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Resultados Consolidados

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Apresentação em tema: "Resultados Consolidados"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados Consolidados
3o Trimestre 2004 Conference Call 12 de novembro de 2004

2 Performance do Período
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Lucro Operacional 556 401 428 Lucro Líquido 327 305 270 Lucro por ação (R$) (1) 0,23 0,22 0,20 Retorno Anualizado sobre PL Médio 17,8% 17,3% 16,5% Ativos Totais 84.062 80.011 68.066 Operações de Crédito 30.667 30.045 26.624 Depósitos + Fundos 64.698 59.831 49.322 Patrimônio Líquido 7.932 7.704 7.023 (1) Em agosto de 2004, as ações foram grupadas à proporção de 100 para cada ação da mesma espécie e classe. Os períodos anteriores foram ajustados para melhor comparabilidade.

3 Performance do Período
R$ Milhões 9M04 9M03 Lucro Operacional 1.428 1.451 Lucro Líquido 908 761 Lucro por ação (R$) (1) 0,65 0,55 Retorno Anualizado sobre PL Médio 16,4% 15,2% (1) Em agosto de 2004, as ações foram grupadas à proporção de 100 para cada ação da mesma espécie e classe. Os períodos anteriores foram ajustados para melhor comparabilidade.

4 Demonstração de Resultado
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Resultado Interm. Financeira 1.400 1.142 1.116 (+) Receitas de Prestação de Serviços 829 820 685 (-) Desp. Pessoal e Administrativas (1.308) (1.242) (1.181) (+/-) Outras Receitas e Despesas Operacionais (365) (319) (192) (=) Resultado Operacional 556 401 428 (+/-) Resultado não Operacional (5) 18 (7) (+/-) Imposto de Renda e Contrib. Social (141) (18) (56) (-) Participação Lucro/Participação Minoritária (83) (96) (95) Lucro Líquido 327 305 270

5 Margem Financeira 3T04 2T04 3T03 Receita de Intermediação Financeira
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Receita de Intermediação Financeira 3.095 3.414 3.419 Despesa de Intermediação Financeira (1.420) (1.956) (1.887) Marg. Financ. antes Provisão p/ Perdas c/ Crédito (A) 1.675 1.458 1.532 Provisão para Perdas com Créditos 275 316 416 Marg. Financ. após Provisão p/ Perdas c/ Crédito 1.400 1.142 1.116 Ativos Totais Médios ( - ) Aplicações Interfinanceiras de Liquidez - Média ( = ) Ativos Totais Ajustados ( = ) Ativos Totais Ajustados – Permanente (B) Margem da Intermediação Financeira Ajustada ( A / B )% 82.036 75.758 67.079 15.316 12.286 9.623 66.720 63.472 57.456 63.183 59.505 54.178 11,0% 10,2% 11,8% Nota: A Margem Financeira Líquida sem ajustes ficaria em 8,8%, 8,4% e 10,0% no 3T04, 2T04 e 3T03, respectivamente.

6 Taxa Efetiva de IR/CS 551 419 421 (46) (57) (59) 505 362 362 (172)
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Resultado antes de IR/CS e participações 551 419 421 Participações no Lucro (46) (57) (59) (A) Resultado antes de IR/CS e após participações 505 362 362 IR/CS às alíquotas de 25% e 9% (172) (123) (123) IR/CS sobre Juros sobre Capital Próprio / exclusões (adições) permanentes líquidas 67 72 54 IR/CS sobre variação cambial não tributável / não dedutível e Resultado de equivalência patrimonial (36) 33 13 (B) IR/CS do período (141) (18) (56) (B / A ) Taxa Efetiva de IR/CS 28% 5% 15%

7 Outras Receitas e Despesas Operacionais
R$ Milhões Análise das Variações Trimestrais D 3T04 2T04 3T03 3T04-3T03 Outras Receitas e Despesas Operacionais (365) (319) (192) (173) Principais Variações Provisões Trabalhistas/Cíveis/Fiscais (114) (106) (74) (40) Despesas de Comercialização de Cartões (92) (87) (63) (29) Despesas Tributárias (199) (174) (160) (39) Amortização de Ágio (39) (36) (20) (19) Programa Aposentadoria Voluntária (9) (15) - (9) Total das Variações Explicadas (136)

