A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Material desenvolvido por Ricardo Albert Garcia. Disponível em: Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

2 Uma constatação A dinâmica econômica no mundo apresenta sensíveis alterações, nas ultimas décadas, que estão provocando fortes impactos em todo o planeta.

3 Velocidade, Complexidade e Incerteza
O mundo em mudança Velocidade, Complexidade e Incerteza Palavras que resumem o mundo de hoje Necessidade de uma percepção acurada Estar ligado Informação O 11 de Setembro: conseqüências. Negócios falidas, vidas perdidas, famílias destruídas. Fronteiras políticas e geográficas fechadas. O paradoxo do mundo conectado, globalizado, e ao mesmo fechado pelo medo. Disputas de raças, credos, orientações políticas e disputas culturais/econômicas. Assistimos tudo na velocidade da luz. Em tempo real.

4 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado
O que chegou: MICROONDAS - CELULAR – DVD CÂMARA DIGITAL – TV A CABO – INTERNET O que se foi: FAX – TELEX – PAGER - VIDEO CASSETE -TOCA FITAS

5 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

6 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

7 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

8 A vida, a sociedade e a economia estão mais complexas
Economia globalizada Sociedade baseada em novos saberes Mudança cultural Avanços na medicina 1- Padaria MT 2- Saberes: conhecer, fazer, ser, conviver 3- Mudança cultural: novas formas de ver as coisas O que é importante (escala de valores) Relacionamento entre pessoas O que é permitido e aceito Mudança da noção de tempo (dia,noite, feriado) AVANÇOS NA MEDICINA 1953 – estrutura do DNA 1954 – primeiro transplante humano bem sucedido (rim) 1978 – nascimento do primeiro bebê de proveta 1984 – patenteamento de células humanas 1991 – patenteamento de células-tronco 1996 – clonagem de mamífero (Dolly) ... Quando os limites técnicos da ciência viram-se praticamente superados, e a ciência tornou-se um fim em si própria, provendo ferramentas para a concepção de algo ainda impensado. Isso tudo gerou um novo campo de discussão e de conhecimento, que é a Bioética, em que se discute os limites de manipulação da vida. Cirurgia médica via Internet.

9 Vivemos numa era de incerteza
Abundância versus escassez Crescimento econômico versus inclusão social Global versus local Conexão versus isolamento humano Guerra versus paz Os paradoxos da sociedade moderna. Na questão da abundância, por exemplo, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo.

10 Certeza 1 CRESCIMENTO E ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO VAI GERAR NOVAS OPORTUNIDADES ♣ A população cresce e aumenta o mercado. ♣ As pessoas vivem cada vez mais. ♣ Oportunidades novas surgem.

11 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE
Certeza 2 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE ♣ Praticamente todas as crianças estão na escola. ♣ Um pequeno percentual está na universidade. ♣ As pessoas estão estudando cada vez mais. ♣ Os consumidores ficam mais exigentes.

12 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER
Certeza 3 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER ♣ As mulheres são mais habilidosas com os seres humanos (gostam mais de gente) . ♣ As mulheres administram melhor os conflitos. ♣ As mulheres consolidam sua presença em todas as profissões. ♣ As mulheres administram melhor a escassez .

13 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES
Certeza 4 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES ♣ Inovações de caráter tecnológico. ♣ Inovações não intensivas em tecnologia. ♣ Inovação percebida como conceito pragmático e acessível. ♣ ‘’Deselitização’’ da inovação. ♣ Massificação da inovação.

14 Certeza 5 GLOBALIZAÇÃO ♣ O mundo é plano.
♣ A composição de produtos e serviços serão de multi-nacionalidades. ♣ A pequena empresa exporta pouco no Brasil, porém participa intensamente na composição de produtos de exportação. ♣ As pessoas estão se globalizando. A formação será, cada vez mais, internacionalizada.

15 Certeza 6 ATUAÇÃO ASSOCIADA
♣ Ações conjuntas como fenômenos de competitividade. “Cooperar para competir”. ♣ A força da pequena empresa através da soma de competências. ♣ Líder é aquele que tem infinitas necessidades dos outros.

16 Certeza 7 CONFLUÊNCIA DO ÓCIO COM O NEGÓCIO
♣ Uma maior valorização da qualidade de vida. ♣ Empreender e desfrutar dos resultados. ♣ Cada vez mais as pessoas passarão a fazer aquilo que gostam. Associação de prazer e trabalho. ♣ Com mais prazer naquilo que fazem, as pessoas serão mais produtivas.

17 Certeza 8 PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE ♣SOCIAL
Comprometa-se com o bem comum, promova sua comunidade. ♣ECONÔMICA Valorize empregados e colaboradores, envolva fornecedores, proteja clientes e consumidores. ♣ AMBIENTAL – valorização da Economia Verde.

18 Negócios sustentáveis

19 Negócios sustentáveis

20 Negócios sustentáveis

21 Certeza 9 CONEXÃO PLENA COM O MUNDO VIRTUAL
♣ O mundo à beira de um teclado. ♣ A velocidade do virtual trazendo competitividade. ♣ A memória virtual será o grande armazém do futuro. ♣ Haverá uma segunda vida, que será virtual (já vivemos intensamente este fenômeno)

22 Certeza 10 VALORIZAÇÃO DO DESIGN ´´ É onde você fica com o pé em dois mundos - o mundo da tecnologia e o mundo das pessoas e propósitos humanos’’ Mitchell Kapor

23 Certeza 11 AUMENTO DA RENDA
♣ Em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e emergiram para classe C. ♣ Com 86 milhões de brasileiros, a classe C torna-se a maior do país. ♣ 7 em cada 10 cartões de crédito emitidos são para consumidores da classe C.

24 Certeza 12 INTERIORIZAÇÃO
♣ Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida será parte das prioridades do empreendedor do século XXI. ♣ Estar em equilíbrio. ♣ Balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.


Carregar ppt "A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google