A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 12:Segurança na rede.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 12:Segurança na rede."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 12:Segurança na rede.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Aula 12:Segurança na rede. Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 14:30 às 16:30 30.Agosto. 2011

2 A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação
A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação. Milhões de usuários de todas as idades a utilizam diariamente , e apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.

3 O que são: Malwares são utilizados para referenciar os softwares que possuem intenções maliciosas ,ou seja , programas que podem comprometer a integridade dos dados de um computador.

4 VÍRUS É um programa que age como “um vírus biológico” infectando um sistema (computador) e pode replicar-se, causando danos. - Os vírus podem causar desconfiguração dos componentes da máquina, remover arquivos, e desinstalar aplicativos...

5 Como se propagam: Abrir arquivos suspeitos anexados aos e-mails;
Executar programas de procedência duvidosa, apartir da internet, disquetes, CDs, etc; Utilizar software pirata.

6 WORMS Se diferenciam dos vírus pela forma de propagação , podem se aproveitar de vulnerabilidades dos sistemas para espalharem pela rede. Se espalham, através de s, links enviados através de programas de mensagem instantâneas.

7 Como evitar Evitar clicar em links suspeitos em s de origem duvidosas Manter o sistema operacional, programas e antivírus instalados e sempre atualizados - Instalar patches sempre que forem disponibilizados.

8 Cavalo de Tróia Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tróia, os cavalo de Tróia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos.

9 Um cavalo de Tróia normalmente se apresenta como um com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade são vírus que desativam programas antivírus e firewalls abrindo a porta para outros riscos.

10 Exemplo: 1. A vítima do MSN recebe a seguinte mensagem:
“Da uma olhada nesse link é um video do sapo motoqueiro, é muito legal. 2. Ao clicar no link, a vítima, além de contaminar sua máquina, envia a mesma mensagem para usuários de sua lista de contato. 3. O vídeo é apresentado com o intuito de distrair a vítima, enquanto o código malicioso é executado

11 Sapo Motoqueiro. Um novo worm brasileiro que espalhou pela rede do comunicador instantâneo MSN. Como as demais pragas do gênero, o vírus envia mensagens automatizadas, dessa vez prometendo vídeos. Quando o usuário executar, será infectado pelo worm, que então enviará mensagens para sua lista de contatos e roubará senhas de banco.

12 FRAUDES NA INTERNET

13

14

15

16

17 Como evitar a propagação de vírus
Ao enviar cópias, apague   no corpo do o endereço de quem lhe enviou e para quem enviou,  não use o campo 'Cc:', use sempre o campo 'Cco:' (cópia oculta) ou 'Bc'  [Blind copy], assim o de todos estará preservado. 

18 Antivírus. Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

19 Atividade. Para responder algumas de nossas duvidas vamos acessar:

20 Procure mais informações...

21 REFERÊNCIAS CAIS/RNP – CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANÇA. ■ CARTILHA DE SEGURANÇA PARA INTERNET – CERT.BR, VERSÃO ■ SYMANTEC – EMPRESA FABRICANTE DE SOFTWARE ■ SUPERDOWNLOADS – ACERVO DE PROGRAMAS PARA DOWNLOAD ■ SECURITY FOCUS – PUBLICAÇÃO E DISCUSSÃO DE VULNERABILIDADES.


Carregar ppt "Aula 12:Segurança na rede."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google