Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Redação Publicitária I
Processo de Comunicação Professora Luciana Moura
2
O Processo de Comunicação
1- Fonte: quem tem informação a ser transmitida 2- Mensagem: Informação enviada por uma fonte 3- Canal de comunicação: meio pelo qual a mensagem é transmitida 4- Receptores: Quem lê, ouve, vê, sente ou prova a mensagem 5- Processo de codificação: transforma uma idéia abstrata em um conjunto de símbolos (emissor) 6- Processo de decodificação: transforma um conjunto de símbolos numa idéia (receptor)
3
Expressões Idiomáticas
No primeiro slide você lê a expressão idiomática. Nos demais … adivinhe!
4
Entrando pelo cano
43
Fonte? Mensagem? Canal? Receptor? Codificação? Decodificação?
48
Erros de Comunicação - Ruídos
A comunicação parece fácil de ser executada, mas pode ser muito difícil. Ruídos – Fatores estranhos que podem atrapalhar uma comunicação A fonte pode não conseguir transformar adequadamente a idéia abstrata num conjunto de símbolos eficazes. Uma mensagem pode ser transmitida pelo canal errado e nunca chegar ao receptor correto. O receptor pode não transformar adequadamente o conjunto de símbolos na idéia abstrata correta O feedback pode ser tão demorado ou distorcido que se torna inútil ao emissor. Ex: Erro de impressão que afeta o significado (PMVV); palavras ou imagens que não conseguem comunicar a mensagem; vendedor mal interpretado; sotaque; jargões, etc.
50
Campo de Experiência Para que a mensagem seja comunicada de modo eficaz, o emissor e o receptor precisam compartilhar de um campo de experiência – compreensão e conhecimentos similares. Exemplos: Coca-cola Diet na França; a cor azul na Holanda, na Suécia, na Índia e no Irã; Barbie e Ken na Índia; mistura para bolo no Japão; etc.
51
Feedback FEEDBACK – É o fluxo da mensagem do receptor de volta para o emissor e indica se a mensagem foi decodificada e compreendida como esperado. Permite reforçar, mudar ou modificar a mensagem para se certificar de que ela seja entendida da maneira pretendida. Verbal, não verbal, impessoal, interpessoal. Pré-testes, pós-testes, lembrança e reconhecimento.
52
Processo de comunicação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.