A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Tipos de cabos Cabos Coaxiais e CI Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos

2 Meios de Transmissão. A informação, em sua forma analógica ou digital, com modulação ou codificação pode ser transmitida em meios guiados ou sem fio. Sem fio Rádio Microondas Satélites Meios Guiados Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Óptica 1 fita – 200Gbytes 1 Caixa de Laranjas – 1000 fitas 1000 fitas – 200Terabytes ou terabits BH / RIO na caminhonete do vovô = 5h, 18000s Taxa de tx = 1600 tera / = 88,88 Gbits/s “Nunca subestime a largura de banda de uma caminhonete cheia de fitas voando na estrada” PVO MNS EBT, a “caminhonete do vovô”.

3 Meios Guiados / Cabeamento
Os meios guiados diferem-se entre si com relação ao modo de propagação dos sinais, banda passante, atenuação, imunidade ao ruído, custo, disponibilidade e confiabilidade Ex: Fibra ( Propagação, Banda Passante, disponibilidade-sílica) Coaxial (Imunidade ao ruído ) Par trançado ( Maior confiabilidade em relação ao coaxial) São o elo mais fraco de uma rede São o elo mais fraco de uma rede Um conector mau feito pode criar ruídos elétricos, mau contato e problemas intermitentes que podem até provocar a interrupção de toda rede. Seja pelos problemas de ruídos, interferência, ou por um simples conector mau feito, os problemas com o cabeamento, especialmente os intermitentes são muita vezes de difícil detecção e provocam o prolongamento das falhas.

4 Meios Guiados / Cabeamento
Os meios de tx também diferem-se entre si pela sua suceptibilidade a fenômenos como: Distorção de Amplitude Distorção de fase (atraso) Diafonia (Crosstalk) Ruído Impulsivo As componentes resistivas, são as principais causas de atenuação do sinal no meio de transmissão. As componentes capacitivas, provocam o delay, ou atraso de propagação no sinal, ocasionando a distorção de fase O efeito de diafonia ou crostalk é provocado pela natureza indutiva dos meios Distorção de Amplitude – A potência do sinal diminui com a distância (atenuação) - Em meios guiados, a atenuação varia exponencialmente com a distância (medida em escala logarítmica; unidade: dB / km) - São necessários amplificadores para regenerar o sinal - A atenuação depende das características do meio Distorção de fase (atraso de fase) – Causa: variação da velocidade de propagação com a frequência – Característica de meios guiados (cabos, fibras) Diafonia (Crosstalk) – Acoplamento indesejado entre canais Ruído Impulsivo – Impulsos irregulares (bursts), com grande amplitude e pequena duração gerados principalmente por interferência electromagnética.

5 Cabeamento Sob a ação de elementos externos, o sinal presente no cabeamento pode se degradar sob o efeito de interferências externas. Os tipos mais comuns de ruído são aqueles causados por: EMI( interferência eletromagnética) e RFI (Interferência de Rádio Frequência) Fontes de EMI Descargas atmosféricas, Circuitos e cabos elétricos Lâmpadas fluorescentes. Relés, comutadores O EMI é qualquer tipo de tipo de sinal conduzido ou irradiado que possa interferir no funcionamento de uma rede. As principais fontes de EMI são as descargas atmosféricas, circuitos e cabos elétricos e lâmpadas fluorescentes. A interferência de RFI é causada normalmente por distúrbios na energia elétrica que produzem sinais com frequência que interferem nos circuitos elétricos. Suas principais fontes são os motores elétricos e a fonte de alimentação de alguns equipamentos. Além disso, podemos citar como fonte de EMI ou RFI os relés, os comutadores elétricos,etc. A susceptibilidade eletromagnética é a medida da capacidade dos equipamentos de uma determinada rede de suportarem os efeitos da EMI

6 Cabeamento Fontes de EFI Contramedidas:
motores elétricos fonte de alimentação de alguns equipamentos Contramedidas: Blindagem dos cabos Aterramento elétrico Medida de susceptibilidade eletromagnética

7 Cabo Coaxial Foi a mídia utilizada inicialmente nas redes locais

8 Cabo Coaxial Vantagens sobre o par trançado:
Oferece maior imunidade ao ruído e fuga eletromagnética Permite também a transmissão a distâncias relativamente longas sem distorção e sem necessidade de regenerar o sinal - Permite o uso de redes multi-canal (broadband). - Mais barato que o par traçado blindado.

