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COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.

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1 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES

2 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms O QUE SÃO MERCADOS EMERGENTES: O Banco Mundial define uma economia como emergente se o seu nível de criação de riqueza medida pelo produto nacional bruto (Gross national product) per capita, se encontra abaixo daquele de economias desenvolvidas. Economias Avançadas ou desenvolvidas: são países da era pós-industrial caracterizados por alta renda per capita, setores altamente competitivos e infraestrutura bem desenvolvida. Economias em desenvolvimento: são países de baixa renda caracterizados por industrialização limitada e economias estagnadas Economias de Mercado Emergente: representam o subconjunto de economias em desenvolvimento que, a partir da década de 1980, passaram a atingir um nível de considerável industrialização, modernização e rápido crescimentos econômico

3 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Condições de comércio Economias Avançadas Economias em desenvolvimento Mercados Emergentes IndustrializaçãoAltamente desenvolvida PobreEm rápida Expansão CompetiçãoSubstancialLimitadaModerada, porém em expansão Barreiras ComerciaisMínimasModeradas e altasEm rápida liberalização Volume de comércioAltoBaixoAlto Entrada de IEDAltaBaixaModerada Condições de Comércio nos principais grupos de países Fonte: Banco Mundial, disponível em www.Worldbank.org

4 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Mercado emergente é aquele que esta (Pereiro 2000): Tentando reordenar suas contas, privatizando empresas e desregulamentando a atividade econômica; Estabilizando o seu sistema político, movendo-o em direção de regimes mais liberais e democráticos, e esforçando-se para resolver os mais graves problemas sociais; Diminuindo barreiras ao investimento estrangeiro e comércio internacional, aumentado assim sua participação na economia mundial; Experimentando uma profunda mudança na estrutura de suas industrias; Verificando enorme aporte de capital estrangeiro e tecnologias, assim como novas formas de gerenciar. Demonstrando alta taxa de crescimento das fusões e aquisições, e verificando o estabelecimento de subsidiárias de empresas multinacionais. Observando o crescimento do mercado de capitais, que esta cada vez mais ativos e sofisticado; e Expandindo sua influência aos países vizinhos, que também estão começando a abrir suas economia ao mundo.

5 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms. Um país ou mercado emergente pode, desta forma, ser definido como aquele que está passando por um processo de globalização, isto é, esta abrindo suas fronteiras ao fluxo internacional de comércio e investimento. Cada vez mais as empresas que se internacionalizam envolvem-se em atividades que contribuem para promover o desenvolvimento econômico nos mercados emergentes e na economias em desenvolvimento. 1.Fomento industrial ao desenvolvimento econômico com lucrativos projetos de modernização, e 2.Incentivo ao empreendedorismo por meio de empréstimos de pequena escala ResponsabilidadeSocial e corporativa

6 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Cinco mitos sobre os mercados emergentes: Mito nº 4 : Mercados emergentes são primários em tecnologia. Crescimento do mercado de celulares, internet. Na África produtores rurais usam seus celulares para acesso à informações metereológicas e aos mercados de commodities agrícolas. Mito nº 2: Mercados emergentes não tem dinheiro para gastar com tecnologia. Todos esses mercados têm segmentos de consumidores de alto poder aquisitivo e mesmo os compradores de renda média podem fazer despesas significativas em aparatos tecnológicos. Mito nº 3: Consumidores de mercados emergentes não aceitam pagar mais por..............marcas. Há uma percepção errada de que concorrentes de preço baixo e sem “marca” vão ficar com a “parte do leão”, entretanto, marcas fortes mundiais são percebidas como mais seguras.

7 COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Cinco mitos sobre os mercados emergentes: Mito nº 4 : As mesmas ofertas de tecnologia dos mercados maduros terão êxito nos mercados emergentes. Produtos customizados pelas prioridades locais vêm atraindo interesse intenso nos mercados emergentes. Na Índia rural, onde moram 70% dos indianos; o celular da Nokia tem lanterna de qualidade (fornecimento de energia pouco confiável). Mito nº 5: Os consumidores dos mercados emergentes focam produtos, não serviços. A negligência no suporte às vendas de produtos tecnológicos tem um impacto significativo nas vendas.


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