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Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas.

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1 Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas pos-matematica@ufam.edu.br CAPES 2009

2 Proposta do Programa ÁREAS DE CONCENTRAÇÃOLINHAS DE PESQUISA GEOMETRIA DIFERENCIAL Geometria das Subvariedades Teoria Geométrica do Controle Geometria Intrínseca MATEMÁTICA APLICADA Matemática Aplicada Contínua Matemática Aplicada Discreta Processamento de Sinais ÁLGEBRA Topologia dos grupos profinitos ESTATÍSTICA Reconhecimento estatístico de padrões

3 Infra-Estrutura e Plano de Desenvolvimento O Programa dispõe de espaço adequado para seu corpo docente e discente com gabinetes climatizados, computadores e internet. Dispõe de 2 Auditórios e 4 salas para atendimentos especializados de seminários e eventos. Dispõe de biblioteca especializada em publicações importantes para consultas. Os pesquisadores aprovaram diversos projetos de pesquisa tais como CT-Amazonia, PROCAD com a UnB e UFPA, Casadinho com Unb e UFC, e CT-Infra que viabilizam a ampliação do espaço físico, ampliação de acervo bibliográfico, aquisição de equipamentos e melhoramento dos laboratórios.

4 Ampliação da infra-estrutura física através da construção de um novo prédio de dois pavimentos usando recursos do CT-INFRA. Realização de eventos científicos nas áreas de Geometria Diferencial, Matemática Aplicada e Estatística. Aumento do Corpo Docente do Programa através de contratação de novos Pesquisadores. Ampliação do corpo discente e redução do tempo médio de titulação. Uma das estratégias é a realização de cursos de nivelamento em outras cidades onde já se tem mestres egressos ou outro profissional qualificado atuando. Ampliação do intercâmbio científico com outros centros de pesquisa. Planejamento incentivando a realização de pós-doutoramentos e estágios de pesquisa. Plano de Desenvolvimento

5 Corpo Docente Categoria P/C/VOrientações Ano Dr. CNPQ Nível 2007200820072008 Alfredo Wagner Martins Pinto PC2- 2000 Amazoneida Peixoto Pinheiro C--- 2003 Celso Romulo Barbosa Cabral CP-1 2000 Cicero Mota Cavalcante PP-- 19992 Flavia Morgana J de Oliveira -P-- 2007 Ivan de Azevedo Tribuzy PP1 (co)- 1978 José Cardoso Neto CC-- 2000 José Kenedy Martins PP2- 1999 José Raimundo Gomes Pereira CC-- 2001 Mario Salvatierra Junior CC-- 2005 Nilomar Vieira de Oliveira CC2- 2005 Renato de Azevedo Tribuzy PP22 19781C Roberto Cristóvão M Silva CP-2 2006 Sheila Campos Chagas PP-- 2005 Victor Jose A Ayala Bravo VV-- 1989 6P x 7C8P x 5C85

6 Corpo Discente - Teses e Dissertações Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Número de docentes orientadores 200730833 meses9 200825531 meses9 Resultados de formação de mestres e doutores: Sem orientações 1 orientação2 orientações3 orientações4 ou mais orientações Mestrado42211 Distribuição das orientações no corpo docente (concluídas em 2007 ou 2008):

7 Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no periodo: A1A2B1B2B3B4B5Número de docentes permanentes 2007--5-2--6 200811121-18 Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no periodo: Sem publicações1 a 2 artigos3 a 4 artigos5 ou mais artigos 332-

8 Inserção Social Na região norte do Brasil, o Programa tem formado 50 mestres em matemática em seus 10 anos de existência (1999-2009), criando uma perspectiva impar de desenvolvimento científico uma vez que atua pioneiramente na capacitação de recursos humanos para uma área do país com singularidades socio-econômica e geográfica. A maioria dos mestres realizaram ou estão realizando doutorado e atuam nas Instituições de Ensino Superior públicas e particulares de Manaus, do interior do Estado do Amazonas e de outras capitais do país. Devido as condições geográficas e sócio econômicas desta região, nosso programa é responsável pela qualificação científica dos profissionais de educação, de pesquisa e da industria local. Os egressos do Programa têm desenvolvido atividades de iniciação científica nas cidades onde agora trabalham, promovendo uma preparação para a pós-graduação em Matemática. O Programa tem qualificado além dos discentes da capital, uma demanda discente proveniente do interior do Amazonas e de outros estados. O Programa promoveu nos últimos 4 anos 5 eventos científicos internacionais e mantém um fluxo contínuo de pesquisadores. Em 2007 e 2008 recebeu 49 visitas de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Este intercâmbio propiciou, além de pesquisas com os grupos locais, minicursos e palestras. O Programa mantém atualizado uma página na internet disponibilizando todas as informações de interesse acadêmico ou científico sobre as suas atividades.

9 A CAPES autorizou a criação do Curso de Doutorado UFAM/UFPA em colaboração ampla a partir de 2010. Este curso contribuirá decisivamente para o nível de qualificação dos recursos humanos da região. Os recursos aprovados pelo projeto CT-Infra/FAPEAM possibilitarão um aumento expressivo do espaço físico disponível para o Programa. Os recursos provenientes de emenda parlamentar possibilitarão o melhoramento e expansão dos laboratórios. Outras Informações

10 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática, estabeleceu critérios mínimos para credenciamento dos professores membros do seu Colegiado. Critério MínimoPublicação ou Aceite Credenciamento como membro permanente a partir de 2008 2 artigos em 3 anos do triênio da CAPES Credenciamento como membro colaborador 1 artigo nos últimos 3 anos Credenciamento de orientadores do programa Publicação trienal mínima de 1 artigo

11 Em relação ao triênio anterior, o Programa atendeu à recomendação da CAPES, aumentando significativamente a produção científica e promovendo a melhor distribuição desta em seu corpo docente. O Programa neste triênio também melhorou o número de titulações, tendo titulado 23 mestres até o primeiro semestre de 2009. O Programa tem boas perspectivas de expansão de seu corpo docente. O Departamento está realizando concursos em janeiro de 2010, além disso, está articulando a contratação de dois professores visitantes na área de Geometria e Topologia. Informações Complementares

12 Quadro Resumo de Indicadores PQ1PQ2PQ3AP1AP2PF 1,141,852,0 01,85 PQ1=(A1+A2+B1)/DP =8 /7=1,14 PQ2=(A1+A2+B1+B2+B3)/DP = 13/7=1,85 PQ3=(A1+A2+B1+B2+B3+B4+B5)/DP = 14/7=2,0 AP1=AC/DP = 14/7=2,0 AP2 = (AQ-AC)/DP = (11-11)/7=0 PF = (M+2,5D)/OC = (13+2,5x0)/7= 1,85 AC é no número total de artigos publicados no triênio em revistas “core” AQ é o número de artigos publicados no triênio em revistas do Qualis OC é o número médio de orientadores cadastrados


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