A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antepassados… Trabalho realizado por: Pedro Ribeiro, Nº21 7ºA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antepassados… Trabalho realizado por: Pedro Ribeiro, Nº21 7ºA"— Transcrição da apresentação:

1 Antepassados… Trabalho realizado por: Pedro Ribeiro, Nº21 7ºA
Helena Costa, Nº10 7ºA Sofia Vale, Nº25 7ºA Sara Branco, Nº 24 7ºA Tiago Gouveia, Nº26 7ºA Nuno Neiva, Nº19 7ºA

2 Paleolítico Paleolítico Inferior - Homo Habilis
- Homo Erectus Paleolítico Médio - Homo Sapiens Paleolítico Superior - Homo Sapiens Sapiens

3 A nossa lenta evolução A nossa evolução ao longo da história foi lenta, conquistando pouco a pouco a bipedia e a verticalidade, consequentemente a libertação das mãos, e o desenvolvimento da caixa craniana.

4 Homo habilis O Homo habilis cujo o nome significa " homem habilidoso ",surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, confeccionava e utilizava ferramentas, começando talvez por uma simples pedra. De cérebro grande ( pouco menos da metade do nosso ) e mãos habilidosas, o Homo habilis levava uma vida nómada nas savanas do leste da África, alimentando-se de carne, obtida talvez caçando e retirando carne de animais mortos, além de frutos e outros vegetais. Muitos estudiosos o consideram apenas um Australopithecus moderno sendo ainda a mesma espécie, a qual acredita-se que deu origem ao Homo erectus.

5 1.1 Os primeiros instrumentos
Surgido há cerca de 2 milhões de anos, o homo habilis terá sido o primeiro a utilizar utensílios por eles fabricados, estes obtinham-se com a técnica de lascagem da pedra, estes instrumentos ajudavam os homens dessa altura em diversas tarefas, como caçar, pescar, preparar peles... O primeiro instrumento utilizado pelo homem foram os seixos quebrados, utilizado e fabricado pelo homo habilis, este instrumento deu origem a um instrumento mais eficaz, o biface. Estes instrumentos eram utilizados para aproveitar os recursos naturais e defender-se dos inimigos. Embora estes instrumentos fossem feitos de pedra havia mais materiais para os fabricar, como a madeira, o osso, o marfim e o chifre de animais.

6 2. Homo erectus O Homo erectus cujo o nome significa " homem erecto ",surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás, descobriram-se fósseis do Homo erectus desde a África ( local onde se acredita que apareceu o primeiro homem ) até a Indonésia na Oceânia, Ásia e Europa. Com a altura de um homem moderno e um cérebro do tamanho da metade do nosso o Homo erectus era bem inteligente e dominava o uso de uma das mais importantes ferramentas que o homem já teve o fogo e com tudo isso já era possível manter uma estrutura social complexa e viver agrupados em comunidades. O uso do fogo distinguiu o Homo erectus de todas as espécies que haviam surgido antes, ossos carbonizados de animais foram encontrados em sítios arqueológicos em muitos lugares. Essa espécie foi tão bem sucedida que só foi extinta provavelmente pelo Homo sapiens ou o humano actual mais ou menos 50 mil anos atrás. Os Homo erectus que migraram para a Europa passaram por adaptações ao frio e acredita-se deram origem ao Homo neanderthalensis, os Homo erectus que se mantiveram na África tiveram que enfrentar muitas Eras Glaciais ( grandes esfriamentos que causavam grandes períodos de seca ou de chuvas na África ) e tiveram que se adaptar a elas, acredita-se que assim se deu a origem do Homo sapiens.

7 2.1 A descoberta do fogo O fogo possibilitou ao homem...
Provavelmente, um dia, durante uma tempestade, um raio terá rasgado os céus e pegando fogo ao mato das savanas. Desta forma teria ocorrido o primeiro contacto como fogo , este elemento veio a tornar-se decisivo para o progresso do homem. O fogo possibilitou ao homem... - aquecer e iluminar os caminhos e as grutas onde habitava; - cozinhar os alimentos; - maior convivência entre eles. - proteger-se mais eficazmente dos animais;

8 3. Homo sapiens O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam. Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, se tornando o " animal " dominante do planeta. A " Invasão Humana " tem inicio há 100 mil anos atrás, com uma grande erupção de um vulcão que afectou todo o planeta, somente cerca 10 mil Homo sapiens sobrevivem e junto com isso tem -se inicio a uma nova era glacial, na qual torna difícil a vida na África e há cerca de 70 mil anos atrás o Homo sapiens chegou no Oriente Médio, há 50 mil anos atrás na Ásia e tem-se inicio o processo de extinção do Homo erectus, há 40 mil anos atrás o Homo sapiens chega na Europa e lá fica conhecido como Homem de Cro-Magnon, há 35 mil anos atrás entra em contacto com o Homem de Neandertal, tem-se inicio uma série de conflitos os quais quase sempre o Homo sapiens vence, há 28 mil anos atrás a população de Homens Neandertais diminui drasticamente e há 27 mil anos atrás os Homens Neandertais são extintos. Há 20 mil anos atrás tem-se inicio uma nova Era Glacial e forma-se uma ponte de terra entre a Rússia e o Alasca e há 15 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Norte, entra em contacto com novas espécies e o mesmo ocorre com elas ( entram em processo de extinção ), há 13 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Sul e ocorre a extinção de diversas espécies animais americanas e entre elas está o Mamute, o Tigre-dentes-de-sabre, o Mastodonte,etc.