8 Carteira de Títulos Custo Atualizado Valor de Mercado
Marcação a Mercado de Títulos e Derivativos R$ Milhões Ajuste ao Ajuste ao Valor D Valor D Mercado 3T04 Mercado 2T04 30/09/2004 30/06/2004 Impacto no Resultado 77 11 65 -46 Impacto no Patrimônio Líquido (111) 54 (165) 92 Títulos Mantidos até o Vencimento R$ Milhões Custo Atualizado Valor de Mercado Títulos Mantidos até o Vencimento 5.338 5.621 + 283 Ganhos não Realizados

9 Receita de Prestação de Serviços
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Tarifas bancárias e outras tarifas e comissões 408 403 372 Cartões de crédito 321 321 232 Cartões de Crédito Próprios + Redecard 214 220 148 Credicard 107 101 84 Administração de recursos de terceiros 100 96 82 Total das receitas de prestação de serviços 829 820 685

10 Despesas de Pessoal e Administrativas
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Despesas de Pessoal 527 484 491 Despesas Administrativas 781 758 690 Total 1.308 1.242 1.181 Índice de Eficiência 61,2% 63,4% 58,2%

11 Composição da Carteira de Crédito
Non-Accrual 91,9% 92,2% 90,4% 99,2% R$ milhões 26.624 30.045 30.667 96,6% D-H A C AA B AA 36,0% 39,2% 36,4% 6,0% 4,7% 1,0% 34,4% A 1,0% 37,7% 40,9% 3T03 3T04 11,6% 8,1% B 8,1% Índice de Cobertura de Non-Accrual 8,4% 6,9% 6,8% C Carteira Non-Accrual / Carteira Total 9,6% 8,1% 7,8% D-H Transferência Líquida para Prejuízo / Carteira Total Set 03 Jun-04 Set 04 Carteira de Crédito AA-C

12 Operações de Crédito – Pessoa Física
R$ Milhões 27,0% 4,8% 11.496 10.969 15,0% 9.050 3,9% 26,2% 103,1% 20,3% 6.012 6.248 5.434 10,1% 5,1% 1,3% 1.551 1.779 1.958 1.881 1.976 1.297 1.314 973 1.092 Banco Múltiplo e Financeiras Cartões de Crédito Credicard Total PF Demais Empresas Próprios Set-03 Jun-04 Set-04

13 Operações de Crédito – Pessoa Jurídica
R$ Milhões 9,1% 2,3% 0,5% 19.171 19.076 -2,5% 17.574 30,5% 14.021 13.361 13.674 8,7% 5.497 5.055 4.213 Micro, Pequenas e Médias Empresas Grandes Empresas Total PJ Set-03 Jun-04 Set-04

14 Evolução da Carteira de Crédito
R$ Milhões 25.827 26.751 27.917 30.667 45% 50% 54% 53% 55% 50% 47% 46% dez-01 dez-02 dez-03 set-04 Varejo Atacado Nota: Atacado considera apenas a carteira de Grandes Empresas.

15 Carteira indexada ao Dólar
Evolução da Carteira de Crédito R$ Milhões 15,2% 2,1% 12,8% D% Set-04 / Set-03 30.667 30.045 26.624 4,8% 21,2% Pessoa Física +27,0% 10.969 11.496 9.050 R$ 6,8 Bi US$ 2,2 Bi R$ 6,3 Bi US$ 2,2 Bi R$ 5,9 Bi US$ 2,0 Bi 0,5% Pessoa Jurídica +9,1% 8,5% 19.076 19.171 17.574 Carteira indexada ao Dólar Set 03 Jun 04 Set 04

16 Empresas de Consumo com Grupo Credicard
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Contribuição para o Unibanco 161 150 134 Faturamento 5.915 5.919 3.974 Carteira de Crédito 5.286 4.992 3.641 Despesas com Perdas de Crédito 188 193 199 Despesas com Perdas / Carteira de Crédito 3,6% 3,9% 5,5% Inclui: Fininvest, Unicard, HiperCard, 50% LuizaCred, 50% PontoCred e 33,3% Credicard, 33,3% Orbitall e 31,94% da Redecard.

