A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA

2 O PENSAMENTO SISTÊMICO
Princípio das propriedades emergentes – o todo é mais que a simples soma das partes. À medida que componentes se unem e produzem um sistema maior novas propriedades aparecem. Ex: Algas e celenterados formando os corais. Algas e fungos formando liquens.

3 O PENSAMENTO SISTÊMICO
Não adianta analisar apenas as partes, pois estas propriedades são imprevisíveis a partir do estudo das partes e são irredutíveis a microestrutura do sistema. Ex: dissociação da conservação da palmeira e coleópteros.

4 O PENSAMENTO SISTÊMICO

5 O PENSAMENTO SISTÊMICO
O mundo vivo é um sistema aberto que através da quimio ou fotossíntese transforma energia e absorve matéria e que são liberadas na respiração, no caso da energia, e da excreção, no caso da matéria. Este sistema caminha da desordem para a ordem, em direção a estados de complexidade sempre crescentes.

6 O PENSAMENTO SISTÊMICO
Exemplo: O manguezal recebe influxo de matéria e energia dos rios e do sol, mas perde matéria e energia para o mar.

7 O PENSAMENTO SISTÊMICO
Os sistemas abertos, longe do ponto de equilíbrio, são estruturas dissipativas (Ilya Prigogine), ou seja, dispersam a entropia ao longo do processo de entrada, assimilação e transformação e saída da energia. Diferentemente do que ocorre com sistemas fechados os sistemas abertos evoluem para novos estados, as vezes, mais complexos.

8 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS As relações de transferência de energia podem ser mostradas graficamente através das pirâmides ecológicas. A base é constituída por produtores e as demais camadas representam outros níveis tróficos.

9 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Tipos de pirâmides: pirâmide de números Representa o número de indivíduos em cada nível.

10 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Tipos de pirâmides: pirâmide de biomassa Representa o peso seco ou valor calórico em cada nível.

11 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Tipos de pirâmides: pirâmide de energia Representa o fluxo energético em níveis tróficos sucessivos. Nunca pode ser invertida!

12 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Eficiência ecológica Passam cerca de apenas 5% a 20% da energia de um nível trófico para outro. O resto é usado para manutenção do indivíduo ou perdido para o meio.

13 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Eficiência ecológica

14 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS Eficiência ecológica em diferentes ecossistemas Exemplo de regiões de água doce A energia transferida foi de 2% a 24%, com media de 10,13%.

15 Diagrama de fluxos É uma outra forma de ver a passagem de matéria e energia E - entrada de energia NU - energia não utilizada A - energia assimilada R - respiração P - produção de matéria orgânica B - biomassa C - crescimento D - energia armazenada

16 Diagrama de fluxos

17 Diagrama de fluxos


Carregar ppt "TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google