A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os fatores físicos como luz, temperatura, salinidade, nutrientes, dentre outros, interagem para produzir habitats distintos que possibilitam a uma espécie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os fatores físicos como luz, temperatura, salinidade, nutrientes, dentre outros, interagem para produzir habitats distintos que possibilitam a uma espécie."— Transcrição da apresentação:

1 FATORES FÍSICOS QUE INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO DOS ORGANISMOS NO AMBIENTE

2 Os fatores físicos como luz, temperatura, salinidade, nutrientes, dentre outros, interagem para produzir habitats distintos que possibilitam a uma espécie viver naquela região.

3 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
A luz branca se decompõe em um espectro de cores, que correspondem a diferentes comprimentos de onda.

4 Certas bactérias e protistas possuem fototropismo negativo.
EFEITOS DA LUMINOSIDADE Alguns organismos dependem da qualidade luminosa que condiciona a visão em cores. Organismos fotossintetizantes são influenciados pela intensidade luminosa. Certas bactérias e protistas possuem fototropismo negativo.

5 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Conversão da vitamina D em uma forma assimilável (biologicamente ativa), evitando doenças como: raquitismo, osteoporose, fibromialgia, artrite reumatoide, entre outras.

6 Há duas maneiras da luz influenciar os ciclos orgânicos:
EFEITOS DA LUMINOSIDADE Fotoperiodicidade: A luz pode servir para marcar estímulos fisiológicos em animais e plantas. Há duas maneiras da luz influenciar os ciclos orgânicos:

7 Como um estímulo aos ciclos circadianos;
EFEITOS DA LUMINOSIDADE Como um estímulo aos ciclos circadianos; Ex: Rotinas do organismo na alternância entre o dia e a noite (produção de hormônios condicionada a percepção da luz).

8 Como estímulo aos ciclos mais sazonais (estações do ano).
EFEITOS DA LUMINOSIDADE Como estímulo aos ciclos mais sazonais (estações do ano). Ex: O ângulo de incidência dos raios de luz pode determinar épocas de floração, acasalamento, hibernação, etc.

9 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Fotossíntese: é o maior processo de conservação da energia luminosa através da transformação dessa energia em energia potencial química guardada em ligações químicas de açúcares produzidos a partir de CO2 e H2O.

10 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
A energia luminosa é altamente organizada e utilizada nos organismos fotossintetizantes, sendo liberada em uma forma mais desorganizada de energia: o calor.

11 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Com isso os seres vivos que são sistemas abertos que trocam energia e matéria com o meio para se manter longe do equilíbrio termodinâmico com este e, consequentemente, uma baixa entropia.

12 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Fotoinibição: processo de redução e até parada da fotossíntese por efeito da luminosidade. Pode ocorrer de duas formas:

13 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Por falta de luminosidade, ou por comprimentos de onda não aproveitáveis, onde a taxa respiratória é maior que a taxa fotossintética.

14 EFEITOS DA LUMINOSIDADE
Por excesso de luminosidade, ocorrendo nas horas de maior incidência dos raios luminosos (menor inclinação do sol), nos primeiros metros da coluna d’água ou em plantas terrestres de sombra expostas a insolação direta.


Carregar ppt "Os fatores físicos como luz, temperatura, salinidade, nutrientes, dentre outros, interagem para produzir habitats distintos que possibilitam a uma espécie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google