A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS"— Transcrição da apresentação:

1 GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS
MECÂNICA GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS

2 Grandezas físicas e medidas
Sistemas de Unidades Mecânicas Relacionamos a seguir os principais sistemas de unidades mecânicas e suas unidades fundamentais:

3 Grandezas esacalares e vetoriais
GRANDEZASESCALARES São aquelas que ficam perfeitamente caracterizadas apenas com um número (que exprime a sua medida), acompanhado da unidade de medida. Ex: cumprimento, massa, etc. GRANDEZAS VETORIAIS São aquelas que só ficam perfeitamente caracterizadas através do modulo (número com unidade de medida), da direção e do sentido (orientação).. Ex: deslocamento, velocidade, etc.

4 OPERAÇÕES COM VETORES Representação Gráfica de um Vetor
Um vetor é representado através de um segmento de reta orientado. A: origem B: extremidade Características Principais de um Vetor: - Módulo representado pelo comprimento do segmento, através de uma escala pré-estabelecida. - Direção  é representada pela reta que contém o segmento. - Sentido  é representado pela orientação do segmento. Ex: Representar o vetor V horizontal, da esquerda para a direita e de modulo 4 unidades.

5 OPERAÇÕES COM VETORES Adição Vetorial
Adição vetorial é a determinação do vetor soma, ou vetor resultante de dois ou mais vetores. Pode ser efetuada graficamente ou analiticamente. MÉTODO GRÁFICO: Sejam os vetores abaixo representados: Dispomos os vetores, de tal forma que a origem coincida com a extremidade do anterior, não importando a ordem, e denominamos vetor resultante ao vetor que tem a origem coincidente com a origem do primeiro e a extremidade coincidente com a extremidade do último vetor disposto.

6 OPERAÇÕES COM VETORES Adição Vetorial

7 OPERAÇÕES COM VETORES Exercícios
2 - Analisando a figura abaixo indique as afirmativas corretas:

8 OPERAÇÕES COM VETORES Exercícios
3 - Analisando a figura abaixo indique as afirmativas corretas:

9 Adição Vetorial Dois vetores de mesma direção e sentido:
Realizamos a soma direta. R = a + b Dois vetores de mesma direção e sentido opostos: Realizamos a subtração direta. R = a - b

10 Adição Vetorial a R b Dois vetores de direção e sentidos diferentes:
Utilizamos a regra do paralelogramo. a R b

11 Multiplicação de um vetor por um número real
Módulo: n. Direção: A mesma do vetor original. Sentido: A mesma do vetor original se n>0. Oposta ao vetor original se n<0.

12 Divisão de um vetor por um número real
Módulo: /n Direção: A mesma do vetor original. Sentido: A mesma do vetor original se n>0. Oposta ao vetor original se n<0.

13 Decomposição Vetorial
y a X


Carregar ppt "GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google