A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)"— Transcrição da apresentação:

1 O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)
IFSP – Câmpus Avaré Prof. Me. Gerson Rossi dos Santos Eventos

2 “Acha-se ali sozinha e sentada ao piano uma bela e nobre figura de moça. As linhas do perfil desenham-se distintamente entre o ébano da caixa do piano, e as bastas madeixas ainda mais negras do que ele. São tão puras e suaves essas linhas, que fascinam os olhos, enlevam a mente, e paralisam toda análise. A tez é como o marfim do teclado, alva que não deslumbra, embaçada por uma nuança delicada, que não sabereis dizer se é leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada. O colo donoso e do mais puro lavor sustenta com graça inefável o busto maravilhoso. Os cabelos soltos e fortemente ondulados se despenham caracolando pelos ombros em espessos e luzidios rolos, e como franjas negras escondiam quase completamente o dorso da cadeira, a que se achava recostada. Na fronte calma e lisa como mármore polido, a luz do ocaso esbatia um róseo e suave reflexo; di-la-íeis misteriosa lâmpada de alabastro guardando no seio diáfano o fogo celeste da inspiração. Tinha a face voltada para as janelas, e o olhar vago pairava-lhe pelo espaço. Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-se-lhe em roda amplas ondulações parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vênus nascendo da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas. Uma pequena cruz de azeviche presa ao pescoço por uma fita preta constituía o seu único ornamento.” Trecho de A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães

3 I) Rastreie os verbos do texto. Que tipos de verbos são?
acha-se, são, sustenta, tinha, se despenham, esbatia, desdobrando-se-lhe, desenhava-lhe etc. Verbos de estado; Verbos de ação substituíveis por verbos de estado. II) Quais são os tempos verbais do texto descritivo? O presente do indicativo e o pretérito imperfeito do indicativo. Exs: Presente: acha-se, são, sustenta, se despenham; Pretérito imperfeito: tinha, esbatia, desenhava

4 Características: No texto descritivo, predominam verbos de estado. Os verbos de ação são comumente substituíveis por verbos de estado; Os tempos verbais da descrição são o presente do indicativo e o pretérito imperfeito; Todas as frases expõem ocorrências simultâneas. Não existe uma ocorrência que possa ser considerada cronologicamente anterior à outra. Ao contrário da narratividade, não há progressão temporal no texto descritivo; O texto descritivo é figurativo. Assim como a narração, baseia-se em figuras, não em conceitos abstratos como na dissertação.

5 beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida”
“Estavam no pátio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, a casa do vaqueiro fechada, tudo anunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido” (Vidas Secas, de Graciliano Ramos) “A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pêlo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida” (Vidas Secas, de Graciliano Ramos)

6 Escreva um texto descritivo que contemple as características expostas anteriormente. Considere as seguintes propostas: Durante a redação de uma narrativa que se passa no ano 2044, construa uma descrição que ajude o leitor a visualizar um cenário terrestre assolado pelo lixo e pela escassez de água. Escolha a fotografia de seu ídolo que mais lhe agrada e construa um texto que proporcione a descrição mais próxima possível da imagem original. Desenvolva a descrição de um espaço pessoal que esteja relacionado à sua identidade. Ex.: um cômodo de sua casa que gosta de frequentar, uma área de sua cidade que lhe agrada , um espaço turístico que teve a oportunidade de conhecer e representa boas lembranças etc.


Carregar ppt "O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google