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Teoria do Desenvolvimento Organizacional

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Apresentação em tema: "Teoria do Desenvolvimento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Origens Dificuldade de operacionalizar conceitos de outras teorias A motivação humana necessita de uma nova teoria Criação do National Training Laboratory Pluralidade de mudanças ao redor do mundo Fusão de duas tendências: Estrutura vs comportamento humano Estudos sobre conflitos interpessoais Variáveis: ambiente, organização, grupo e indivíduo

2 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
As Mudanças e a Organização Um novo conceito de organização Conceito de Cultura Organizacional Clima Organizacional Mudança da cultura e do clima organizacional: (Adaptabilidade; Senso de Identidade; Perspectiva exata do meio ambiente) Conceito de mudança O processo de mudança (Lewin) Conceito de Desenvolvimento Fases da Organização Críticas às estruturas convencionais

3 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O que é Desenvolvimento Org.? Pressupostos Básicos Constante e rápida mutação do ambiente necessidade contínua de adaptação Interação entre indivíduo e organização Mudança organizacional deve ser planejada Necessidade de participação e comprometimento Melhoria da eficácia org. e do bem estar da organização Variedade de modelos e estratégias de DO. Respostas às mudanças

4 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O que é Desenvolvimento Org.? As características do DO Foco na organização como um todo Orientação Sistêmica Agente de Mudança Solução de Problemas Aprendizagem experiencial Processos de grupos e desenvolvimento de equipes Retroação Orientação contingencial desenvolvimento de equipes enfoque iterativo

5 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O que é Desenvolvimento Org.? Objetivos do DO Criação de uma noção de identidade das pessoas em relação à organização Desenvolvimento do espírito de equipe (integração e interação das pessoas) O grupo deve ter um reconhecimento nivelado do ambiente externo

6 Diagnóstico Organizacional
Teoria do Desenvolvimento Organizacional O Processo do DO Decisão da direção da empresa quanto à DO Diagnóstico inicial Coleta de dados Retroação de dados e confrontação Identificação de problemas, conflitos e outros aspectos negativos Planejamento de ações e solução de problemas Desenvolvimento de equipes Desenvolvimento intergrupal Avaliação e acompanhamento Coleta de dados Diagnóstico Organizacional Ação e Intervenção

7 Relações Intergrupais
Teoria do Desenvolvimento Organizacional Técnicas de DO Indivíduos fff 2 ou + pessoas Equipes ou Grupos Relações Intergrupais Toda a organização Treinamento da sensitividade T-groups aumento de habilidades para o relacionamen-to intergrupal Afastamento total do indivíduo quanto à organização Análise transacional Estados do EU Transações consultoria de procedimentos desenvolvi-mento de equipes Reuniões de confrontação Retroação de dados (feedback de dados) Quanto maior o no.de informações, maior o conhecimento, e maior o comprometi-mento

8 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Modelos de DO – Tipo Grid 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Alta Baixa Preocupação com Pessoas Estilo 1.9 Atenção concentrada nas necessidades das pessoas Estilo 9.9 A realização do trabalho é conseguida da parte das pessoas comprometidas Estilo 5.5 Um adequado desempenho torna-se possível por meio do equilíbrio (necessidades trab. vs manut. da moral) Estilo 9.1 Eficiência é resultado da organização do Trab. de forma tal que os elementos humanos ñ interfiram no resultado Estilo 1.1 Esforço mínimo (trab.) para a conservar prerrogativa de membro Baixa Preocupação com Produção Alta (resultados)

9 Organização (diferenciação-e-integração) Contribuintes individuais
Teoria do Desenvolvimento Organizacional Modelos de DO – Lawrence e Lorsch Organização (diferenciação-e-integração) Contribuintes individuais Ambiente Diagnóstico Planejamento da Ação Implementação da Ação Avaliação

10 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Modelos de DO – 3D da eficácia gerencial de Reddin Gerente Eficiente Gerente Eficaz faz as coisas de forma certa Resolve os problemas Cuida dos Recursos Cumpre seu dever Reduz custos Faz as coisas certas Produz alternativas criativas Otimiza os recursos Obtêm resultados Aumenta lucros

11 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Técnicas de DO Aspecto Mágico do DO Imprecisão no campo do DO Ênfase na educação do emocional Aplicações distorcidas do DO

12 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Conceitos Chaves do Desenvolvimento Org. Organização: “é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente” Cultura Organizacional: “é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de dada organização... maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas” Clima Organizacional: “constitui o meio interno ou a atmosfera psicológica característica de cada organização... está ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes...” Mudança: “descongelamento de padrões; Mudança; Re-congelamento”


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