A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coisas Escritas SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coisas Escritas SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 Coisas Escritas SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
Profa. Dra. Rita Maria de Souza Couto Programa de Pós-graduação em Design Departamento de Artes e Design PUC-Rio

2 Interdisciplinaridade
Expressão dotada de diversas acepções, utilizada para designar diferentes situações de inter-relação entre duas ou mais disciplinas. O termo não possui ainda um sentido epistemológico único e estável. Trata-se de um neologismo cuja significação nem sempre é compreendida da mesma forma por diferentes pessoas.

3 Interdisciplinaridade
Definições são cunhadas em função da ótica e da posição teórica adotada por cada autor e a partir dos diferentes entendimentos sobre a questão. Existem, por exemplo, teóricos que buscam definir interdisciplinaridade a partir: da diferenciação de aspectos como multi, pluri e transdisciplinaridade; da forma como a interdisciplinaridade se desenvolve, procurando fazer retrospectivas históricas da evolução do conhecimento através dos séculos;

4 outros buscam o significado dos elementos que constituem a palavra:
prefixo  inter + substantivo  disciplina + sufixo  idade. inter (prefixo latino, que significa posição ou ação intermediária, reciprocidade, interação), disciplina (epistemé, regime de ordem imposta ou consentida) idade (sufixo latino que guarda a propriedade de substantivar alguns adjetivos, atribuindo-lhes o sentido de ação ou resultado de ação, qualidade, estado.

5 Segundo Hilton Japiassu
Antes de analisar o verdadeiro domínio interdisciplinar, é preciso conhecer e fixar sua terminologia e os conceitos vizinhos, tais como os de ‘disciplina’, ‘pluridisciplinaridade’, ‘multidisciplinaridade’ e ‘transdisciplinaridade’. - é necessário situar-se no âmbito do conveniente e não do verdadeiro ou do falso. - é preciso levar em conta o uso que se afigura mais adequado e mais difundido. Da harmonia destes critérios resulta, para o autor, a delimitação do domínio interdisciplinar.

6 Conceituação de Interdisciplinaridade
Marco “Seminário Sobre Interdisciplinaridade nas Universidades”, realizado em Nice, na França em 1970. Significativa contribuição sobre a questão da interdisciplinaridade e sobre diferentes formas da relação interdisciplinar. Representa um marco na busca de um maior entendimento sobre esta questão, além de refletir, também, as principais tendências sobre o assunto. Presença de renomados pesquisadores, oriundos de diversas áreas e países, tais como Heinz Heckhausen (Alemanha), Marcel Boisot (França), Erich Jantsch (Áustria) e Jean Piaget (Suíça). Importância do avanço proposto no sentido de precisar os termos e conceitos utilizados para expressar os diferentes tipos e formas da pesquisa e da prática interdisciplinar.

7 Conceituação de Interdisciplinaridade
Buscando um sentido para o termo interdisciplinaridade Como observam Heckhausen e Boisot, precisar o sentido vago do termo interdisciplinaridade, pressupõe primeiramente definir o que é uma disciplina, porque seu significado varia de um campo para o outro. Algumas vezes ela é definida em relação a seus procedimentos de observação. Outras vezes, com referência a seus modelos explanatórios. Em outras circunstâncias, com relação a seu objeto. Falar de interdisciplinaridade é falar de interação de disciplinas.

8 Conceituação de Interdisciplinaridade
Duas abordagens podem ser consideradas no tocante à definição de disciplina: uma empírica, defendida por Heckhausen e uma formal, advogada por Boisot. Heckhausen Interdisciplinaridade como a ‘Ciência das Ciências’. Parte da observação da situação científica existente. Conclui que a disciplinaridade deve ser entendida como a exploração científica especializada de um domínio determinado e homogêneo de estudo. Esta exploração consiste em fazer surgir novos conhecimentos que substituem outros mais antigos. A prática de uma disciplina leva à formulação e reformulação permanente de seu conjunto de conhecimentos e à definição e estabelecimento de suas fronteiras constituintes.

9 Conceituação de Interdisciplinaridade
Sete são os critérios enunciados por Heckhausen para que se possa caracterizar a natureza de uma determinada disciplina científica e distingui-la das demais. 1- domínio material, constituído pelo conjunto de objetos de que se ocupa uma disciplina; 2- domínio de estudo, definido pelo ângulo específico a partir do qual a disciplina delimita seu domínio material; 3- níveis de integração teórica dos conceitos fundamentais e unificadores de uma disciplina; 4- métodos próprios para apreender e transformar os fenômenos; 5- instrumentos de análise que levam em conta a estratégia lógica, os raciocínios matemáticos e a construção de modelos; 6- aplicações; 7- contingências históricas.

