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Tecnologia em Marketing

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing
Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim.
08/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 15/08 - O Comportamento do consumidor e a gestão de marketing. 22/08 - Tipos de comportamento de compra. Exercícios ENADE. 29/08 - Influências socioculturais: cultura, subculturas, etc. 05/09 - Influências psicológicas: por que consumimos 12/09 - Fatores situacionais 19/09 - Comportamento do consumidor organizacional. 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

3 Influências Psicológicas
Por que consumimos? O ato de compra não surge do nada. Seu ponto de partida é a motivação, que vai conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez, levará ao desejo. MOTIVO “tenho fome” NECESSIDADE Necessito comida DESEJO Habibs? ou Outback?

4 Influências Psicológicas
Por que consumimos? De acordo com seu autoconceito, o consumidor exercerá sua preferência.

5 Influências Psicológicas
Por que consumimos? Como força contrária à motivação, tem-se os freios, baseados na consciência do risco, que resultam na atitude: compra ou não compra!

6 Motivação e Necessidades
Motivação é uma força interna Ex.: quando temos fome, somos motivados a comer. Alimentados, a motivação se extingue. Tipos de Motivação: Biogênicas Psicogênicas

7 Motivação e Necessidades
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow

8 Aprendizado Processo permanente de aquisição de informações para determinados comportamentos em resposta a certos estímulos Amostras-grátis e degustações  aprendizado

9 Aprendizado Teorias Behavioristas Baseada em estímulos e respostas
Teoria do condicionamento clássico (Pavlov)

10 Aprendizado Teorias Behavioristas
Teoria do condicionamento Operante (Skinner) Reforço positivo ou negativo

11 Aprendizado Teorias cognitivas Baseadas na capacidade de aprender
Teoria do Envolvimento Rota Central e Rota Periférica Teoria do Julgamento Social consumidor julga o que acha ACEITÁVEL ou INACEITÁVEL Ex.: creme anti-rugas para homens

12 Aprendizado Aprendizagem e a fidelidade à Marca
Quanto mais o consumidor “aprender” sobre a marca , melhor será sua avaliação sobre ela. “o valor da marca” Estratégias de Branding

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15 Atitudes Predisposição para responder de forma favorável ou desfavorável a um estímulo Três componentes: Cognitivo (conhecer) Afetivo (sentir) Conativo (fazer)

16 Percepção O processo perceptivo O efeito das cores na percepção
A exposição e a capacidade perceptiva A atenção e a interpretação no processo perceptivo Gestalt: organização perceptiva

17 Personalidade Características psicológicas únicas que levam a reações relativamente coerentes em relação ao ambiente Autoconfiança Domínio Sociabilidade Autonomia Defesa Adaptabilidade Agressividade

18 Personalidade Teoria Freudiana
Introduziu o conceito de “inconsciente” (desejos) - id - ego - superego Teoria dos Traços

19 Estilo de vida Não nos comportamos como somos, mas como podemos
Análise do estilo de vida ou Análise psicográfica: Efetivadores Satisfeitos Realizadores Experimentadores Crentes Esforçados Fazedores Batalhadores

20 Autoconceito O que pensamos sobre nó mesmos, e o que gostaríamos que fossemos Eu real: como me vejo Eu ideal: como gostaria de ser Eu social: como acho que me vêem Eu esperado: como acho que vou ser no futuro

21 DÚVIDAS?

22 Debate Resolver e discutir os exercícios 4, 8, 10, 11 do PLT (p. 98/99)

23 Para casa: Ler capítulo 5 do livro-texto.


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