A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana"— Transcrição da apresentação:

1 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana
Geografia Homem & Espaço 8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

2 A diversidade de povos da América
A diversidade de povos nos países que formam a América explica-se pelas particularidades da colonização em suas diversas regiões e pela própria variedade de povos indígenas. Apesar de ter existido grande diversidade de povos indígenas na América Anglo-Saxônica, eles foram praticamente exterminados no processo de colonização. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Tendo essa região recebido um maior número de imigrantes. A maioria vinda da Europa, mas vários outros povos compõem a América Anglo-Saxônica, é o caso dos africanos escravizados, e dos chineses, japoneses e coreanos.

3 Índios em reserva no Arizona, nos Estados Unidos (2005).
Alison Wright/Cobis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Ricardo Azoury/Pulsar Índios caiapó no Brasil.

4 Descendentes de imigrantes alemães em Santa Catarina, Brasil.
Juca Martins/Pulsar Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Ken Glaser/Keystock Negros nos Estados Unidos.

5 Índios em situação de miséria no Paraguai (2005).
AFP Photo/Norberto Duarte Índios em situação de miséria no Paraguai (2005). Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Branson Reynolds/Keystock Índios norte-americanos no Arizona, Estados Unidos.

6 Desafios para o século XXI
Apesar dos avanços em sua participação social e política nas últimas décadas, os povos indígenas continuam a sofrer discriminação, vivendo, em sua maioria, em situação de marginalidade, exclusão e pobreza. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva O desafio para a construção de democracias pluriculturais consiste não apenas na eliminação das desigualdades, Mas também em reconhecer, efetivamente, a contribuição sobre as noções de identidades, cosmovisões, raízes e humanismo de todos povos que habitam a região.

7 O crescimento da população
A América era o terceiro continente mais populoso do mundo. 2006 Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Com 902,6 milhões de habitantes. Desse total, 568,9 milhões viviam na América Latina, Enquanto 333,7 milhões habitavam a América Anglo-Saxônica.

8 As taxas de crescimento populacional estão diretamente relacionadas:
Ao nível de desenvolvimento econômico e social de cada país. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Isso explica, em parte: As diferenças entre os índices de crescimento: Dos países latino-americanos que são elevados. E dos Estados Unidos e do Canadá, onde a população cresce mais lentamente.

9 Distribuição da população por continente e projeção para 2050 (em milhões)
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: State of world population 2006 – UNFPA. Disponível em: [ Acesso em: 1º maio 2008.

10 A distribuição da população na América
A América apresenta grandes vazios demográficos e áreas de intensa concentração populacional. Que podem ser explicados pelas condições naturais e por razões históricas e econômicas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Os grandes vazios demográficos, correspondem: à região da floresta Amazônica; aos desertos de Atacama (Chile e Peru), da Patagônia (Argentina) e do Colorado (Estados Unidos); às regiões de clima frio e polar do norte canadense. Devido à facilidade de acesso e comunicação com as metrópoles europeias, a população americana concentrou-se próximo ao Atlântico, desde o período colonial.

11 Distribuição da população no continente americano.
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Grand atlas mondial. Paris: Marshall Cavendish, p.33 (adaptado).


Carregar ppt "8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google