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Elementos Promocionais

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Apresentação em tema: "Elementos Promocionais"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Promocionais
Uma empresa pode usar uma ou mais das 5 alternativas promocionais: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto. Comunicação de massa Comunicação personalizada

2 Propaganda Qualquer forma paga de comunicação não pessoal sobre uma organização, produto, serviço ou idéia realizada por um patrocinador identificado. Envolve meios de comunicação de massa. Feedback não imediato – impessoal – custos altos A empresa controla o que quer dizer, para quem quer dizer, quando quer dizer, como quer dizer.

3 Processo de Gerenciamento da Propaganda
Estratégia da Propaganda: Estabelecer objetivos Preparar orçamentos Criar mensagens dos anúncios Selecionar mídias e veículos Implementação da estratégia Avaliação da eficácia da propaganda

4 Marketing Direto Sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias para gerar uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer local. Usado para: selecionar melhor os clientes; atender melhor as necessidades dos clientes; atingir resultados que possam ser medidos pela resposta real de vendas.

5 Marketing Direto Direto: venda sem intermediários.
Estabelecer um relacionamento com o cliente a fim de incentivar respostas imediatas e mensuráveis.

6 Marketing Direto Comunicação direta com o consumidor para gerar resposta rápida. Propaganda de resposta direta, mala direta, catálogos, telemarketing, marketing digital e venda direta. Comunicação interativa e personalizada Mensagens adaptáveis. Exige banco de dados abrangente e atualizado

7 Database Marketing Coleta e armazenagem eletrônica de informações sobre clientes atuais, antigos e prospects. Banco de dados é um mecanismo demorado e caro. Cuidado com a sensação de “invasão de privacidade”

8 Venda Pessoal Fluxo de comunicação nos dois sentidos entre um comprador e um vendedor, criada para influenciar a decisão de compra interação e comunicação pessoal. Comunicação individual, personalizada Total controle do público-alvo Mínima cobertura desperdiçada Feedback imediato, possibilitando modificação da mensagem. Alto custo por contato Ferramenta poderosa de fidelização.

9 Relações Públicas Forma de gerenciamento de comunicação que busca influenciar os sentimentos, as opiniões ou as crenças de todos os públicos de uma organização. Promoção de BOA VONTADE entre a empresa e seus públicos.

10 Relações Públicas RP proativas – ditadas pelos objetivos de marketing de uma empresa.Voltadas a busca de oportunidades. Comunicam os méritos de uma marca. RP reativas – ação em resposta às influências externas. Existem como resultado de boatos, pressões externas, desafios trazidos pela concorrência e mudanças negativas no ambiente.

11 Relações Públicas Eventos especiais, lobby, relatórios anuais, gerenciamento de imagem, patrocínios, publicidade. Publicidade: comunicados sobre os produtos, declarações executivas e artigos informativos Alto grau de credibilidade Falta de controle por parte da organização – raramente é o único componente utilizado.

12 Promoção de vendas Incentivo de valor de curto prazo oferecido para aumentar o interesse na compra do produto ou serviço. Usada com outros elementos. Incentivo – acréscimo aos benefícios básicos fornecidos pela marca, que muda temporariamente seu preço ou valor percebido. Incentivo a comprar mais cedo, com mais freqüência, em maior quantidade ou assumir outro tipo de comportamento que beneficie o fabricante ou varejista.

13 Promoção de vendas Oferecida aos intermediários e/ou consumidores finais. Cupons, abatimentos, amostras grátis, sorteios, etc No curto prazo – estimula a venda Ganhos temporários e as vendas caem quando a promoção acaba. Promoções contínuas perdem sua eficácia.

14 Promoção de vendas Urgência Agora Amanhã é tarde demais

15 Promoção de vendas Estimula o entusiasmo da equipe de vendas
Revigora as vendas de uma marca madura Facilita o lançamento de novos produtos ou marcas Aumenta o espaço de exposição da mercadoria no PDV Neutraliza a concorrência Leva o consumidor a realizar compras de teste Mantém os consumidores, estimulando-os a compras repetidas Incentiva o consumidor a estocar Reforça a propaganda.

16 Elemento Categoria Pagamento Pontos fortes Pontos fracos
Propaganda Massa Pagamento de taxas por espaço ou por tempo Eficiente para alcançar grande número de pessoas Custos absolutos altos; dificuldade de receber bom feedback Venda Pessoal Personalizado Salários e/ou comissões pagos aos vendedores Feedback imediato; muito convincente; possibilidade de selecionar o público-alvo; pode dar informações completas. Exposição extremamente cara; as mensagens podem ser passadas de forma diferente por cada um dos vendedores Relações Públicas Nenhum pagamento direto à mídia É a fonte mais confiável na mente do consumidor Difícil de conseguir cooperação da mídia; difícil o controle Promoção de vendas Ampla faixa de taxas pagas dependendo da promoção selecionada Efetiva na mudança do comportamento no curto prazo; muito flexível Facilmente abusiva; pode levar à guerra de promoções; facilmente copiada. Marketing direto O custo da comunicação feita através do correio, telefone ou por computador As mensagens podem ser rapidamente preparadas; facilita o relacionamento com o cliente. Nível de resposta do cliente em declínio; o gerenciamento do banco de dados é caro.


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