A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações subordinadas adjetivas Prof. Jeswesley Mendes

2 Orações subordinadas adjetivas
O PROCESSO DA SUBORDINAÇÃO AS SUBORDINADAS ADJETIVAS “Essa massa indistinta que ouve futebol pelo rádio, que o assiste pela televisão ou que comparece aos estádios, normalmente sofre ou alivia-se. O alívio pode surgir de cada lance perigoso não concluído pelo adversário, da conclusão de uma espera transformada no gol, do término da tensão esportiva, isto é, da certeza de um resultado.

3 Observe os períodos: 1. Os alunos leram um livro interessante. adjetivo 2. Os alunos leram um livro que era interessante. oração subordinada adjetiva A oração “que era interessante” é dependente da outra oração do período, por isso ela é subordinada. Por estar equivalendo ao adjetivo “interessante”, exercendo a função sintática de adjunto adnominal de um termo da oração principal, é chamada de subordinada. adjetiva.

4 Classificação das orações subordinadas adjetivas
Observe este trecho: “ O ônibus vinha lotado de crianças, derrapou na pista e capotou. As crianças que se machucaram foram socorridas imediatamente.” oração subordinada adjetiva restritiva Qual é a afirmação correta? 1ª - pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças foram socorridas. (Incorreto) 2ª - pelo trecho acima, informa-se que foram socorridas apenas as crianças que se machucaram. (Correto)

5 Observe: “As crianças, que são travessas, costumam se machucar e, geralmente causam preocupação para os pais.” Qual é a afirmação correta? 1ª) pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças são travessas e, portanto todas costumam se machucar. (Correto) 2ª) pelo trecho acima, informa-se que apenas algumas crianças são travessas e apenas algumas costumam se machucar. (Incorreto) A oração adjetiva está pondo em evidência uma característica do antecedente – “crianças”- está explicando esse termo, por isso recebe o nome de oração subordinada adjetiva explicativa

6 Síntese das orações subordinadas adjetivas
Há tipos de oração subordinada adjetiva. dois A restritiva – cuja função é restringir, limitar o sentido do termo antecedente. b) A explicativa – cuja função é explicar o termo antecedente. A oração subordinada adjetiva, geralmente é introduzida por um pronome relativo: que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas, o qual, a qual, os quais, as quais, onde, quanto (precedido do pronome indefinido tudo).


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google