A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondas … o que são ondas?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondas … o que são ondas?."— Transcrição da apresentação:

1 Ondas … o que são ondas?

2 Ondas Em qualquer fenómeno ondulatório existe sempre uma perturbação inicial que altera localmente uma propriedade física do meio. Esta alteração é transmitida para outra região do espaço e chegará a um ponto após algum tempo. Ondas sísmicas

3 Tipos de ondas Onda longitudinal Onda transversal 3

4 Tipos de ondas Onda longitudinal: A vibração ocorre ao longo da direcção de propagação. (In Onda transversal: A vibração ocorre perpendicularmente à direcção de propagação. (In

5 Tipos de ondas Onda longitudinal Onda transversal Zona de compressão
Zonas de rarefacção Cristas Vales/ventres

6 Como se propaga o som? Quando a fonte sonora vibra, as partículas em contacto com ela começam a vibrar transmitindo a perturbação às partículas do meio, resultando em zonas de compressão e rarefacção (expansão).

7 Em síntese… As ondas sonoras… O som…
no ar são ondas longitudinais, ou seja, resultam de compressões e expansões alternadas das partículas que constituem o meio em que o som se propaga. O som… Propaga-se através de ondas sonoras. As ondas sonoras podem ser de dois tipos, dependendo do meio: - gases: longitudinal; - sólidos e líquidos: longitudinal ou transversal. Necessita de um meio material para se propagar. Não se propaga no vazio.

8 Características das ondas

9 Características das ondas
Grandeza física Símbolo Unidade SI Definição Representação Amplitude A m Máximo afastamento em relação à posição de equilíbrio Comprimento de onda Distância entre duas partículas na mesma fase de Período T s Tempo que uma partícula demora a executar uma vibração completa. Frequência f Hz Número de vibrações que uma partícula efectua numa unidade de tempo.


Carregar ppt "Ondas … o que são ondas?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google