A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2012/2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2012/2013"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2012/2013
Localização relativa Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2012/2013

2 Localização Relativa – é a localização de um lugar em relação a outro.
Três processos: Movimento aparente diurno do Sol Bússola Estrela Polar / Cruzeiro do Sul Estes processos têm por base a rosa-dos-ventos e os respectivos rumos

3 Localização relativa A rosa-dos-ventos Rosa-dos-ventos – é o conjunto dos rumos correspondentes aos pontos cardeais, colaterais e intermédios que permitem a orientação. Pontos Cardeais: N – Norte S – Sul E – Este O - Oeste Pontos Intermédios: NNE – Nor-nordeste NNO – Nor-noroeste SSE – Su-sudeste SSO – Su-sudoeste ESE - És-sudeste ENE - És-nordeste OSO – Oés-sudoeste ONO – Oés-noroeste Pontos Colaterais: NE – Nordeste S E– Sudeste SO – Sudoeste NO - Noroeste

4 O movimento aparente do sol
Localização relativa O movimento aparente do sol Movimento Diurno Aparente do Sol – movimento que o Sol parece descrever em volta da Terra, em sentido retrógrado (sentido dos ponteiros do relógio; de Este para Oeste) em consequência do movimento real de rotação da Terra.

5 Localização relativa O sol ao nascer encontra-se a Este… … ao meio-dia encontra-se a Sul… … no ocaso está a Oeste.

6 Ao meio-dia à tua frente está o Sul e a tua sombra indica o norte.
Localização relativa Nascer do Sol Pôr-do-sol N W E S Assim, se estiveres voltado para o Sol quando este estiver a nascer à tua frente está o Este. Ao meio-dia à tua frente está o Sul e a tua sombra indica o norte. Ao ocaso à tua frente tens o Oeste.

7 Localização relativa A Bússola

8 Localização relativa Bússola – é o processo de orientação que permite uma orientação mais exacta, de dia, de noite, com céu limpo ou com céu nublado. Cuidado a terem quando usam a bússola: Não a utilizem próximo de locais onde existam objectos metálicos e instalações eléctricas (postes, centrais e linhas de alta tensão) Declinação Magnética – é a diferença angular compreendida entre o pólo Norte geográfico e o pólo Norte magnético. Em Portugal o ângulo da declinação é de 9º W.

9 Estrela Polar / Cruzeiro do Sul
Localização relativa Estrela Polar / Cruzeiro do Sul Também te podes orientar pelas estrelas, nomeadamente a Estrela Polar (Hemisfério Norte) e o Cruzeiro do Sul (Hemisfério Sul)

10 Estrela Polar

11 Cruzeiro do Sul Crux


Carregar ppt "Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2012/2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google