9 Cabo Coaxial Desvantagens
Por não ser flexível o suficiente, quebra e apresenta mau contato com facilidade. Mais rígido, pode dificultar a manipulação através de canaletas Mau contato ou rompimento do cabo pode paralisar toda a rede (topologia tipicamente de barramento) O fato desse tipo de cabo ser normalmente usado em uma topologia de rede chamada topologia linear, onde o segmento inteiro da rede deixa de funcionar caso o cabo se parta ou apresente mau contato, em conjunto com o fato dele ser mais caro que o par trançado, faz com que esse tipo de cabo esteja cada vez mais em desuso. Entretanto, ainda hoje existem aplicações para esse tipo de cabo. Ele é uma solução barata para trechos de rede que estejam sob forte interferência eletromagnética (ambiente industrial, por exemplo), já que o par trançado sem blindagem, como o nome sugere, não possui qualquer proteção contra interferências externas. No entanto, a fibra óptica está cada vez mais preenchendo essa lacuna deixada pelo par trançado, já que está com um custo cada vez mais acessível. Outro ponto que faz com que o cabo coaxial seja considerado obsoleto é a sua taxa de transferência máxima: 10 Mbps. Entretanto, por seu baixo custo, em redes pequenas, em casa ou em um pequeno escritório, esse tipo de cabo ainda é usado, já que em redes pequenas essa taxa de transferência não chega a ser um incômodo.

10 Cabo Coaxial Fino Também conhecido como cabo coaxial em Banda Base ou Thin Ethernet ou 10base2. Mais maleável e menos susceptível a reflexões do sinal Maior imunidade a ruídos eletromag. de baixa freq. O cabo coaxial fino, possui um limite de comprimento de 185 metros. Se você usar um cabo coaxial fino mais longo do que isso, a rede não funcionará, já que o sinal será atenuado e o receptor não conseguirá compreender corretamente o sinal recebido (ele está fraco demais). O problema de atenuação é resolvido com o uso de um dispositivo chamado repetidor. O repetidor é, na verdade, um amplificador de sinal. Atualmente, todos os dispositivos de rede mais avançados, como hubs, switches e roteadores, possuem um repetidor embutido.

11 Cabo Coaxial Fino Uma rede usando cabo coaxial fino com topologia linear. A distância mínima entre duas máquinas em uma rede usando cabo coaxial fino é de 0,5 m. A grande dificuldade de trabalharmos com cabo coaxial é a sua espessura e a sua pouca flexibilidade. Isso faz também com que problemas de mau contato e cabo partido ocorram com facilidade. Como na maioria das vezes o cabo coaxial é instalado em topologia linear, se o cabo for interrompido o segmento inteiro deixa de funcionar.

12 Conexão tipo T Utiliza a especificação RG-58 A/U  Cada segmento da rede pode ter, no máximo, 185 metros  Cada segmento pode ter, no máximo, 30 nós  Distância mínima de 0,5 m entre cada nó da rede  Utilizado com conector BNC

13 Conexão tipo T

14 Cabo Coaxial Fino Como vimos, o cabo coaxial fino possui um limite de 185 metros de comprimento. É possível aumentar o comprimento da rede através de um dispositivo chamado repetidor . A rede mostrada na figura possui dois segmentos, rede 1 e rede 2. Cada segmento é tratado como uma rede independente, apesar de logicamente pertencerem à mesma rede local. Com isso, o comprimento do cabo refere-se ao comprimento de cada segmento e não ao comprimento total da rede. O mesmo se aplica para o número máximo de máquinas instaladas. O cabo coaxial fino possui um limite de 30 máquinas instaladas por segmento. Com o uso do repetidor, é possível, portanto, aumentar esse limite. A rede da ilustração anterior pode ter até 60 máquinas, 30 na rede 1 e 30 na rede 2.

15 Terminações em cabos coaxiais
Conector Barril O cabo coaxial não pode ser soldado. Uma solução que pode ser usada é o uso de um conector BNC de emenda, também chamado de barril. Essa solução é bastante interessante, caso você deseje aumentar a extensão de um cabo coaxial. Entretanto, só use esse conector como um último recurso, pois o seu uso faz cair o desempenho do cabo. Isto é, um cabo sem emendas possui um desempenho superior ao de um cabo com emendas. Conector F Conector T SMA

16 Cabo Coaxial Grosso Também conhecido como cabo coaxial de banda larga, Thick Ethernet, ou 10Base5 Blindagem dupla, ao contrário do cabo coaxial fino, que possui apenas uma blindagem. É por esse motivo que esse tipo de cabo é grosso. Menos flexivel.Difícil passagem por conduítes. Utilizado antigamente para backbones de redes. Atualmente quase em desuso nas redes Ethernet. Maior aplicação em ambientes industriais, de controle de processo que necessitam de maior proteção a ruídos.

