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Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT.

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Apresentação em tema: "Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT."— Transcrição da apresentação:

1 Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT International Scientific Conference Amazon in PerspectiveIntegrated Science for a Sustainable Future November 17—20, 2008

2 Questões Investigação sobre o processo de capacitação produtiva e geração de conhecimento sobre o uso sustentável da biodiversidade em uma comunidade na região Amazônica. Resultados: indícios importantes sobre as relações entre o desempenho produtivo da comunidade e o processo de geração de conhecimento subjacente

3 Introdução Investigação sobre o processo de capacitação produtiva e geração de conhecimento sobre o uso sustentável da biodiversidade em uma comunidade na região Amazônica. O estudo de caso faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo que pretende aprofundar o entendimento sobre as formas de aprendizado e de geração de conhecimento relativo ao uso sustentado da biodiversidade, tais como redes de colaboração, níveis de compartilhamento de informações e experiências, bem como processos de hibridização dos saberes tradicionais com novos conhecimentos.

4 Questões Identificadas 3 áreas em que o processo de capacitação resultou em inovações: técnicas de cultivo organização do negócio comercialização da produção. Questão: mudanças introduzidas nas atividades produtivas a partir da geração de conhecimento propiciada por mecanismos formais e informais de aprendizado. Resultados: indícios importantes sobre as relações entre o desempenho produtivo da comunidade e o processo de geração de conhecimento subjacente

5 Objetivos Identificar as práticas coletivas de intercâmbio de informações, bem como os processos internos de capacitação e aprendizado. investigar as mudanças introduzidas nas atividades produtivas enfocando processos subjacentes de geração de conhecimento, inclusive o papel das redes, bem como dos mecanismos formais e informais de aprendizado predominantes no território

6 Pressupostos A criação de conhecimento é um processo individual o aprendizado, que potencialmente gera conhecimentos e competência, pode ser um processo social, decorrente das interações e vinculações estabelecidas entre diferentes indivíduos Nesse contexto o aprendizado é um processo cumulativo por meio do qual os atores adquirem e ampliam seus conhecimentos, visando aperfeiçoar suas técnicas, seus procedimentos e atualizar suas capacitações e habilidades, sendo dessa forma, um fator determinante da propensão a inovar de um território produtivo

7 Método Relacionar formas de aprendizado ao contexto histórico e cultural da comunidade O estudo de caso envolveu uma visitação ao local e entrevistas com atores locais. As entrevistas do estudo foram semi-estruturadas, com perguntas abertas e fechadas sobre a temática em questão. Foram realizadas visitas técnicas em propriedades rurais e consultados especialistas que acompanharam a implantação do projeto de agricultura consorciada e consultores de planos de negócio que atuaram na região. Além disso, foram considerados documentos e relatórios técnicos fornecidos pelos dirigentes da associação local e pelo FUNBIO, uma organização não governamental que um projeto da comunidade.

8 Resultados Grau de coesão x propensão a inovar Foram identificadas três áreas em que os processos de capacitação resultaram em inovações: nas técnicas de cultivo, na organização do negócio e na comercialização da produção. Em cada um dessas áreas as formas de aprendizado coletivas predominam Necessidade capacitação para a comercialização da produção (outra trajetória de aprendizado) Redes de informação informais com agentes exteriores ao território

9 Discussão Forma de aprendizado predominante: esforços de mobilização e capacitação dos atores nas diferentes etapas produtivas fortaleceram os vínculos entre eles e deles com atores externos, num processo que está intimamente associado à noção de rede Fortes vínculos estabelecidos entre eles fazem com que tanto a lógica como a dinâmica inovativa sejam mais bem analisados e compreendidos do ponto de vista coletivo do que individual. Difusão de conhecimento tácito

10 Conclusão Há uma história de comprometimento mútuo entre os produtores e uma forte coesão na comunidade que pode ter ativado um processo de aprendizado coletivo e interativo no território, possibilitando a convergência da forma de “interpretação” das informações. Esse aprendizado permitiu que a comunidade: se conscientizasse da necessidade de buscar soluções para sair do estado de miséria em que se encontrava, criando a APA; buscasse apoios de ONGs e de programas governamentais, formando uma rede de contatos; adotasse uma inovação crucial como os SAFs; instituísse o sistema de treinamento para os SAFs; implantasse o grupo de mulheres; criasse um esquema de comercialização da produção Necessidade de se percorrer uma nova trajetória relacionada à comercialização da produção, que requer o domínio de conhecimentos do mercado de consumo e procedimentos de exportação que são mais especializados e requerem uma 4formação que os produtores locais ainda não tem.

11 Contatos Liz-Rejane Issberner lirismail@gmail.com


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