A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção da Prova 4° Bimestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção da Prova 4° Bimestre."— Transcrição da apresentação:

1 Correção da Prova 4° Bimestre

2 Questão 1 1ª Fase (1872 a 1940): O crescimento vegetativo se manteve constante, com altas taxas de natalidade e mortalidade. Nesse período, a economia brasileira baseava-se no cultivo do café, portanto o Brasil possuía uma população predominantemente rural. Apesar disso, havia falta de mão de obra para o trabalho no campo. O governo não tinha elaborado uma política demográfica específica. 2ª Fase (1941 a 1970): O governo brasileiro estimulou o aumento das taxas de natalidade, por meio da criação do salário-família, auxílio-natalidade e programa de nutrição a gestantes e crianças. Com essas e outras medidas no setor de saúde, a taxa de mortalidade diminuiu, ocasionando aceleração brusca no crescimento vegetativo. Nesse período o governo brasileiro investiu no setor industrial. Com a industrialização e a mecanização do campo, ocorreu o êxodo rural, uma das principais consequências desse desenvolvimento. 3ª Fase (a partir de 1971): Devido à crise econômica mundial, ocasionada principalmente pela alta no preço do barril de petróleo no início da década de 70, o Brasil enfrentou uma crise interna, com alto índice de desemprego. O governo brasileiro passou a promover o controle de natalidade por meio da distribuição gratuita de anticoncepcionais. Os problemas econômicos geraram uma crise social caracterizada por invasões de terras e de espaços não ocupados nas cidades, pelo aumento do número de menores abandonados e da criminalidade.

3 Questão 2 Rio de Janeiro: 352,9 hab/km² Pará: 5,66 hab/km²
É um lugar muito populoso e ao mesmo tempo densamente povoado, é um dos pólos econômicos da federação e as consequências dessa concentração de pessoas são número grande de pessoas morando em áreas como favelas e morros, marginalidade entre outros. Pará: 5,66 hab/km² É um lugar pouco populoso e também pouco povoado, fica em uma região aonde não há grandes investimentos por parte do governo tendo como a atividade agrária um dos seus principais setores de produção fazendo que com a escassez de postos de trabalho obrigue sua população a migrar para outras regiões. Minas Gerais: 32,86 hab/km² É um lugar muito populoso mas não muito povoado pois a distribuição da população se dá por uma concentração próxima a região de sua capital aonde a atividade industrial é mais concentrada, fazendo assim que as pessoas acabem migrando dentro do próprio estado e trazendo assim para a região metropolitana problemas característicos das grandes cidades.

4 Questão 3 A distribuição irregular se deu por conta do processo histórico e econômico de construção do Brasil. Num primeiro momento o país foi colonizado na região nordeste onde a extração de cana de açúcar se deu por volta de 200 anos, fortalecendo assim a concentração nas regiões litorâneas nordestinas, já que essa produção tinha como único destinatário a metrópole portuguesa. Num segundo momento, essa atividade econômica se deslocou para a região sudeste e centro oeste com o ciclo do ouro, posteriormente o ciclo do café deslocou esse centro para a região entre São Paulo e Rio de Janeiro o que por fim acarretou no início do século XX com a concentração da atividade industrial nessa região, fazendo assim com que essa concentração se desse principalmente no litoral e região sul e sudeste.

5 Questão 4 Emigração: É a entrada em nossa região, país.
Imigração: É a saída de nossa região, país. Migração: Deslocamento de um lugar a outro Interna: Dentro do próprio país. Externa: De um país para outro.

6 Questão 5 Até o século XVIII os imigrantes eram predominantemente de escravos que vinham capturados na África e vendidos aqui no Brasil No início do século XIX os imigrantes que para cá vieram foram de origem européia e japonesa para trabalhar como assalariados no campo.


Carregar ppt "Correção da Prova 4° Bimestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google