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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Lógica de Programação Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos (instruções) para atingir determinado objetivo. Instruções Instruções são regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Algoritmo Informática. Conjunto de regras e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema, ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.
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Exemplos de Algoritmos instruções para se utilizar um aparelho eletrodoméstico; uma receita para preparo de algum prato; guia de preenchimento para declaração do imposto de renda; a regra para determinação de máximos e mínimos de funções por derivadas sucessivas; a maneira como as contas de água, luz e telefone são calculadas mensalmente; etc.
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Características Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas: ter fim não dar margem à dupla interpretação (não ambíguo) capacidade de receber dado(s) de entrada poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo ser efetivo (todas as etapas especificadas no algoritmo devem ser alcançáveis em um tempo finito)
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Formas de Apresentação DESCRIÇÃO NARRATIVA EXEMPLO Receita de Bolo: Providencie manteiga, ovos, 2 Kg de massa, etc. Misture os ingredientes Despeje a mistura na fôrma de bolo Leve a fôrma ao forno Espere 20 minutos Retire a fôrma do forno Deixe esfriar Prove VANTAGENS: o português é bastante conhecido por nós; DESVANTAGENS: imprecisão; pouca confiabilidade (a imprecisão acarreta a desconfiança); extensão (normalmente, escreve-se muito para dizer pouca coisa).
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FLUXOGRAMA EXEMPLO VANTAGENS: Uma das ferramentas mais conhecidas Figuras dizem muito mais que palavras Padrão mundial DESVANTAGENS: Pouca atenção aos dados, não oferecendo recursos para descrevê-los ou representá-los, além disso, complica-se à medida que o algoritmo cresce.
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LINGUAGEM ALGORITMICA EXEMPLO VANTAGENS: Usa o português como base Pode-se definir quais e como os dados vão estar estruturados Passagem quase imediata do algoritmo para uma linguagem de programação qualquer DESVANTAGENS: Exige a definição de uma linguagem não real para trabalho Não padronizado
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PSEUDOCÓDIGO EXEMPLO TESTE DE MESA X = 5 Y = 9 SOMA = 5 + 9 ESCREVA SOMA = 14
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OPERADORES Os operadores são meios pelo avaliamos dados dentro do computador. Operadores Aritméticos Operadores Relacionais Operadores Lógicos
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Operadores Aritméticos Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação.
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Operadores Relacionais Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False)
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Operadores Lógicos Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso.
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Estruturas de Decisão e Repetição SE ... ENTÃO
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Estrutura Condicional Simples
Atribui 4 a variavel A Exemplo: .. A = 4 B = 3 SE (A > B) ENTÃO ESCREVA ‘A > B’ FIM SE A > B ??? Condição Atribui 3 a variavel B Como a resposta é verdadeira : 4 é > 3 ENTÃO (THEN) Executa comando de escrita
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Estruturas de Decisão e Repetição SE ... ENTÃO ... SENÃO
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Estrutura Condicional Composta
Atribui 4 a variavel A Exemplo: .. A = 4 B = 5 SE (A > B) ENTÃO ESCREVA ‘A > B’ SENÃO ESCREVA ‘B > A’ FIM SE A > B ??? Condição Atribui 5 a variavel B Como a resposta não é verdadeira : 4 não é > 5 Executamos o caso contrário (ELSE) Executa comando de escrita
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
SE ... ENTÃO ... SENÃO
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Estruturas de Decisão e Repetição ENQUANTO ... PROCESSAR
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Executa Caso contrário
Estrutura de Repetição Simples i > 10 ??? Enquanto i < 10 Exemplos: ..... n = %Número de peças compradas!!!! preço = %Preço de cada peça ENQUANTO i < n TOTAL = TOTAL + preço i = i+1 FIM ENQUANTO SE (TOTAL >= 40) ENTÃO ESCREVA ‘NÃO TENHO COMO PAGAR!!!!’ SENÃO ESCREVA ‘ACHO QUE DÁ!’ FIM SE 50 > 40??? Condição Executa se verdade Executa Caso contrário
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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Estruturas de Decisão e Repetição PARA ... ATÉ ... PROCESSAR
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Executa Caso contrário
Estrutura de Repetição Simples i > 10 ??? Para i < 10 Exemplos: ..... n = %Número de peças compradas!!!! preço = %Preço de cada peça PARA i = 1 até n TOTAL = TOTAL + preço i = i +1 FIM PARA SE (TOTAL >= 40) ENTÃO ESCREVA ‘NÃO TENHO COMO PAGAR!!!!’ SENÃO ESCREVA ‘ACHO QUE DÁ!’ FIM SE 50 > 40??? Condição Executa se verdade Executa Caso contrário
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início Leia altura Leia sexo Se sexo=M P = 72.7*altura - 58 P = 62.1*altura – 44.7 Escreva P fim
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início Leia idade Se id<5 Se id<=7 Sem classificação Se id<=11 Infantil A Infantil B Se id<=18 Adulto fim
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