Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicole Lobo Alterado mais de 10 anos atrás
1
DISCIPLINA: Gestão em Marketing Segmentação de Mercado
AULA 7: Segmentação de Mercado Prof. Érico Pagotto -
2
Segmentação e seleção de mercados
HOJE Segmentação e seleção de mercados Marketing de massa: Walmart, Submarino Micromarketing: Segmento: agrupamento por desejos Nicho: pequena fatia especializada do mercado Local: segmentação geográfica detalhada Individual: “customização em massa” Prof. Érico Pagotto -
3
Como identificar um segmento?
HOJE Como identificar um segmento? Mensuráveis: tamanho e poder de compra do segmento Acessíveis: devem ser “alcançáveis” pelo fornecedor Diferenciáveis: devem responder diferentemente ao marketing mix Acionáveis: podem ser elaborados programas para atrair e atendê-los Prof. Érico Pagotto -
4
Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Como segmentar? Identifique a(s) necessidade(s) Trace o perfil do segmento Avalie potencial de crescimento do mercado, concorrência, acessibilidade e defina a atratividade Estime a rentabilidade do segmento Crie um posicionamento baseado numa “proposta de valor” Faça um teste Diversifique e explore as possibilidades Prof. Érico Pagotto -
5
Critérios de segmentação
HOJE Critérios de segmentação Geográfico: onde está o cliente? Demográfico: quais as característica do público-alvo? idade, sexo, renda, escolaridade, ocupação, etc... Psicográfica: como é o estilo de vida do cliente? conservador/inovador, conspícuo, segurança, etc. Comportamento: o que se passa na cabeça do cliente neste momento? Ocasião, benefícios esperados, utilização, atitudes, etc. Prof. Érico Pagotto -
6
Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
D Ú V I D A S ? Prof. Érico Pagotto -
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.