17 Empresas de Consumo sem Credicard e Orbitall
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Contribuição para Unibanco 137 123 110 Faturamento 4.325 4.353 2.502 Carteira de Crédito 3.972 3.695 2.550 Despesas com Perdas de Crédito 155 163 167 Despesas com Perdas / Carteira de Crédito 3,9% 4,4% 6,5% Inclui: Fininvest, Unicard, HiperCard, 50% LuizaCred, 50% PontoCred e 31,94% da Redecard.

18 Captações D % Tri D % Ano Set-04 Jun-04 Set-03 Depósitos 31.014 28.925
R$ Milhões D % Tri D % Ano Set-04 Jun-04 Set-03 Depósitos 31.014 28.925 24.986 7,2% 24,1% SuperPoupe 1.030 403 - 155,6% - Fundos 32.654 30.503 24.336 7,1% 34,2% 64.698 59.831 49.322 8,1% 31,2%

19 Seguros, Garantia Estendida e Previdência Privada
R$ Milhões 3T04 2T04 3T03 Prêmio Emitido Líquido+Faturamento de Previdência 1.039 1.163 753 Reservas Técnicas Seguros + Previdência 5.106 4.847 3.682 Lucro Líquido 76 79 58 Sinistralidade 44,1% 50,5% 58,4% Indice Combinado (%) 99,4% 99,6% 103,9% Reservas Técnicas de Seguros, Garantia Estendida e Previdência 38,7% D% Set-04/Set-03 5,3% 31,6% 4.847 5.106 Seguros +26,8% Prev.Privada +42,2% 3.682 1.067 1.077 842 3.770 4.039 2.840 set-03 jun-04 set-04

20 Perspectivas Macroeconômicas
PIB 4,2% 4,0% Câmbio (R$ / US$) 2,90 3,00 SELIC (final do ano) 17,75% 15,50% IPC-A 7,1% 6,1%

21 Perspectivas do Unibanco para 2004
GUIDANCE 13/8/2004 NOVO GUIDANCE SET-04 – SET-03 Carteira de Crédito 15% 18% 15% Pessoa Jurídica 9,1% 9% 11% Grandes 2,3% 5% 2% Médias / Pequenas 30,5% 22% 37% Pessoa Física 27% 30% 15% Banco Múltiplo e Demais Empresas 15,0% 22% 20% Financeiras 26,2% 23% 34% Cartões de Crédito Próprios 103,1% 54% 107% Credicard 20,3% Despesas Administrativas 11% 9% 9% Receita de Serviços 16% 12-16% 14-16%

22 Reestruturação Societária Credicard

23 Credicard - Contexto A carteira própria de cartões de crédito de 7,5 milhões faz do Unibanco um dos principais players no mercado. Unibanco é auto-suficiente no processamento de seus cartões. Temos o principal negócio de cartões Private Label do país: 9,5 milhões. Transação geradora de valor para os acionistas do Unibanco. Manteremos nossa participação na Redecard, empresa de elevada rentabilidade que detém o relacionamento com os lojistas. Promissoras associações com grandes redes varejistas.

24 Credicard: Antes e Depois da Transação
33,3% 33,3% 33,3% Depois 50% 50%

25 Orbitall: Antes e Depois da Transação
33,3% 33,3% 33,3% Depois 100%

26 Redecard: Sem alterações
32% 32% 32% 4%

27 Reestruturação Societária – Grupo Credicard
R$ Milhões 9M04 Credicard Orbitall Total Valor da Transação 1.543 140 1.683 ( ( - - ) Valor Cont ) Valor Cont á bil do Investimento bil do Investimento (99) (99) (63) (63) (162) (162) (-) Provisão por garantia de contingências futuras (90) (90) (10) (10) (100) (100) Resultado não operacional antes da tributação 1.354 1.354 67 67 1.421 1.421 M M ú ú ltiplos da Transa ltiplos da Transa ç ç ão ão Preço / Patrimônio Líquido 15,6 2,2 10,4 Preço / Lucro 18,4 9,5 17,1 M M ú ú ltiplos do Unibanco (Base Unit = R$ 15,15) ltiplos do Unibanco (Base Unit = R$ 15,15) Preço / Patrimônio Lucro 1,3 – 1,4 Preço / Lucro 8,1

