A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tudo sobre o Processador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tudo sobre o Processador"— Transcrição da apresentação:

1 Tudo sobre o Processador
Trabalho realizado por: Ricardo Costa

2 Processador O processador, também conhecido como CPU, é a peça fundamental dos computadores. O processador é um circuito integrado (ou chip)

3 Processador O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.

4 Processador Unidade Lógica e Aritmética/ Unidade de Controlo

5 Processador Unidade lógica e aritmética
A Unidade lógica e aritmética (ULA) é a responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc.

6 Complemento do acumulador
Processador Unidade lógica e aritmética A ULA recebe duas palavras de 4 bits (A e DADO) e realiza uma operação entre as duas. A operação a ser efetuada é selecionada através da entrada OPERACÃO conforme a tabela ao lado. OPERACÃO Operação realizada 000 Adição 001 Subtração 010 'E' Lógico 011 'OU' Lógico 100 'OU' Exclusivo 101 Complemento do acumulador Para outras entradas, a ULA apresenta uma saída de alta impedância.

7 Processador A Figura apresenta o símbolo padrão para a ULA.

8 Processador Unidade de controlo
A Unidade de controlo (UC) é responsável pela tarefa de controlo das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

9 Processador Unidade de controlo

10 Processador Registadores
Os registadores são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controlo e processamento de cada instrução.

11 Processador Registadores Os registradores mais importantes são:
Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução a ser executada; Registrador de Instrução (IR) – Registra a execução da instrução; Registos gerais - Servem também para guardar dados durante a execução de uma instrução ou um programa.

12 Processador Clock interno/externo
Todos os processadores operam com dois clocks diferentes: clock interno e clock externo.

13 Processador Clock interno
Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno (ou apenas clock) serve justamente para este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo.  Resumindo o clock interno está relacionado com o número de operações que o processador realiza por segundo.

14 Processador Clock externo
O clock externo está relacionado com o número de acessos externos (principalmente à memória) realizados por segundo

15 Processador Unidade de ponto flutuante
Nos processadores atuais são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits.


Carregar ppt "Tudo sobre o Processador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google