A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS EMOÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS EMOÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 AS EMOÇÕES

2 EMOÇÕES Estados internos que se caracterizam por cognições, sensações, reacções fisiológicas e comportamento expressivo específico (consoante o estado emocional)

3 EMOÇÕES

4 As Emoções são expressas:
De forma verbal De forma não verbal Depende do contexto social e da aprendizagem

5 FUNÇÕES DAS EMOÇÕES Preparar o indivíduo para agir;
Moldar comportamentos futuros; Ajudar a regular a interacção social.

6 COMPONENTES DAS EMOÇÕES
FISIOLÓGICAS SUBJECTIVAS: COGNIÇÕES E SENSAÇÕES COMPORTAMENTAIS

7 COMPONENTES DAS EMOÇÕES
COMPONENTE FISIOLÓGICA: variação do tipo e da intensidade das respostas fisiológicas. COMPONENTE SUBJECTIVA: interpretação das situações; cognições podem alterar a intensidade e a duração das emoções Dimensões subjacentes: Harold Schlosberg (1954)

8 COMPONENTE COMPORTAMENTAL
As emoções são normalmente acompanhadas de expressões faciais, gestos e acções; Algumas expressões e gestos parecem ter origem genética (eg. Sorrir) As expressões e gestos são influenciados quer pelos padrões sociais quer pela aprendizagem.

9 EMOÇÕES Comportamento, pensamento e sensação inter-relacionam-se durante uma emoção, embora não exista consenso sobre em que sequência elas surgem; Normalmente a mesma situação provoca mais do que uma emoção; A emoção está muito ligada à motivação já que esta pressupõe uma necessidade que conduz a um comportamento e a necessidade e o comportamento estão relacionados com estados emocionais

10 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
As emoções surgem logo após o nascimento; As primeiras reacções emocionais são necessárias à sobrevivência do bebé; Desenvolvimento da empatia nos recém-nascidos– compreensão dos sentimentos dos outros; Aos três meses os bebés respondem a expressões faciais.

11 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Para W.Bridges: Nascimento: não há reacções específicas; somente reacções musculares genéricas e incontroladas; Até 3 meses: tristeza e satisfação passam a diferenciar-se; Até 6 meses: cólera, aversão e medo; Até 12 meses: exaltação e afeição pelos adultos; Até 18 meses: ciúme e afeição por crianças; Até 24 meses: alegria.

12 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
À medida que o indivíduo vai crescendo, aprende progressivamente a controlar e a expressar as emoções de modo mais adequado.

13 EXPRESSÃO EMOCIONAL Expressar emoções tem algo de aprendido e algo de não aprendido; As crianças evidenciam maiores dificuldades em expressar as suas emoções: primeiro utiliza sinais e depois passa a servir-se de palavras e gestos; A expressão das emoções é influenciada pela experiência e educação;


Carregar ppt "AS EMOÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google