A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composição e Projeto Gráfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composição e Projeto Gráfico"— Transcrição da apresentação:

1 Composição e Projeto Gráfico
Prof. André Sales

2 Coragem

3 Conceito: A coragem que falamos não é o oposto do desespero.
Também não é teimosia A palavra coragem tem a mesma raiz que a palavra francesa “coeur”, que significa: “coração”. A coragem torna possível todas as virtudes psicológicas. Ela é necessária para que possamos ser e vir a ser. A decisão exige coragem.

4 Coragem Física Coragem Moral
Embora tenha gerado o heroísmo dos nossos ancestrais, hoje esse ela se transformou em brutalidade. Coragem Moral Tem origem na identificação da sensibilidade do individuo com o sofrimento do próximo. Podemos chamar a isso de “coragem perceptiva”, pois depende da capacidade de perceber, de ver o sofrimento alheio.

5 Coragem Social É o ato de se relacionar com os outros seres humanos, a capacidade de arriscar o próprio eu, na esperança de atingir uma intimidade significativa. Nos permite criar condições de relacionamentos e descobertas de que sozinhos não alcançaríamos nossos objetivos. O relacionamento humano quando praticado por meio da coragem tende a suportar dificuldades e romper barreiras.

6 É preciso coragem para criar.

7 A ação de criar pode produzir uma comunicação diferenciada, identificada como...
CRIATIVA

8 O declínio da criatividade não é devido à idade, mas aos bloqueios mentais criados ao longo de nossa vida. Aprendemos a ser não-criativos. A família, a escola e as empresas têm tido sucesso em inibir o pensamento criativo. Esta é a má notícia. A boa notícia é que as pesquisas e a prática mostram que este processo pode ser revertido; podemos recuperar boa parte de nossas habilidades criativas. Melhor ainda, nós podemos impedir este processo de robotização.

9 Cheguem até a borda, ele disse.
Para desenvolver nossa criatividade precisamos abandonar nossa zona de conforto e nos libertar dos bloqueios que impedem o pleno uso de nossa capacidade mental. Cheguem até a borda, ele disse. Eles responderam: Temos medo. Cheguem até a borda, ele repetiu. Eles chegaram. Ele os empurrou… e eles voaram. Poema de Guillaume Apollinaire

10 Seis copos estão alinhados, sendo que os três primeiros estão cheios e os outros três estão vazios.
O desafio: arrumar os copos de modo que os copos cheios e vazios se alternem. Contudo, você deve fazer isto movimentando apenas um único copo.

11 O Último Samurai Sofrimento, tristeza ou dramaticidade (purificação)
Através da Cerejeira e suas folhas Quali Signo: Tigre, Sin Signo: Cruz, Legi Signo: Bandeira do Japão

12 NP2

13 Criar uma comunicação de duplo sentido tendo como base uma camiseta
A Folha de resposta deverá conter os seguintes itens: Descrição do objetivo, mensagem e idéia da “Camiseta”; Justificativa dos elementos, técnicas e cores utilizadas; Visualização da “Camiseta” (desenho, ilustração ou foto).

14 PIM

15 Etapas: Identificação dos possíveis assuntos dentro da referência histórica; Definição e compreensão dos limites do assunto escolhido; Percepção sobre o que é significativo abordar; Definição da frase conceito; Busca por formas de representação da frase conceito; Identificação da melhor representação; Produção do livro objeto; Produção da documentação.

16 Documentação: A documentação deverá conter: Capa (Instituto, Curso, Disciplina, Título e Data); Dados do aluno (Nome, Ra e Curso) Carômetro (foto criativa com nome dos alunos) Texto sobre o Movimento, Obra ou Artista estudado; Visão geral sobre o assunto identificado (Ex.: Violência); Texto sobre os objetivos dentro do assunto escolhido (Ex.: Falar sobre a violência ensinada no ceio familiar); Apresentação da frase conceito; Fotos do livro objeto (quatro por página) Defesa do livro. O que ele nos mostra?; Justificativa de todos os elementos presentes no livro objeto.

17 Processo Criativo

18 “A criação significa 10% de inspiração e 90% de transpiração”
Washington Olivetto

19 Processo Criativo Preparação Incubação Iluminação Verificação

20 Preparação: É a fase onde tomamos conhecimento do problema
(Qual é o problema?) Identificar o problema Coletar o máximo de informações sobre o problema, até a exaustão. (Dados, opiniões, significados)

21 Incubação: Momento em que o subconsciente analise as informações coletadas. Relacionando todos os dados, informações, imagens e significados adquiridos em nossa vida Independe do consciente, mas pode ser estimulado por ele. Ex: Brainstorming

22 Iluminação: É a resposta para a solução do problema. Do inconsciente para o consciente Heuréka, Insight, Idéia. Não tem hora, nem lugar (esteja preparado: registro). Julgar, neste momento, inibi o surgimento de idéias.

23 Verificação: É a validação das idéias frente ao problema (Julgamento). Processo de lapidar (desenvolver) a idéia. Submeter a solução a opinião profissional e pública.

24 Solução Criativa: Ter idéias é descobrir relações novas entre coisas conhecidas. Muitas vezes a solução por ser tão óbvia que não a identificamos. Para ter idéias é preciso ampliar a percepção sobre o que está a nossa volta.

25

26

27

28 Dicas para desenvolver a criatividade
Faça anotações Idéias são como sonhos, se não forem devidamente armazenadas, serão esquecidas e perdidas em poucos minutos. Por isso, anote qualquer idéia, mesmo aquelas que não façam o menor sentido, que ainda não estejam prontas ou que não despertaram o interesse de ninguém... Anote! Às vezes elas podem não fazer sentido hoje, mas “amadurecendo-as” elas ganham vida. “Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui!’ ”

29 Dicas para desenvolver a criatividade
Aprenda a ouvir e observar Pessoas, lugares e acontecimentos podem nos enviar mensagens, respostas e idéias a todo instante. Muitas vezes precisamos codificar essas mensagens através de nossa experiência, percepção e intuição. Utilize todas as armas e sentidos na busca da melhor resposta para o que procura. "Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente". Albert Szent-Gyorgyi

30

31 Prof. André Sales


Carregar ppt "Composição e Projeto Gráfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google