Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
This is a modal window.
Beginning of dialog window. Escape will cancel and close the window.
End of dialog window.
1
FOTO RECEPTORES
2
FOTORRECEPTORES: • Ao menos 4 famílias distintas: • FITOCROMOS • CRIPTOCROMOS • FOTOPROPINAS • FOTORRECEPTORES DE LUZ UVB (não identificado em nível molecular)
3
intracelular, intercelular e interorgãos
OS FITOCROMOS AGEM ATRAVÉS DE SINALIZAÇÕES: intracelular, intercelular e interorgãos
4
CRIPTOCROMOS: - expansão dos cotilédones - Indução da floração
RECEPTORES DE LUZ AZUL - inibição alongamento caulinar - expansão dos cotilédones - Indução da floração - sincronização do relógio biológico/ ritmo circadiano
5
CRIPTOCROMOS: CROMOPROTEÍNAS QUE ABSORVEM LUZ AZUL E UVA
CRY 1 e CRY 2: localização intracelular geralmente nuclear Modo de ação: envolve uma reação de redox, ativando uma rápida degradação de fatores de transcrição que inibem a transcrição de certos genes responsivos à luz. CRIPTOCROMOS
6
FOTORECEPTOR DE LUZ AZUL
• FOTOTROPINAS: • -fototropismo • -movimento de cloroplastos • -abertura de estômatos
7
FOTOTROPINAS 2 genes-PHOT1 e PHOT2: 2 cromoproteínas (flavoproteínas) com atividade cinásica Localização: membrana plasmática Modo de ação :mudança conformacional da proteína com ativação do domínio cinase
8
MODO DE AÇÃO: FOTOTROPINAS
11
RESPOSTAS MEDIADAS PELOS FITOCROMOS:
• Germinação de sementes • Desestiolamento: inibição do alongamento do hipocótilo, abertura do gancho plumular, expansão do cotilédone e de folha, síntese de clorofila e desenvolvimento de cloroplasto.
12
• Relógio biológico/ritmo circadiano
• Indução floral fotoperiódica • Evitação ao sombreamento
13
A MOLÉCULA DO FITOCROMO
Cromóforo: cadeia tetrapirrólica aberta Chl b Chl a São dímeros protéicos; cada subunidade contem 1 cromóforo e 1 proteína Clorofilas: 4 grupos tetrapirrólicos cíclicos e cauda fitol
14
FITOCROMOS vermelho ( nm) verm.longo ( nm) azul ( nm)
15
FITOCROMOS: FOTOCONVERSÃO
VERMELHO (Fv – 667 nm) FITOCROMO VERM. LONGO (Fvl – 730 nm)
16
FOTOEQUILÍBRIO FORMA BIOLOGICAMENTE ATIVA ESCURO
17
Fotoequilíbrio: Fvl/Ft Comprimento de onda
450 660 720 756 Luz Azul Vermelho Vermelho longo Luz do dia Sombra de mata 0,4 0,8 0,03 0,01 0.6 0,2-0,4
18
intracelular, intercelular e interorgãos
OS FITOCROMOS AGEM ATRAVÉS DE SINALIZAÇÕES: intracelular, intercelular e interorgãos
19
RESUMO: FITOCROMO: absorve luz mais eficiente no V e Ve, também absorve luz azul, é o pigmento mais conhecido. CRIPTOCROMO: é um grupo de pigmentos ainda não identificado – absorvem luz azul e ultravioleta de onda longas (região UV-A, nm), região que atinge as plantas em maior quantidade azul e violeta, seu nome devido á sua importância nas criptógamas (não possuem flores)
20
FOTORRECEPTOR UV-B: um ou mais compostos não identificados -0 tecnicamente não é pigmento – absorve radiação ultravioleta região nm. PROTOCLORIFILÍDEO:A : pigmento que absorve luz azul e vermelha, e que se reduz à clorofila A.
21
Entre os pigmentos que absorvem a luz azul, prováveis candicatos ao criptocromo – carotenóides e flavinas. O intenso pico de absorção na região ultravioleta (360 a 380 nm) favorece a riboflavina como sendo receptora para o fototropismo, já nos picos 450 e 480 nm região azul-violeta temos a ação do caroteno. Portanto evidências apontam que uma flavoproteína (proteína ligada a 1 riboflavina) = seria o criptocromo.
22
AÇÃO DOS FOTORRECEPTORES
* NOS HORMÔNIOS VEGETAIS – o íon Ca tem sido considerado como o principal candidato a transdução (mecanismo de formação de sinal detectado pela planta em uma resposta fisiológica) da fotoativação do fitocromo em respostas fisiológicas nas plantas, experimentalmente já se demonstrou o envolvimento do Ca em respostas mediadas pelos fitocromos.
23
Passos da ativação do fitocromo
Fitocromo ativado pela luz vermelha nm; aumento na concentração de Ca no citosol (daria devido ação direta do fitocromo na permeabilidade das membranas) Ativação da calmodulina pela fomarção do compleco Ca/calmodolina Ligação do complexo ativando enzimas específicas.
24
ESSES EVENTOS PODEM OCORRER:
NO CITOPLASMA OU EM ORGANELAS COMO: PLASTÍDEOS, MITOCÔNDRIOS OU NÚCLEOS) ** Todos contém calmodulina
25
AS RESPOSTAS DAS PLANTAS INDUZIDAS PELA LUZ ENVOLVEM, NA MAIORIA DAS VEZES ALTERAÇÕES DRÁTICAS A LONGO PRAZO NO METABOLISMO, QUE SOMENTE PODEM OCORRE ATRAVÉS DE GÊNICA.
26
É POSSIVEL QUE O FITOCROMO PRESENTE PRÓXIMO A MEMBRANA PLÁSMATICA CAUSE ALTERAÇÕES QUE AUMENTEM A ENTRADA (E AS VEZES, A SAÍDA) DE Ca E QUE ESTE SINAL SEJA UTILIZADO NO PROCESSO DE TRANSDUÇÃO, PARA MODIFICAÇÃO NA ATIVIDADE GÊNICA.
27
Ambientes claros – rico em luz V (phyB)
Ambientes sombreados – rico em luz VE (phyA)
29
FOTORRECEPTORES FITOCROMOS E/OU CRIPTOCROMO
30
FITOCROMO família gênica – PHYA, PHYB, PHYC, PHYD e PHYE
31
l •Respostas dependentes de: qualidade, intensidade, duração
ØRespostas de fluências muito baixa (RFMB) ØRespostas de fluência baixa (RFB) ØRespostas de irradiância alta (RIA)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.