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UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Ciências Sociais (PPGCS) Centro: Ciências Sociais.

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1 UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Ciências Sociais (PPGCS) Centro: Ciências Sociais e Humanas (CCSH) Área de avaliação: Sociologia Conceito na Capes: 03 Início do Curso: março 2008 Mestrado: Ciências Sociais – Março 2008 Coordenador(a): Francis Moraes de Almeida Vice- Coordenador: André Luis Ramos Soares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano323643 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12111411 Docentes na Pós-Graduação201020112012 Número de docentes permanentes em cada ano161516 Número médio de orientandos por orientador22,42,6

3 UFSM 1. Proposta do Programa (Qualitativa) Avaliação 2007-2009 Projeção 2010-2012 1.1. Coerência, consistência, abrangência e Atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular. Bom Bom 1.2. Planejamento do Programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área de produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área. Bom Muito Bom 1.3. Infra-estrutura para ensino, pesquisa e extensão Muito Bom Muito Bom Avaliação do Item: Bom Bom Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

4 UFSM 2. Corpo Docente (20%) Avaliação 2007-2009 Projeção 2010-2012 2.1. Perfil do Corpo Docente, considerada titulação, diversificação na origem da formação e experiência e sua compatibilidade e adequação à proposta do programa. (30%) Muito Bom Muito Bom 2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e formação do programa. (30%) Muito Bom Muito Bom 2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa. (30%) Bom Muito Bom 2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto à formação de profissionais mais capacitados no plano. (10%) Muito Bom Muito Bom Avaliação do Item: Muito Bom Muito Bom Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

5 UFSM 3. Corpo Discente (30%) Avaliação 2007-2009 Projeção 2010-2012 3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente. (40%) Não Aplicável Muito Bom 3.2. Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação aos docentes do programa. (20%) Não Aplicável Muito Bom 3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área. (30%) Não Aplicável Regular 3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados (10%) Não Aplicável Muito Bom Avaliação do Item: Não Aplicável Muito Bom

6 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes 4. Produção Intelectual (40%) Avaliação 2007-2009 Projeção 2010-2012 4.1. Publicações qualificadas do Programa por docente permanente. (50%) Regular Regular/Bom 4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente. (40%) Regular Regular/Bom 4.3. Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes. (10%) Regular Muito Bom Avaliação do Item: Regular Regular/Bom

7 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes 5. Inserção Social (10%) Avaliação 2007-2009 Projeção 2010-2012 5.1. Inserção e impacto regional e/ou nacional do programa (55%) Bom Bom 5.2. Integração e cooperação cm outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação (30%) Fraco Regular (Qualitativo...) 5.3. Visibilidade ou transparência dada pelo programa à sua atuação (15%) Fraco Bom/Muito Bom Avaliação do Item: Regular Bom

8 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Quesitos:Conceito Proposta do Programa (Qualitativa)Bom Corpo Docente (20%)Muito Bom Corpo Discente (30%))Muito Bom Produção Intelectual (40%)Regular/Bom Inserção Social (10%)Bom Conceito Projetado:Bom

9 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 Produção Intelectual Média Geral da Área Média do PPGCS no triênio 2007-2009 (total de 7 DPs) Média projetada do PPGCS no triênio 20010-2012 (Total de 16 DPs) Média da produção em estrato superior (A1+A2+B1): 65,724,3 40,93. Média da produção de B2 a B5 65,758,5599,07 Média Geral131,482,85 140

10 UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Produção Intelecual (dados do triênio 2007-2009) InstituiçãoConceitoDocentes permanentes Média no estrato superior Média no estrato inferior UNESP/Araraquara42043110 UNESP/Marilia42248,972,5 UFMA41433,574 UFCG41433,265,7 UENF4104768 UFPA42246,490,9 UFSM (2010-2012) 31640,9399,07 UFPEL31642,485,5 UEL31439,398,6 UECE31936,393,2 UFAM3114119,4 UFPB31818,170,3 UFES31216,717,5

