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Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

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Apresentação em tema: "Centro Universitário de Brasília - UniCEUB"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO II 2º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - COMUNICAÇÃO SOCIAL PROFESSORA: MARIA GLÁUCIA MAGALHAES

2 Tópicos especiais em Comunicação II
Jornalismo Atividade profissional que tem por objeto a apuração, o processamento e a transmissão periódica de informações da atualidade, para o grande público, através de veículos de difusão coletiva (jornal, revista, rádio, televisão, internet, cinema etc.).

3 Tópicos especiais em Comunicação II
Jornalismo Matéria-prima: Notícia (informação) Instrumento/Veículos de Comunicação de Massa

4 Tópicos especiais em Comunicação II
COMUNICAÇÃO DE MASSA: Tem a finalidade de transmitir ou de conduzir informações para estabelecer comunicação rápida, universal e transitória com um grande número de pessoas heterogêneas e anônimas

5 Tópicos especiais em Comunicação II
Veículos de comunicação de massa: Jornal (impresso) Rádio (instantaneidade) Televisão (imagem) Revistas (interesses segmentados) Internet (JN on line/interatividade/tempo real)

6 Tópicos especiais em Comunicação II
NOTÍCIA: Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público.

7 Tópicos especiais em Comunicação II
Notícia requer um tratamento apropriado, que envolve: apuração, pesquisa, comparação, interpretação, seleção, e uma redação adequada, de acordo com as peculiaridades do veículo (impresso, televisivo, on-line etc.).

8 Tópicos especiais em Comunicação II
Atributos/ Notícia: Para que, como toda a técnica jornalística, se produza uma boa notícia, é essencial que o fato reuna determinados atributos, como: atualidade, veracidade, oportunidade, interesse humano, raridade, curiosidade, importância e conseqüência para a comunidade, proximidade etc.

9 Tópicos especiais em Comunicação II
Gêneros jornalísticos: .Informativo — ênfase à notícia objetiva, à informação pura, imparcial, impessoal e direta, limitando-se a narrar os fatos; .Interpretativo — a interpretação é constituída de elementos adicionais que tornam a informação mais explícita e contextualizada;

10 Tópicos especiais em Comunicação II
Cont. Gêneros jornalísticos: .Opinativo — opinião é o ponto de vista expresso, é o juízo que faz do assunto. O jornalismo opinativo está representado principalmente nos editoriais, em alguns artigos e crônicas; .De entretenimento — representado pelas matéria recreativas (passatempos, tiras, etc.)

11 Tópicos especiais em Comunicação II
MATÉRIA Todo material jornalístico publicado ou feito para ser publicado por um jornal ou revista, incluindo texto e ilustrações. Qualquer notícia, artigo, reportagem, crônica, nota, etc., recebe genericamente o nome de matéria.

12 Tópicos especiais em Comunicação II
ARTIGO Texto jornalístico interpretativo e opinativo, que desenvolve uma idéia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação. Sempre assinado, o artigo não representa necessariamente a opinião da empresa jornalística.

13 Tópicos especiais em Comunicação II
COLUNA Seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade, geralmente assinada, e redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum. Compõe-se de notas, crônicas, artigos ou textos-legendas, podendo adotar, lado a lado, várias dessas formas.

14 Tópicos especiais em Comunicação II
As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante e são publicadas, geralmente, em posição fixa e sempre na mesma página, o que facilita sua localização imediata pelos leitores habituais

15 Tópicos especiais em Comunicação II
CRÔNICA Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos de atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico etc. A crônica é um meio termo entre o jornalismo e a literatura.

16 Tópicos especiais em Comunicação II
EDITORIAL Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e geralmente sem assinatura, sobre assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância. Define e expressa o ponto de vista do veículo (jornal, revista, TV, rádio entre outros).

17 Tópicos especiais em Comunicação II
Relações Públicas Atividade e esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada. (definição da ABRP)

18 Tópicos especiais em Comunicação II
Relações Públicas Matéria-prima: relacionamento com o público Instrumentos/Veículos: Comunicação Dirigida

19 COMUNICAÇÃO DIRIGIDA:
São instrumentos de comunicação por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade específica de atingir determinado público

20 Instrumentos/ Veículos de Comunicação Dirigida - Relações Públicas:
Escritos (correspondências, periódicos, relatórios, mala direta, publicações etc.) Orais (discursos, alto-falante, telefone etc.) Audiovisuais / auxiliares (vídeos institucionais, internet, intranet, filmes etc.) Aproximativos (visitas, congressos, convenções, reuniões, etc.)

21 PÚBLICO: Grupo de pessoas direta ou indiretamente ligados à instituição Grupo de pessoas que se distinguem das outras por uma ou mais características em comum

22 Tópicos especiais em Comunicação II
Relações Públicas X Responsabilidade Social: “Relações Públicas têm como objeto de estudo os públicos e a opinião pública, que possuem por si mesmas um caráter social. Daí a obrigação a elas (Relações Públicas) reservada de contribuírem para que as organizações norteiem sua dinâmica pela temática humana” Margarida Kunsch

23 Tópicos especiais em Comunicação II
Opinião Pública - Agregado das opiniões predominantes em uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo) que advém de uma situação objetiva (um fato concreto) e se manifesta objetivamente.

24 Tópicos especiais em Comunicação II
A opinião pública manifesta-se e se modifica coletivamente sem ser necessariamente condicionada pela aproximação física dos indivíduos, e não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina. Nela interferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos.

25 Tópicos especiais em Comunicação II
Opinião Pública “É todo o fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações públicas” Figueredo e Cervellini, 1995

26 Tópicos especiais em Comunicação II
Públicos de uma Organização: Diretoria Acionistas Empregados Fornecedores Revendedores Concorrentes Consumidores Comunidade Imprensa Sindicatos Governo Outros


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