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?
Conhecer o mercado Evolução varejo online   ANO FATURAMENTO  Variação 2010 (previsão) R$ 13,60 bilhões 30% 2009 R$ 10,60 bilhões 33% 2008 R$ 8.20 bilhões 2007 R$ 6.30 bilhões 43%  2006 R$  4,40 bilhões 76% Fonte eBit

10 O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?
Conhecer o mercado

11 Escolher corretamente o ramo
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Sistemas para e-Commerce Web marketing Profissional de E-commerce

12 Fazer um bom planejamento
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Fazer um bom planejamento Segundo o Sebrae, no Brasil, das pequenas e médias empresas, 56% encerram suas atividades até o terceiro ano de vida e 70% fecham as portas depois de cinco anos de existência.

13 Fazer um bom planejamento
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Fazer um bom planejamento É recomendável que se faça uma previsão de como serão os negócios nos próximos cinco anos, do ponto de vista de: Se os envolvidos no ambiente de marketing serão auxiliados ou prejudicados pela informação eletrônica Em que ponto da cadeia de valor os lucros serão obtidos com o comércio eletrônico.

14 Fazer um bom planejamento
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Fazer um bom planejamento Para que a empresa não faça parte das estatísticas do Sebrae, recomenda-se: a criação de um plano de negócios (business plan) com base na análise das principais variáveis, Procurar responder a questões como: Quem é meu comprador? É possível produzir e vender a um custo viável? O negócio será lucrativo? Sob que ponto?

15 Fazer um bom planejamento
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Fazer um bom planejamento Estrutura típica de um plano de negócios Questões estruturais Módulo O QUE vai ser feito? POR QUEM vai ser feito? 1. EMPREENDIMENTO O QUE vai ser oferecido ao mercado? 2. O PRODUTO A QUEM vai ser oferecido e QUEM vai competir conosco? 3. O MERCADO COMO o cliente vai ser atendido? 4. MARKETING QUANTO gastaremos e QUANTO teremos de retorno? 5. FINANÇAS QUANDO realizaremos as atividades e atingiremos as metas? 6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E METAS

16 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Sistemas para e-Commerce Web marketing Profissional de E-commerce

17 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Sistemas para e-Commerce A loja ideal é a que consegue transformar visitantes em compradores Para isso deve ter: Boa arquitetura Bom layout (Usabilidade) Conteúdo adequado e alinhado Ferramentas de TI pertinentes Banco de dados que suporte as informações necessárias Atualização constante

18 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Sistemas para e-Commerce Perfil adequado Informações detalhadas do produto Lojas (sites) que auxiliam o consumidor a tomar decisões Ter atributos de segurança que transmitam confiança ao comprador Ajudar o visitante a romper a inércia (consumidor indeciso) Facilidade para chegar ao produto Facilidade de pagamento Montar perfil do comprador

19 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Sistemas para e-Commerce

20 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Sistemas para e-Commerce Loja Virtual Quanto Custa?

21 Sistemas para e-Commerce
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Sistemas para e-Commerce $ Além de todas as ferramentas de desenvolvimento e dos sistemas para entrada e saída de produtos, alteração de preços, cadastro de clientes, pedidos etc. , no gerenciamento de todas as etapas, a loja virtual deve se voltar a todo tempo em: Promoção e divulgação Venda e entrega Pós-venda A partir de R$ 3,5 mil pode-se desenvolver um site de e-commerce. Manutenção a partir de R$ 150

22 Escolher corretamente o ramo
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Sistemas para e-Commerce Web marketing Profissional de E-commerce

23 Estratégias de Web Marketing Trabalho de gerenciamento
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Web marketing O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas: Estratégias de  Web Marketing Custo Retorno a Longo Prazo Trabalho de gerenciamento Sites de Busca Baixo Alto Médio marketing Programas de afiliados Alto  Banners Links patrocinados Redes sociais MARKETING DE PERMISSÃO (viral)

24 Web marketing O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?
1/3 das visitas em às lojas virtuais tem origem em sites como Google, Yahoo, MSN, entre outros. Nos Estados Unidos, 50% dos consumidores online pesquisaram seus produtos antes de efetivar a compra. Inserção nos sites de busca O destaca-se pela sua agilidade como canal de comunicação junto ao usuário. A leitura de s está entre as atividades mais realizadas pelos internautas, saindo muito na frente da leitura de notícias e das diversões na internet. marketing / Newsletter Crescimento do pay-per click: pagamento por cliques realizados. Anúncios na Web Programa de parceria, por meio do pagamento de comissão sobre o valor da venda para quem indicou o site. Embora já seja comum nos Estados Unidos, no Brasil ainda é inexpressivo. Programas de afiliados Fonte: DoubleClick

25 Profissional de E-Commecer
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Sistemas para e-Commerce Web marketing Profissional de E-Commecer

26 Características que transformam um empreendedor em vencedor
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Profissional de E-commerce Características que transformam um empreendedor em vencedor Iniciativa O empreendedor não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, iniciá-las. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução. Auto-confiança O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil para ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.

27 Características que transformam um empreendedor em vencedor
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Profissional de E-commerce Características que transformam um empreendedor em vencedor Aceitação do risco O empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco. A verdade é que o empreendedor sabe que não existe sucesso sem alguma dose de risco, por esse motivo ele o aceita em alguma medida. Sem temor do fracasso e da rejeição O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr o risco de não acertar, ficando, então, paralisadas. O empreendedor acredita. 

28 Características que transformam um empreendedor em vencedor
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Profissional de E-commerce Características que transformam um empreendedor em vencedor Decisão e responsabilidade O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. O empreendedor toma decisões e aceita as responsabilidades que acarretam. Energia É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.

29 Características que transformam um empreendedor em vencedor
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Profissional de E-commerce Características que transformam um empreendedor em vencedor Auto-motivação e entusiasmo O empreendedor é capaz de uma auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acredita. Não necessita de prêmios externos, como compensação financeira. Como conseqüência de  sua motivação, o empreendedor possui um grande entusiasmo pelas suas idéias e projetos. Controle O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.

30 Características que transformam um empreendedor em vencedor
O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Profissional de E-commerce Características que transformam um empreendedor em vencedor Voltado para equipe O empreendedor em geral não é somente um fazedor, no sentido obreiro da palavra.   Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros. Otimismo O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento. Persistência O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

31 O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?

32 Mini Teste O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce?
O que é comércio eletrônico cite algumas vantagens e desvantagens O que é web marketing cites alguns Cite algumas características de um empreendedor de e-commerce


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