17 Cabo Coaxial Grosso A transmissão ocorre normalmente utilizando um cabo para tx e outro para rx ou em um único cabo utilizando-se frequências diferentes para tx e rx. Utilizado no padrão 10Base5 – Ethernet Grosso Em redes usando o cabo coaxial grosso, a ligação de cada micro ao cabo é feita através de um conector chamado vampiro. Esse conector faz dois pequenos furos no cabo (daí o seu nome), estabelecendo contato com o núcleo e com a malha do cabo Problema: A conexão do vampiro pode ser feita com a rede ativa sem interromper o seu funcionamento ou cortar o cabo. Esta situação, ocasiona um grave problema de segurança, já que pode-se instalar um ponto de escuta no cabo e criar um novo ponto de rede de forma totalmente transparente. Opera a 10 Mbps, banda base, segmentos de até 500 metros

18 Cabo Coaxial Grosso O conector vampiro é ligado a um transceptor (transceiver), que por sua vez é ligado à placa de rede do micro através de um cabo que pode ter até 15 metros. A distância entre cada transceptor instalado no cabo coaxial grosso deve ser de, no mínimo, 2,5 m. Por esse motivo, o cabo coaxial grosso possui uma marcação a cada 2,5m para orientar o técnico. O revestimento externo do cabo coaxial grosso em geral é colorido (amarelo ou laranja), com uma faixa preta a cada 2,5 m. Isso serve para facilitar a identificação do cabo na rede. Imagine um cabo passando por baixo de um piso elevado e você precisando instalar um transceptor nele. Se o cabo da rede fosse preto, você poderia sem querer pegar e furar um cabo de força qualquer que estivesse passando pelo mesmo ambiente, podendo acarretar um grande problema ( curto-circuito, queima de equipamento e até mesmo um incêndio). MAU (Media Acess UNIT) 2,5 metros

19 Cabo Coaxial Grosso Conector fêmea de 15 pinos
Este cabo, faz a conexão entre o transciver e a porta AUI (Attachement Unit Interface ou DIXA (Digital Intel Xerox). Conector fêmea de 15 pinos O conector usado no transceptor é um conector de 15 pinos. Para conectar esse dispositivo à placa de rede, você precisará usar uma placa de rede que possua uma porta AUI (Attachement Unit Interface), também chamada DIXA (Digital Intel Xerox, nome das empresas que criaram essa porta). Essa porta é um conector de 15 pinos fêmea e nem todas as placas de rede possuem essa porta O circuito transceptor no conector vampiro, faz a conexão com os micros. São 5 pares trançados e blindados individualmente Dois pares para TX e RX Dois pares paraSinais de controle Um par para alimentação do circuito transceptor pelo próprio computador O transceptor possui um circuito para detecção de portadora e colisão. Quando ocorre uma colisão este injeta um sinal especial no cabo para garantir que os outros transceptores também percebam o que ocorreu

20 Padrão 10broad36 Variante banda larga do 10base5
Vantagem: Alcance maior e transmissão de múltiplos sinais em diferentes freqüências Desvantagens: Equipamentos possuem maior custo, devido a etapa de RF.

21 Cabo Coaxial Fino x Grosso
RG59 – Antena de TV RG6 - CATV

22 Cabeamento Estruturado Cabo Coaxial
Utilizamos cabos coaxiais para : Sistemas circuito interno de tv (coaxial fino) Rádios / Antenas (coaxial fino e grosso) Equipamentos hospitalares (coaxial fino e grosso) Estações de tv Sistemas de telefonia digital (Pabx interface E1)

23 Cabo Coaxial Vantagens sobre o par trançado:
Oferece maior imunidade ao ruído e fuga eletromagnética Permite também a transmissão a distâncias relativamente longas sem distorção e sem necessidade de regenerar o sinal - Permite o uso de redes multi-canal (broadband). - Mais barato que o par trançado blindado.

24 Cabo Coaxial Desvantagens
Por não ser flexível o suficiente, quebra e apresenta mau contato com facilidade. Mais rígido, pode dificultar a manipulação através de canaletas Mau contato ou rompimento do cabo pode paralisar toda a rede (topologia tipicamente de barramento) O fato desse tipo de cabo ser normalmente usado em uma topologia de rede chamada topologia linear, onde o segmento inteiro da rede deixa de funcionar caso o cabo se parta ou apresente mau contato, em conjunto com o fato dele ser mais caro que o par trançado, faz com que esse tipo de cabo esteja cada vez mais em desuso. Entretanto, ainda hoje existem aplicações para esse tipo de cabo. Ele é uma solução barata para trechos de rede que estejam sob forte interferência eletromagnética (ambiente industrial, por exemplo), já que o par trançado sem blindagem, como o nome sugere, não possui qualquer proteção contra interferências externas. No entanto, a fibra óptica está cada vez mais preenchendo essa lacuna deixada pelo par trançado, já que está com um custo cada vez mais acessível. Outro ponto que faz com que o cabo coaxial seja considerado obsoleto é a sua taxa de transferência máxima: 10 Mbps. Entretanto, por seu baixo custo, em redes pequenas, em casa ou em um pequeno escritório, esse tipo de cabo ainda é usado, já que em redes pequenas essa taxa de transferência não chega a ser um incômodo.


Carregar ppt "Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google