9 3.1 O culto dos mortos Nesta altura o homem começou a acreditar na vida para além da morte, por isso começou a cavar sepulturas no subsolo enterrando aí os seus mortos juntando ao falecido bens pessoais que lhe pertenciam, incluindo comida.

10 4. Homo sapiens sapiens O Homo sapiens sapiens, com características físicas semelhantes ao do homem actual, espalhou-se por todo o mundo, incluindo, a América e a Oceania, até aí despovoadas. Graças a uma técnica mais aperfeiçoada da lascagem da pedra, este homem foi produzindo instrumentos mais variados e eficazes como a lança, a azagaia, o propulsor e, mais tarde o arco e flecha, que permitiram atingir os animais a grandes distâncias. Este homem aprendeu também a técnica de encabação de instrumentos em que eles encababam os instrumentos, este homem começou também a praticar a pesca.

11 5. A Arte e os Ritos no Paleolítico
Ritos mágicos Os ritos mágicos constituíam uma série de práticas cujo objectivo era o de controlar a natureza, favorecendo a ocorrência dos desejos dos primitivos. Para isso, praticavam diversos tipos de rituais. È o caso das danças, dos sacrifícios de animais e do culto dos mortos, entre outros. Nestas actividades o homem utilizava adereços e cobria-se de tintas (ocres) ou máscaras. B) Arte Rupestre A Arte Móvel inclui os adornos de tipo pessoal bem como todos

12 Arte móvel os elementos gravados, pintados ou esculpidos, cujo tamanho reduzido e portabilidade facilitem a movimentação e transporte. Contudo, esta "categoria" artística inclui um universo vasto de elementos decorados realizados em osso, dentes, presas de animais, entre outros, bem como objectos utilitários com decoração fabricados em materiais duros, tais como elementos em pedra retocados e pontas restantes de osso, ou pequenas placas pétreas. Ocasionalmente os gravados assumem a forma de padrões abstractos de linhas e pontos ou sequências de ondulados e curvas, com frequência classificados como narrações de caçadas ou registos de movimentos lunares. De cariz particular são as representações das denominadas "Vénus" (como a de Willendorf), de tamanho reduzido, compostas de imagens femininas com representação exagerada da dimensão dos seios e nádegas. O universo representativo inclui diversas representações humanas (bustos, figuras estilizadas, estatuetas) e animais Arte Rupestre A expressão "arte rupestre" refere-se às produções artísticas do Paleolítico superior (entre os e os anos a. C.), executadas em cavernas, reunindo objectos escultóricos, pinturas e gravuras.

13 Arte rupestre Estas manifestações correspondem às mais antigas formas de arte conhecidas. A arte rupestre da Europa Ocidental, de que são famosos alguns vestígios em França e Espanha, do período Magdalenense (com cerca de anos) tem sido a mais divulgada. As primeiras grutas foram descobertas no final do século XIX. De entre estas destacam-se as de Atamira, em Espanha e de Lascaux, em França, esta última descoberta já nos anos quarenta do século XX. As cavernas pintadas tornaram-se, neste período, locais de importante significado religioso e ritual. As mais antigas imagens pintadas são os contornos de mãos espalmadas, obtidas em negativo, sobre a parede de cavernas. Outras manifestações da pintura rupestre, executadas também em grutas, são as representações animalistas, de desenho esquemático e contornos a preto. A qualidade formal da representação foi evoluindo no sentido de um maior realismo e virtuosismo, de que resultaram imagens mais livres e dinâmicas. As figuras dos animais, normalmente associados em grupo, aparecem totalmente pintadas, abrangendo grandes superfícies das grutas. Estas pinturas de animais, onde o cavalo e o bisonte se apresentam com um papel mitológico fundamental, tinham um significado ritual e religioso, com carácter mágico e propiciatório. As investigações actuais têm, no entanto, recusado algumas das interpretações mais simplistas que pretendem a redução a esquemas mágico-religiosos básicos, como a intenção propiciatória ligada à procura de alimento e às caçadas. Os pigmentos e substâncias usados na pintura, como as terras, o sangue ou o carvão, tinham origem natural. Em algumas cavernas aparecem também formas de arte abstracta, em imagens obtidas pelo uso dos dedos mergulhados em argila.

14 Arte rupestre Em Portugal destaca-se o complexo de arte rupestre do Vale do Côa, que associa vários núcleos de pinturas e gravuras com carácter zoomórfico ou antropomórfico, identificadas como pertencendo ao período do Paleolítico superior. Predominam neste local as gravuras executadas sobre paredes verticais em xisto, enquanto que as pinturas, em menor número, se encontram em paredes de granito. Para além destas obras de grandes dimensões, os homens do Paleolítico Superior executaram gravuras e esculturas mais pequenas, em pedra ou em osso. As primeiras esculturas conhecidas são as figuras femininas da fecundidade, datáveis do período Perigordense na Europa Ocidental, normalmente muito pequenas e estilizadas, todas com as mesmas características base que eram um peito enorme e umas ancas opulentas, como se verifica na pequena escultura em pedra "Vénus de Willendorf".

15 6. As três divisões do Paleolítico

16 Fim Professora: Anabela Braga Disciplina: História
Escola Básica Integrada de Vila Cova


Carregar ppt "Antepassados… Trabalho realizado por: Pedro Ribeiro, Nº21 7ºA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google