A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE TRANSACIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE TRANSACIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TRANSACIONAL

2 A Análise Transacional é: 1. uma filosofia; 2
A Análise Transacional é: 1. uma filosofia; 2. uma teoria do desenvolvimento da personalidade; e 3. um sistema de técnicas.

3 ERIC BERNE (1910 – 1970) - Nasceu no Canadá, se formou em Medicina/Psiquiatria. Iniciou seus estudos em Psicanálise, mas não se tornou analista profissional. - Em 1949 afastou-se de vez da Psicanálise para criar um “método racional de analisar e compreender a conduta humana”.

4 ERIC BERNE (1910 – 1970) - Escreveu 8 livros e publicou inúmeros artigos. - Em 1970, nos EUA, é criada a Associação Internacional de Análise Transacional, com publicação de periódicos, boletins informativos, realização de congressos e criação de filiais.

5 COMENTÁRIOS CRÍTICOS - Dentro do contexto latino-americano, baseado no livro de Kertesz. - Dupla análise: os princípios que orientam a escola e a crítica dos mesmos. - Psicologização popular: 1 a cada 2 pacientes e de 10 a 20 por cento da população geral necessita de algum tipo de tratamento psicanalítico, sendo que talvez apenas 1% possa custear o valor do tratamento.

6 - Kertesz destaca a insuficiência da Psicanálise contemporânea para dar conta das questões de custo e urgência na área de saúde mental. - A Analise Transacional se dispõe, através da institucionalização, abrir as portas para uma variedade de trabalhadores no campo da saúde em benefício a uma resposta imediata a uma demanda, minimizando as diferenças paciente-terapeuta.

7 - Definição pouco rigorosa de seu conceitos.
COMENTÁRIOS CRÍTICOS - Ecletismo teórico: utilização de recursos técnicos psicanalíticos, gestálticos, behavioristas, reichianos, etc. - Definição pouco rigorosa de seu conceitos. - Modelo Capitalista: maximização dos ganhos e minimização das perdas. - O grupo não existe como verdadeiro objeto de estudo e intervenção.

8 EU ESTOU OK – VOCÊ ESTÁ OK
EGO TRANSAÇÕES RECONHECIMENTO JOGOS PSICOLÓGICOS ROTEIRO DE VIDA EU ESTOU OK – VOCÊ ESTÁ OK CONTRATOS


Carregar ppt "ANÁLISE TRANSACIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google