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Processo Seis Sigma O que é Seis Sigma: é uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos,

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1 Processo Seis Sigma O que é Seis Sigma: é uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos, com uma forte base em conhecimento de processos e através da redução da variabilidade dos processos. O processo seis sigma tem como foco: Redução de tempo de ciclo; Redução drástica de defeitos; Satisfação dos clientes.

2 Processo Seis Sigma O Seis Sigma permite que um dirigente empresarial seja pró-ativo ao invés de reativo com relação a questão da qualidade. A pró-atividade parte da definição, estratégica, dos padrões de qualidade baseados em Sigmas (desvio padrão).

3 Processo Seis Sigma Portanto: é uma estratégia disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistemática, que tem como objetivo reduzir custos e aumentar/melhorar a eficiência da organização, por meio da otimização de produtos e processos, com o conseqüente incremento da satisfação dos clientes.

4 Origem dos Seis Sigma Na década de 80, a Motorola, promoveu o desenvolvimento da metodologia com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos; Em 1986, Bill Smith, engenheiro da Motorola, definiu um conceito chave para a empresa. Defeitos por unidades e oportunidades; Com este indicador, a Motorola passa a medir os defeitos em todas as etapas de produção.

5 Origem dos Seis Sigma A IBM foi uma das primeiras empresas a implantar as técnicas dos Seis sigma, seguindo a Motorola; Observou-se que o processo poderia ser aplicado em qualquer organização devido a sua versatilidade; Quando Jack Welch tornou-se um CEO da General Electric Company, em 1991, um dos primeiros itens de sua agenda foi a reestruturação de toda organização. As unidades GE deveriam utilizar processos baseados em Seis Sigma.

6 Origem dos Seis Sigma Este aumento de qualidade transformou a GE, de uma empresa de 25 bilhões de Dólares em uma empresa de 90 bilhões de Dólares e alta rentabilidade.

7 Comparação entre o padrão atual (4 sigma) e a performance 6 sigma
4 Sigma (99,38% conforme) 6 Sigma (99,99966% conforme) Sete horas de falta de energia elétrica por mês 5.000 operações cirúrgicas incorretas por semana 3.000 cartas extraviadas por cada cartas enviadas Quinze minutos de fornecimento de água não potável por dia Um canal de TV 1,68 horas fora do ar por semana Uma aterrisagem de emergência em um aeroporto dos E.U.A por dia Uma hora de falta de energia elétrica a cada 34 anos 1,7 operação cirúrgica incorreta por semana Uma carta extraviada por cada cartas enviadas Um minuto de fornecimento de Água não potável a cada sete meses Um canal de TV 1,8 segundos fora doa r por semana Uma aterrisagem de emergência Em todos os aeroportos dos E.U.A a cada cinco anos

8 Tradução do nível da qualidade Para linguagem financeira
Defeitos por Milhão (ppm) Fator Percentual Custo de qualidade 2 sigma 69,15 Não se aplica 3 sigma 66.807 93.32 25 a 40% 4 sigma 6.210 99,3790 15 a 25% 5 sigma 233 99,97670 5 a 15% 6 sigma 3,4 99,999660 < 1%

9 O segredo do sucesso do Seis Sigma
O sucesso do Seis Sigma, tem como base 03 pilares: $$$: medida direta dos benefícios do programa pelo aumento do lucro da empresa; DMAIC: método estruturado para alcance de metas utilizado no Seis Sigma; AAE: elevado envolvimento da alta administração da empresa.

10 Aspectos fundamentais:
Foco na satisfação do cliente; Infra-estruturas criadas na empresa, com papéis bem definidos para o grupo de 6 Sigma; Procura contínua de redução da variabilidade; Aplicável a procedimentos técnicos, administrativos e serviços.

11 O modelo DMAIC D – Define (Definir): definir com precisão o problema;
M – Measure (Medir): determinar a localização ou foco do problema; A – Analyse (Analisar): Determinar as causas de cada problema; I – Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar soluções para cada problema; C – Control (Controlar): Garantir o sucesso das ações implementadas.

12 Prazos do Projeto Seis Sigma
Médio Prazo: quatro a seis meses; Longo Prazo: oito a doze meses.

13 Características dos projetos 6 Sigma
Forte contribuição para o alcance das metas estratégicas da empresa; Grande colaboração para o aumento da satisfação dos clientes; Cumprimento dos objetivos dentro do prazo estabelecido; Grande impacto para a melhoria da performance da organização; Elevada participação por parte da administração.

14 Exemplos de metas de projetos 6 Sigma
Reduzir o custo de fabricação; Aumentar o índice de satisfação do cliente; Reduzir o volume total de produtos com defeito.

15 Como garantir o sucesso do 6 Sigma
Melhoria contínua da expansão do 6 Sigma – envolvimento de todas as áreas da empresa, fornecedores e clientes; Uso da metodologia adequada á realidade atual e visão pretendida; Divulgação constante dos resultados obtidos com o 6 Sigma; Formação dedicada para os especialistas do programa.


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