10 Conceituação de Interdisciplinaridade
Os sete critérios propostos por Heckhausen para delimitar uma disciplina, levaram-no a diferenciar pelo menos seis possíveis formas de relação interdisciplinar, ordenadas segundo uma escala ascendente de maturidade: 1- heterogênea, equivalente ao enfoque enciclopédico, que combina programas diferentemente dosados; 2- pseudo-interdisciplinar, que consiste na utilização de determinados instrumentos conceituais e de análise tidos como epistemologicamente neutros e capazes de funcionar como um denominador comum entre diferentes disciplinas; 3- auxiliar, quando se utiliza, numa disciplina, alguns métodos ou procedimentos próprios de outra; 4- compósita, quando ocorre a reunião de diferentes disciplinas com o objetivo de tentar soluções técnicas para grandes problemas histórico-sociais;

11 Conceituação de Interdisciplinaridade
5- complementar, quando disciplinas que possuem o mesmo objeto material ou interesses comuns se superpõem parcialmente, criando relações complementares entre seus respectivos domínios de estudo; 6- unificadora, quando ocorre uma integração muito estreita entre os domínios de estudo de duas disciplinas, tanto a nível técnico quanto metodológico. As suas ideias de Heckhausen levam à noção de uma instância científica capaz de impor sua autoridade às disciplinas particulares, num movimento rumo à transdisciplinaridade, ou seja, A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA NOVA CIÊNCIA, COM AMBIÇÕES E PRECONCEITOS DE CIÊNCIA SOBERANA.

12 Conceituação de Interdisciplinaridade
Boisot Posicionando-se pela análise formal da ciência, pretende apoiar a abordagem observacional e empírica de Heckhausen, pois considera necessária a existência de um modelo constitutivo de ciência. Defende a ideia de que a ciência é disciplina, sendo acima de tudo uma estrutura, passível de definição. Disciplina é “aquilo que designa um sistema no qual se reconhece uma organização e no qual a soma de suas partes não coincide com sua totalidade”.

13 Conceituação de Interdisciplinaridade
Boisot apresenta três tipos de interdisciplinaridade: 1- Linear, quando um fenômeno bruto que pertence a uma dada disciplina é legalizado ou explicado por uma lei, própria de uma outra disciplina; 2- Estrutural, quando ocorre a interação entre disciplinas, capaz de gerar um corpo de leis novas, isto é, de dar lugar a uma disciplina nova e original, não redutível, portanto, às disciplinas que lhe deram origem; 3- Restritiva, que consiste na reunião de diferentes disciplinas para se alcançar objetivos concretos, sem ensejar reciprocidade entre os elementos constitutivos das disciplinas.

14 Conceituação de Interdisciplinaridade
Piaget Para o autor os problemas de interdisciplinaridade levam em conta a comparação de diferentes tipos de estruturas, ou, simplesmente, à comparação de sistemas de regras. Interdisciplinaridade pode ser considerada como princípio de organização ou de estruturação dos conhecimentos, capaz de modificar: - postulados, - conceitos, - fronteiras, - pontos de junção, - métodos das disciplinas científicas.

15 Conceituação de Interdisciplinaridade
Piaget Conceitua interdisciplinaridade em contraponto às definições de multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade, ocorre quando há reciprocidade nos intercâmbios, capaz de gerar enriquecimento mútuo. Multidisciplinaridade pressupõe a solução de um problema através de diferentes disciplinas, havendo, contudo, empréstimo, sem enriquecimento mútuo. Este nível de relação pode se constituir no ponto de partida para a interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade, por sua vez, se efetua como integração total entre disciplinas, com eliminação de fronteiras estáveis.

16 Conceituação de Interdisciplinaridade
Jantsch Considera a interdisciplinaridade do ponto de vista dos valores da sociedade global, onde ciência e educação encontram-se inter-relacionadas e interdependentes, Faz distinção entre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade para abordar as questões relacionadas com a interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e no serviço. Através de suas definições, Jantsch pretende explicitar os vários níveis e formas nas quais a relação entre disciplinas pode ocorrer. São as seguintes as definições por ele adotadas:

17 Conceituação de Interdisciplinaridade
Jantsch 1- Multidisciplinaridade, trabalho simultâneo de uma gama de disciplinas, sem que se ressalte as possíveis relações entre elas; 2- Pluridisciplinaridade, justaposição de diferentes disciplinas, situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de forma a propiciar o surgimento de relações entre elas; 3- Disciplinaridade cruzada, quando a axiomática de uma única disciplina é imposta a outras do mesmo nível hierárquico, criando-se assim uma rígida polarização das disciplinas sobre a axiomática própria de uma delas; 4- Interdisciplinaridade, axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas, definida em nível hierárquico imediatamente superior, introduzindo uma visão de finalidade; 5- Transdisciplinaridade, coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino, com base numa axiomática geral, ponto de vista ou objetivo comum.

