A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;"— Transcrição da apresentação:

1 Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
Filipa Cordeiro nº8; Mª Joana Frazão nº16.

2 Lua Massa: 7,349 x 1022 Kg (80 vezes menor do que a Terra)
Raio : 1700 km Diâmetro: 3474,8 Km (4 vezes menor do que o diâmetro Terrestre) Densidade média: 3,34 g/cm³ Área da superfície: 3,793 x 107 Km2 Temperatura média:  -53,1 ºC Período de Rotação: 27 dias e 7 horas Período de Translação: 27 dias e 7 horas Trajectória da Lua: Elíptica

3 A lua é o corpo celeste mais próximo do nosso planeta
A lua é o corpo celeste mais próximo do nosso planeta. Nós dizemos que a Lua é no nosso satélite natural porque executa um movimento de translação em torno da Terra. A trajectória da Lua é elíptica e esta está a Km de distância do nosso Planeta. Para além do movimento de translação, a Terra também executa um movimento de rotação em torno de si mesma.

4 o movimento em torno da Terra?
Como é que a lua executa o movimento em torno da Terra? É graças à interacção gravítica entre a Terra e a Lua que se torna possível o movimento de translação em torno da Terra. A Terra exerce sobre a Lua uma força gravítica com a direcção que une os seus centros e que aponta para o centro da terra.

5 Porque vemos sempre a mesma face da Lua?
Nós vemos sempre a mesma face da Lua porque o movimento de rotação tem a mesma duração do seu movimento de translação (27 dias e 7 horas).

6 Características da Lua
A Lua é constituída por materiais vulcânicos, parecidos aos da Terra. Este facto levou os cientistas a suporem que a Terra chocou com um corpo de grandes dimensões, o que levou à formação da Lua. A superfície lunar contém crateras pois muitos corpos embatem contra ela pois não há atmosfera que impeça o embate e o desaparecimento destas pois como não há chuva nem vento elas não são erodidas. A temperatura na Lua varia entre – 180 0C e 130oC

7 Porque não há atmosfera na Lua?
Não há atmosfera na Lua pois a atracção gravitacional exercida na Lua ( 6 vezes menor do que a da Terra) não é suficientemente forte para conseguir segurar os componentes gasosos, escapando-se estes para o espaço.

8 Fases da Lua Como a Lua não tem luz própria ,ela é iluminada pelo Sol. Se observarmos o céu, veremos que ao longo do tempo a Lua parece ter diferentes formas, a que se chamam Fases da Lua. A lua altera a sua fase, aproximadamente, de 7 em 7 dias. Como existem 4 fases, elas só se repetem de 28 em 28 dias. Quando se repetem, completa-se um mês lunar.

9 Porque existem várias fases da Lua?
Como a Lua ocupa diferentes posições entre a Terra e o Sol, dependendo da posição, a Lua pode ser vista da Terra totalmente iluminada, parcialmente iluminada ou sem luz nenhuma.

10 1 LUA CHEIA Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra. O ângulo Sol-Terra-Lua agora é de 180 graus. Curiosamente, essa é a pior ocasião para observar a Lua ao telescópio, pois a luz do Sol que incide sobre o satélite quase que não produz sombra, o que dificulta o reconhecimento de crateras e outros acidentes do terreno. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e pondo-se às seis da manhã. Apenas numa noite de Lua Cheia é pode ocorrer um eclipse lunar.

11 2 QUARTO MINGUANTE Nesta fase, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para Este. A Lua nasce à meia-noite e põe-se ao meio-dia. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente).

12 3 LUA NOVA É quando o hemisfério lunar voltado para a Terra não reflecte nenhuma luz do Sol. Dizemos também que a Lua está em sintonia com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol, que só acontecem quando é Lua Nova. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e põe-se às seis da tarde.

13 4 QUARTO CRESCENTE Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e no primeiro quarto. É o quarto-crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põe-se à meia-noite. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para Oeste. Vista do hemisfério Sul, a aparência do quarto-crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas no hemisfério Norte, ao contrário, a Lua crescente se parece um “D”.

14 Bibliografia http://www.zenite.nu/
REBELO, Adelaide; REBELO,Filipe; Terra no Espaço, Lisboa Editora. RAMALHO, Marta; DANTAS, Maria Conceição; Terra Mãe 7, Texto Editora


Carregar ppt "Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google