A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia

2 Cosmogonia Egípcia Criação por NUM
NUM: Masculino e Feminino Eterno / Infinito / Criador/Auto Fecundação / Tempo / Espaço. Fora de NUM existe o Caos (Aquilo que não é, que não existe, o Nada).

3 CAOS NADA CAOS NADA NUN Existência / SER CAOS NADA CAOS NADA

4 CAOS NADA CAOS NADA CAOS NADA CAOS NADA
NUN Existência / SER Criação de ATUM / RÁ CAOS NADA CAOS NADA

5

6 TEFNUT (Água) CHU (Ar) ATUM (Nilo Sagrado)

7 CAOS CAOS NUM ATUM CHU TEFNUT CAOS CAOS

8

9 Deus Chu + Deusa Tefnut Deus Geb (Terra) Deusa Nut (Céu)

10 CAOS CAOS NUM TEFNUT ATUM CHU GEB NUT CAOS CAOS

11

12

13

14 Deus Chu + Deusa Tefnut Deusa Nut (Céu) Deus Geb (Terra) Í S I N É F T
O S Í R I S E T H

15

16

17 → → NUM CAOS CAOS CAOS CAOS Chu + Tefnut Atum Geb + Nut
Osíris, Ísis, Seth e Néftis. CAOS CAOS

18

19

20

21 Hórus: Hórus, detentor de uma personalidade complexa e intrincada, surge como a mais célebre de todas elas. Hórus representa um deus celeste, regente dos céus e dos astros neles semeados, cuja identidade é produto de uma longa evolução, no decorrer da qual Hórus assimila as personalidades de múltiplas divindades. Integra a cosmogonia de Heliópolis enquanto filho de Ísis e Osíris, englobando díspares divindades cuja ligação remonta a este parentesco .

22

23 Hátor: Senhora do céu", "alma das árvores", ama-de-leite de Hórus, a vaca Hátor aparece com freqüência nos mitos. É uma deusa benevolente, adorada em várias regiões, principalmente em seu templo de Dendera. Vaca tranqüila que geralmente personifica o olho de Rá, amamentou Hórus quando nasceu. Uma vaca que usava um disco solar e duas plumas entre os chifres representava Hathor, deusa do céu e das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó, patrona do amor, da alegria, da dança e da música, mas também das necrópoles. Seu centro de culto era a cidade de Dendera, mas havia templos dessa divindade por toda parte. Também era representada por uma mulher usando na cabeça o disco solar entre chifres de vaca, ou uma mulher com cabeça de vaca.

24 Anúbis:Deus com cabeça de chacal (um dos cães selvagens que então eram comuns no Egito), que domina a arte secreta de impedir que os corpos apodreçam. O “Senhor das necrópoles”, como é chamado muitas vezes, encarrega-se de velar os túmulos e introduzir no outro mundo as almas dos defuntos.

25 Sobeque: é considerado o senhor do Universo, associando-se ao Sol (algumas divindades tornaram-se solares sem nenhuma justificativa em sua personalidade de origem, é o caso do deus crocodilo Sobeque).


Carregar ppt "Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google