A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA"— Transcrição da apresentação:

1 A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA
SENSAÇÃO Estimulação dos órgãos dos sentidos (e.g. brisa suave) que fornecem os inputs do meio ambiente ESTÍMULO: Forma de energia que estimula os órgãos dos sentidos que varia segundo o tipo e intensidade. Limiar Absoluto: O que é? Intensidade mínima de um estímulo necessária para que o mesmo possa ser perceptível. Integração, organização, análise e interpretação dos dados sensoriais recebidos (implica: orgãos dos sentidos e cérebro). É muito importante para compreendermos o comportamento, para conhecer a forma como se interpreta e reage aos estímulos do meio ambiente

2 ☺ ▼ ► Teoria da Detecção de Sinais E o Limiar Diferencial, o que é?
Explica o papel que os factores psicológicos desempenham na apreciação de um estímulo estar ou não estar presente (e.g. ver e ouvir apenas aquilo que se quer). Considerar que 1 estímulo está presente quando de facto não está, ou O contrário: considerar que um estímulo não está presente quando de facto está. E o Limiar Diferencial, o que é? É a diferença mínima perceptível entre dois estímulos e depende da intensidade inicial.

3 Adaptação: Tipologia Adaptação Sensorial Adaptação Perceptiva ▼ ▼
O ser humano tem a capacidade de adaptar a sua percepção. Ajustamento da capacidade sensorial após uma exposição prolongada a um estímulo. Quando a estimulação é prolongada tornamo-nos menos sensíveis porque as células receptoras reagem melhor à variação na estimulação.

4 A Adaptação e a Distorção Visual
Com o passar do tempo os indivíduos podem adaptar-se a muitos tipos de distorção visual extrema (vão-se habituando ao novo aspecto das coisas e usam a informação de modo automático). Como é que se processa a Adaptação? A Adaptação vai-se fazendo à medida que as pessoas vão retendo as novas experiências – de forma a servirem como termo de comparação.

5 ADAPTAÇÃO SENSORIAL

6 PERCEPÇÃO A percepção varia de espécie para espécie e dentro de cada espécie consoante as expectativas, experiências, motivações e emoções (background individual) dos diferentes indivíduos. Os sentidos humanos não captam muitos aspectos do ambiente (ex. sons, etc.) e às vezes são percebidos estímulos não presentes (ex. cansaço, alucinação por uso de drogas, etc.). CONCLUSÃO: A percepção NÃO É um espelho da realidade.

7 OUTROS PROCESSOS COGNITIVOS INTERLIGADOS COM A PERCEPÇÃO
está interligada com outros processos cognitivos. ponto de encontro entre Cognição e Realidade ATENÇÃO CONSCIÊNCIA MEMÒRIA PENSAMENTO E LINGUAGEM

8 A Atenção 1. Logo no início do processo o indivíduo decide quais os estímulos do exterior aos quais irá prestar atenção. 2. Varia de intensidade (ex. menos intensa prejudica a percepção da realidade) e tem limites (ex. variedade de tarefas no local de trabalho, etc.). 3. A direcção da atenção varia consoante as necessidades, interesses e valores dos indivíduos. É selectiva. A selectividade da atenção é o que nos permite sobreviver. Caso contrário prestaríamos atenção a tudo ao mesmo tempo e perderíamos muitos sinais. (ex. som de travagem brusca de um automóvel) 4. Tende-se a ser mais atento face a acontecimentos novos, inesperados, intensos ou em mutação.

9 CONSCIÊNCIA O estado da consciência influencia a percepção.
(ex. se estamos alegres a paisagem parece mais bonita). (ex. a ingestão de substâncias aditivas altera os estados de consciência e também a percepção do indivíduo)

10 MEMÓRIA [ex. na percepção, para fazer a interpretação da realidade o indivíduo recorre a comparações (sons, imagens, etc.) com experiências anteriores].

11 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

12 COGNIÇÃO E LINGUAGEM 1. Depois de um indivíduo decidir a que dados vai dar atenção, comparando com situações anteriores (utilização da memória), procede-se à interpretação e avaliação. 2.Usualmente existe apenas uma interpretação aceitável dos dados sensoriais – de onde rápida e automaticamente se CONSTRÓI uma HIPÓTESE PERCEPTIVA (ex. Aluno entra molhado na sala). 3. Às vezes é difícil construir a hipótese perceptiva (ex. vulto na estrada) e procede-se ao teste de várias hipóteses.

13 Do sistema nervoso (cérebro)
BASES FISIOLÓGICAS DA PERCEPÇÃO A percepção depende de dois tipos de sistemas Do sistema nervoso (cérebro) Dos sistemas sensoriais (ou de captação de informação) Faz o processamento dos dados sensoriais. Detecta a informação (DETECÇÃO); Faz a tradução (receptores), converte dados em impulsos nervosos (“TRANSDUÇÃO” ou CONVERSÃO); Processa a informação e envia a sua maioria para o cérebro (PROCESSAMENTO E TRANSMISSÂO da informação).

14 Quais são os sistemas sensoriais?
● Visão ● Audição ● Paladar ● Olfacto ● 5 sistemas dérmicos/pele (o que antes se apelidava de tacto), separados: contacto físico, pressão profunda, calor, frio e dor. . Sentido Cinestésico . Sentido Vestibular

15 SENTIDO CINESTÉSICO: i) Sistema que depende dos receptores dos músculos, tendões e articulações. ii) Através deste sistema conhece-se a posição relativa das diferentes partes do corpo durante o movimento. SENTIDO VESTIBULAR: i) Sentido da orientação ou equilíbrio. ii) Através deste sistema conhece-se o movimento e orientação da cabeça e corpo em relação ao solo. iii) Os órgãos vestibulares localizados no crânio regista as mudanças de velocidade e direcção do movimento.

16 Tende-se a agrupar os 11 sentidos em 5 grupos de sentidos perceptivos:
Sentido Visual Vista Sentido Auditivo Audição Sentido Somato-Sensorial Contacto físico, pressão profunda, calor, frio, dor. Sentido Químico Paladar e olfacto Sentido Proprioceptivo Sentidos cinestésico e vestibular


Carregar ppt "A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google