11 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 Mencione quais as principais justificativas à expectativa de conceito do Programa à próxima avaliação trienal – 2013-2015.  Corpo Docente: estima-se um aumento e estabilização da produção intelectual com base nos atuais indicadores.  Atividades de Pesquisa: aumento do número de projetos de pesquisa, relacionados aos grupos cadastrados no CNPq e estímulo ao contato entre os alunos do PPG e bolsistas de iniciação científica.  Infra-Estrutura: Núcleos de pesquisas ativos, sala de estudo e de informática, sala de aula com multimídia e internet, sala de defesa e cinema com multimídia e internet  Inserção Social: alta inserção em Projetos de Extensão; desenvolvimento de parceirias interinstitucionais e ampliação da internacionalização do PPGCS.  Defesas: Quanto ao índice de defesa estamos trabalhando para que elas ocorram no máximo em 24 meses, realizando descredenciamento de alunos que excedem o prazo de 30 meses (média do prazo de defesa de bolsistas na área).  Publicação Discente: recente alteração no regimento do PPGCS prevê a submissão de um artigo a periódico (em co-autoria com o orientador se este assim assentir) após a defesa da dissertação, como condição para emissão do diploma de mestre.

12 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Aumento da Produção Intelectual dos docentes 1Demora inicial das respostas dos periódicos 2 Aumento da Produção bibliografia dos discentes 2A demora na publicação de artigos pode levar a computo da produção como membro externo 3 Consolidação da Revista Século XXI (revista do PPGCS) 3Escassez de editais de fomento a periódicos e pouca demanda inicial por artigos (anterior à classificação da revista no QUALIS/sociologia). 4 Reestruturação das linhas de pesquisa do PPGCS 1Inércia institucional e resistência do corpo docente a mudanças estruturais 1

13 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Produtividade Docentes: Foi criada Comissão de Acompanhamento Docente e um banco de dados atualizado semestralmente com a produção intelectual de todo corpo docente. 1Resistência de alguns docentes em informarem a produção projetada (artigos submetidos); demora na primeira “onda” de publicações dos docentes mais recentemente integrados. 2 Produtividade discente: foram criadas regras, principalmente que defende somente se tiver pelo menos um artigo encaminhado 2Depende do aceite das revistas (periódicos) que demoram a sair 3 Consolidação da Revista Século XXI: a revista conta com DOI, registro no Latindex, corpo editorial sólido e periodicidade constante, contando com critérios para avaliação inicial B2. 2Avaliação superficial do Comitê de Avaliação Qualis (passível de recurso justificado). 4 Reestruturação das linhas de pesquisa do PPGCS: realização do 360º - Seminário Interno do PPGCS em 2012 (e anualmente) 1Resistência, mesmo que discreta, de alguns docentes em participarem do seminário 1

14 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Descrever como infra-estrutura e material humano irão afetar a perspectiva de conceito para o próximo triênio-2013-2015 e a estratégia de ação junto às Direções de Centros, Departamentos e Gabinete do Reitor.  Corpo Docente: há um equilíbrio entre as áreas (Sociologia, Antropologia e Ciência Política); Corpo docente jovem, altamente motivado. Em 2011 foram estabelecidos regramentos claros para credenciamento e permanência de DPs e DCs no Programa.  Atividades de Pesquisa: grande número de projetos de pesquisa, relacionados aos grupos cadastrados no CNPq e estímulo ao contato entre os alunos do PPG e bolsistas de iniciação científica.  Atividades de Formação: o índice de evasão do programa é baixo e tem sido mantida uma baixa média de defesas (25 meses).  Infra-Estrutura: a conclusão das obras no prédio 74A permitirá o estabelecimento de novos núcleos, permitindo a todos os professores possuírem salas compartilhadas..

15 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Submissão de proposta de PROCAD/Casadinho em 2013, após a reestruturação das linhas do Programa. Realização de eventos tais como o “Feminilização do Trabalho”, realizado em 2011 com a participação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde e a Universidade de Manchester (UK), que resultou em 4 artigos publicados em periódicos internacionais em Qualis superior por parte do corpo docente. Após a consolidação da Revista Século XXI, ampliar a visibilidade do programa através de publicações de autores consolidados em meio internacional (boa parte dos quais já componentes do Corpo Editorial do periódico).

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