18 Conceituação de Interdisciplinaridade
Através dessas definições, Jantsch visa: Estabelecer uma diferenciação terminológica tendo por base graus de cooperação e de coordenação nos sistemas de ensino. Esclarecer os termos em função de uma prática educacional, onde os níveis por ele definidos seriam esferas de ação educacional propriamente ditas. A importância das colocações de Jantsch reside no fato de que ele pressupõe uma modificação na atitude epistemológica de compreensão do conhecimento, ao salientar a necessidade de uma finalidade na organização das ciências. Com essas ideias sobre o trabalho interdisciplinar, Jantsch parece inaugurar um novo discurso pedagógico, que pode ser constatado através do entendimento da interdisciplinaridade como meio de auto renovação e como forma de cooperação e coordenação crescente entre disciplinas.

19 Conceituação de Interdisciplinaridade
Ivani Fazenda Com vistas a esclarecer toda essa problemática terminológica, Ivani Fazenda faz, com base nas definições de Piaget, Jantsch e Hechausen, uma síntese dos conceitos de pluri, multi, trans e interdisciplinaridade. Por multi e pluridisciplinaridade, os autores pretendem descrever uma atitude de justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina, atingindo-se, quando muito, o nível de integração de métodos, teorias ou conhecimentos. Por interdisciplinaridade, entendem uma relação de reciprocidade, de mutualidade, um regime de co-propriedade, que possibilita o diálogo entre os interessados. Por transdisciplinaridade, um nível mais alto das relações iniciadas nos níveis pluri, multi, inter.

20 Conceituação de Interdisciplinaridade
Buscando minorar em parte esses ruídos semânticos, Fazenda propõe os conceitos de ‘integração’ e ‘interação’ e discute a questão da interdisciplinaridade basicamente sem lançar mão dos conceitos difusos de inter, pluri, multi e transdisciplinaridade. Integração refere-se ao aspecto formal da interdisciplinaridade, isto é, um momento prévio de organização e estudo dos conteúdos das disciplinas, como uma preparação para a interação, que só pode ocorrer em um regime de co-participação. A multi e a pluridisciplinaridade, implicando apenas a integração de conhecimentos, podem ser consideradas etapas para a interação, para a interdisciplinaridade.

21 Conceituação de Interdisciplinaridade
A integração, para Fazenda, deve ser encarada apenas como uma etapa, um momento anterior à interdisciplinaridade e não um produto acabado da interdisciplinaridade. Interação leva à interdisciplinaridade e é fator de mudança social. Pressupõe relações de reciprocidade, base do diálogo entre os interessados no trabalho interdisciplinar. Requer mudança de atitude, através da qual a colaboração entre as diversas disciplinas conduzirá a uma interação, a uma intersubjetividade, num regime de co-propriedade, de diálogo, como única possibilidade de efetivação de um trabalho interdisciplinar.

22 Conceituação de Interdisciplinaridade
Para finalizar O que pode ser constatado: Problemas de terminologia em muito dificultam a clarificação das questões relacionadas com a teoria da ação interdisciplinar e, portanto, a convergência entre os diversos autores. Alguns estudiosos só reconhecem como disciplina um corpo de conhecimento que se constitua em ciência. Esta posição leva estes autores a só considerarem a ocorrência de interdisciplinaridade no campo da pesquisa, da geração de conhecimento, tendendo a excluir do campo de interesse do interdisciplinar as experiências nas áreas do ensino e da aplicação do conhecimento.

23 Conceituação de Interdisciplinaridade
A palavra ‘interdisciplinaridade’ parece mais adequada para nomear a qualidade de uma ação do que para denominar a própria ação. Desta escolha decorre que, em vez de usar o adjetivo interdisciplinar para qualificar os processos e os produtos de qualquer ação conjunta, usa-se tão-somente a própria palavra interdisciplinaridade para designar indistintamente tanto as ações quanto os resultados delas. Diferentes autores se apropriam de termos como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade para designar diferentes formas, tipos ou graus de inter-relacionamento.


Carregar ppt "Coisas Escritas SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google