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EXtensible 3D Felipe Leite (fml) Moroni Granja (mog) Rodrigo Leite (rml2) Rodrigo Marroquim (rpm)

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Apresentação em tema: "EXtensible 3D Felipe Leite (fml) Moroni Granja (mog) Rodrigo Leite (rml2) Rodrigo Marroquim (rpm)"— Transcrição da apresentação:

1 eXtensible 3D Felipe Leite (fml) Moroni Granja (mog) Rodrigo Leite (rml2) Rodrigo Marroquim (rpm) http://www.cin.ufpe.br/~fml

2 X3D – Introdução  Padrão aberto desenvolvido para distribuição de conteúdo 3D  Combina geometria e descrição de comportamentos em um único documento  Surgiu da última revisão do VRML97, incorporando aprimoramentos desta linguagem e melhorias na sua arquitetura

3 X3D – Aprimorando o VRML97  Maior precisão com a iluminação e modelos de eventos  Expansão das capacidades do grafo de cena  Múltiplos formatos de codificação aceitos: VRML, XML e binário.  Arquitetura modular  Maior flexibilidade

4 X3D – Modularidade  Vários níveis de funcionalidades, divididos em profiles, que contém uma coleção de componentes. Têm sua definição obrigatória em um arquivo X3D  Componentes são o conjunto de serviços que o usuário necessita para sua aplicação

5 X3D - Profiles

6 X3D e XML  Definição do código neste formato tem como vantagens: Melhor arquivamento, reúso e filtragem de dados Maximiza interoperabilidade e facilita desenvolvimento de páginas web Suporte a mais ferramentas, como stylesheets e transformações para visualização 3D através de CML (Chemical Markup Language) e MathML, por exemplo Integração com futuros formatos web baseados em XML

7 X3D – Componetes Funcionais  Componentes herdados do VRML: Grafo de cena Arquitetura de eventos Sensores Scripts e interpolators DEF e USE Prototipagem Cenas distribuídas  Componentes introduzidos: Export e Import, que servem respectivamente para definir quais os elementos de um arquivo externo que poderão ser importados e, para fazer com que o arquivo externo fique disponível para uso e possíveis distribuições de eventos.

8 X3D x VRML – Comparativo

9 X3D – Exemplo de Código

10 X3D - Exemplo A figura abaixo mostra o resultado obtido através do código anteriormente mostrado

11 X3D – Algumas ferramentas  Flux Studio v2.1 http://www.fluxstudio.com/

12 X3D – Algumas ferramentas  X3D Edit http://www.web3d.org/x3d/content/README.X3D-Edit.html

13 X3D – Exercício Teórico  Quais as vantagens do X3D em relação ao VRML?  Cite alguns componentes funcionais herdados do VRML.

14 X3D – Bibliografia  http://www.web3d.org/x3d/ http://www.web3d.org/x3d/  http://www.lsi.usp.br/%7Elsoares/x3d/faq.html http://www.lsi.usp.br/%7Elsoares/x3d/faq.html  http://en.wikipedia.org/wiki/X3D http://en.wikipedia.org/wiki/X3D  Modelagem e Visualização de Ambientes Virtuais na Web [MARINHO, Verônica Stocchi]


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