A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 16:00 às 18:00 02. Outubro. 2012 Aula 6: Compactador de Arquivos.

2 O que são? Compactadores de arquivos ou compactadores de ficheiros são softwares especializados em gerar uma representa ç ão mais eficiente de v á rios arquivos dentro de um ú nico arquivo de modo que ocupem menos espa ç o na m í dia de armazenamento. Os compactadores foram muito utilizados no passado quando as mídias de armazenamento tinham preços elevados e era necessário economizar espaço para armazenamento. Atualmente o uso deles é mais voltado a transferência de arquivos pela web,assim de reduzir a massa de dados a ser transferida pela internet.

3 Os compactadores de arquivo utilizam algoritmos de compressão de dados sem perdas para gerar a representa ç ão mais eficiente combinando diversas t é cnicas conhecidas para um melhor desempenho. Uma das t é cnicas usadas por estes algoritmos é reduzir a redundância de seq ü ências de bits recorrentes contidas nos arquivos gerando uma representa ç ão que utiliza menos bits para representar estas seq ü ências.

4 Formatos Cada esquema de compressão gera um formato pr ó prio de arquivo compactado que s ó pode ser descompactado pelo mesmo compactador que o gerou ou por outro compactador que tamb é m seja capaz de compreender o mesmo esquema. Atualmente existem compactadores suportando uma grande variedade de esquemas de compressão dispon í veis para todos os sistemas operacionais.

5 Formatos Linux e Windows Diferentemente do Windows, onde grande parte dos usu á rios costumam compactar arquivos no formato.zip e.rar No Linux costuma-se utilizar com mais frequência arquivos compactados nos formatos.tar.gz e.tar.bz2. Esses são os mais comuns.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google