28 Efeitos Futuros no Balanço e Resultados

29 Impactos da Operação - Estimativa 2005
Balanço Resultado Ingresso de Caixa + R$ 1,7 Bi Redução do Saldo de Ágio em 46% - R$ 778 MM (Bandeirantes) Melhora da Relação Ágio/PL de 21,4% para 11,4% (base set/04) Redução do Investimento - R$ 162 MM Redução da Carteira de Crédito - R$ 1,3 Bi Resultado da Aplicação do Caixa + R$ 284 MM 2005) Redução da Despesa de Ágio + R$ 95 MM Eliminação da Equivalência Patrimonial da Credicard / Orbitall - R$ 112 MM Manutenção dos Resultados da Redecard R$ 102 MM

30 Impactos Previstos – 2005 (Recorrente)
R$ Milhões Receita Adicional da Aplicação do Caixa 16,6% 2005) 284 Eliminação de Despesa de Amortização de Ágio 95 Perda de Equivalência Patrimonial ( ) (112) Efeitos Fiscais (129) Efeito Adicional no Resultado 138 Impacto ROE 1,5%

31 Nossos Negócios de Cartão de Crédito e Private Label

32 Negócios de Cartões de Crédito
Milhões Evolução da Quantidade de Cartões de Crédito Dezembro-1999 Setembro 7,5 7,6 4,1 2,0 Cartões Unibanco* Credicard Em setembro 2004, o Unibanco tinha: 7,5 milhões de cartões de crédito 9,5 milhões de cartões private label Base de clientes de varejo de grande potencial (Ponto Frio e Magazine Luiza) * Unicard, HiperCard e Fininvest

33 Evolução do Faturamento Unibanco e Credicard
% 3T01 3T02 3T03 3T04 Credicard 100,0 100,0 100,0 100,0 Cartões Unibanco 44,3 45,3 48,1 78,0 Private Label Unibanco 10,9 14,3 16,3 20,9 Total Unibanco 55,2% 59,6% 64,4% 98,9%

34 Evolução Faturamento – Cartões de Crédito – Sem HiperCard
Mercado Total: Abecs Credicard Banco do Brasil Itaú Bradesco UBB = Visa + MasterCard 14,2% 7,6% 13,9% 12,7% 10,8% Credicard: Não contempla Diners Club

35 UBB = Visa + MasterCard + HiperCard
Evolução Faturamento – Cartões de Crédito – Com HiperCard Credicard 14,2% 11,7% 13,9% 12,7% 10,8% Banco do Brasil Itaú Bradesco UBB = Visa + MasterCard + HiperCard Mercado Total: Abecs

36 Portfolio Total de Cartões – Set/04
Pós-Venda Antes Portfolio Total (MM) 4.206 2.621 8.486 1.422 305 2.453 19.494 17.041 Hipercard - 2.621 - - - - 2.621 2.621 Bandeirados 4.206 - 708 - - 2.453 7.368 4.914 Cartões Próprios - - 7.779 1.422 305 - 9.505 9.505 Faturamento (R$ MM) 4.603 3.093 2.251 479 122 4.599 15.146 10.548 Carteira (R$ MM) 1.400 891 1.071 156 34 1.171 4.723 3.553

37 Para informações adicionais favor contactar a área de
Relações com Investidores Telefone: Fax: site: A apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, planos de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras sobre o Unibanco, suas subsidiárias e afiliadas. Embora essas referências e declarações reflitam o que os administradores acreditam, as mesmas envolvem imprecisões e riscos difíceis de se prever, podendo, desta forma, haver resultados ou conseqüências diferentes daqueles aqui antecipados e discutidos. Esses riscos e incertezas incluem, mas não são limitados, à nossa habilidade de perceber a dimensão das sinergias projetadas e seus cronogramas; bem como aspectos econômicos, competitivos, governamentais e tecnológicos que possam afetar tanto as operações do Unibanco, quanto o mercado, produtos/preços, e outros fatores detalhados nos documentos do Unibanco arquivados juntamente à CVM – Comissão de Valores Mobiliários, cabendo aos interessados lerem e avaliarem cuidadosamente as expectativas e estimativas aqui contidas. O Unibanco não se responsabiliza em atualizar qualquer estimativa contida nesta apresentação.


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