A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEFALÉIAS Caracterização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEFALÉIAS Caracterização"— Transcrição da apresentação:

1 CEFALÉIAS Caracterização
De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes na clínica em geral. Consiste em uma constrição inicial das artérias da cabeça (originando-se de sintomas prodrômicos), seguida por vasodilatação e distensão dos vasos (o que causa uma dor latejante).

2 CEFALÉIAS As principais manifestações são: dor unilateral severa e latejante, fotofobia, náusea e possivelmente vômito, perda do campo visual, “aura” e alucinação. Os ataques são precipitados por estresse, queijo, chocolate, vinho e pílula anticoncepcional A dor localiza-se ao redor do olho, irradiando-se para o lado da cabeça, sendo uni ou bilateral.

3 CEFALÉIAS Etiologia na MTC
Hereditariedade e Constituição: Saúde geral dos pais previamente e no momento da concepção. Em particular, as condições da gravidez da mãe. Emoções: Raiva; preocupação, medo, choque e trabalho e trabalho mental excessivo. Excesso de Trabalho. Atividade Sexual Excessiva.

4 CEFALÉIAS Dieta Acidentes Partos Fatores Patogênicos Externos

5 CEFALÉIAS Diagnóstico de acordo com Meridianos/Áreas da Cabeça
Tai Yang; Shao Yang; Yang Ming; Jue Yin Occipital; Têmporo/Lateral; Frontal; Topo; Unilateral; Geral; Atrás dos Olhos (muito freqüente na Enxaqueca)

6 CEFALÉIAS Tipo de Dor Surda; Peso; Distensão; Rigidez/Contratura; Facada/Perfurante; Puxão/Aperto/Tensão; Vazio.  Melhora e Piora Hora; Atividade/Descanso; Clima; Emoções; Atividade Sexual; Alimentação; Postura; Menstruação; Compressão.

7 CEFALÉIAS Patologia & Síndromes Excesso/Plenitude
I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO; II. FOGO DO FÍGADO; III. ESTASE DE SANGUE. Deficiência/Vazio IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO

8 CEFALÉIAS I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO
Manifestações clínicas: Dor intensa, severa, do tipo latejante ou distensão/pulsátil, uni ou bilateral, ao longo do Canal da Vesícula biliar, têmpora. Geralmente, é sentida atrás de um ou dos dois olhos. Freqüentemente acompanhada de náusea ou vômito (Invasão do Fígado sobre o Estômago).

9 CEFALÉIAS Ocorrência de distúrbios visuais, como a visualização de luzes ou “aura” piscando ou ainda vista turva ou borrada. Outras manifestações possíveis são tontura, zumbido, insônia e irritabilidade, entre outras a considerar na prática clínica.

10 CEFALÉIAS Língua: Vermelha ou Pálida (na Deficiência de Sangue). Pulso: Corda Princípio de Tratamento (P.T.): Dispersar o Yang do Fígado. Nutrir o Sangue ou o Yin do Fígado. Método e Protocolo de Pontos: Sedação/redução – F3 – TA5 – VB20, 43. Tonficação – F8 – BP6 – R3 .

11 CEFALÉIAS II. FOGO DO FÍGADO
Manifestações: Este padrão é uma exacerbação de I., além de incluir as manifestações desse, agrega-se maior fator patogênico de Calor, caracterizado por sede, sabor amargo, urina escassa e escura, constipação com fezes secas e olhos vermelhos. A dor de cabeça neste Padrão é muito mais intensa, tende a ser mais fixa em um lugar e é mais acompanhada por náusea ou vômito.

12 CEFALÉIAS Língua: Vermelha, com revestimento amarelo. Pulso: Cheio e rápido PT: Clarear o Fogo e pacificar o Fígado Método/Protocolo: Sedação/Redução – F2 – TA5 – VB20,38,43,44 TAIYANG. – IG11. Tonificação – BP6.

13 CEFALÉIAS III. ESTASE DE QI/SANGUE DO FÍGADO
Manifestações: Dor muito severa e intensa, do tipo pontada/facada/perfurante. É fixa em sua localização, sendo mais comum em situações crônicas, como em pessoas idosas. Tez enegrecida, dor na região do hipocôndrio ou abdome e, nas mulheres, períodos menstruais doloridos com coágulos escuros de sangue.

14 CEFALÉIAS Pode também ser proveniente de trauma físico antigo como queda ou acidente, com dor persistente em local circunscrito. Língua: Mancha de cor púrpura na ponta ou máculas no meio ou extremidades do corpo lingual. Pulso: Nó/Atado/Periódico ou Corda. Em caso de acidente na cabeça ocorrido no passado, poderá ser Fraco nas posições frontais.

15 CEFALÉIAS PT: Movimentar o Sangue
Método/Protocolo: Sedação/Redução ou neutro – IG4,11 – BP6,10 – B2,17,18 – F3 – TAIYANG – SISHENCONG.

16 CEFALÉIAS IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO
Manifestações: Tipicamente afeta o topo da cabeça. É muitas vezes pior no período da tarde/noite e é acompanhada por memória fraca e falta de concentração. Nas mulheres, evidencia-se no final do período menstrual. A dor melhora ao deitar

17 CEFALÉIAS Língua: Pálida. Pulso: Vazio/Fino/Tênue
PT: Nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi Método/Protocolo: Tonificação – E36 – BP6 – B20 – F8 – VC4 – VG20 – C5

18 CEFALÉIAS PROGNÓSTICO
Tanto a Acupuntura como a Fitoterapia podem ser muito eficazes na Enxaqueca e nas Cefaléias em geral, entretanto, nem sempre obtidos com rapidez. Proporcionalmente a incidência, maior será o tempo de tratamento.


Carregar ppt "CEFALÉIAS Caracterização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google