A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Relação entre o administrativo e o pedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Relação entre o administrativo e o pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 A Relação entre o administrativo e o pedagógico
Prof. Artur Motta

2 Uma relação (nem sempre amistosa...) entre meios e fins

3 Pra começar... Vamos falar de meios e fins...
Para isso, assistiremos a um pequeno vídeo e vamos, agora, refletir sobre alguns pontos...

4 Vamos a algumas reflexões...
Quem é a principal figura da apresentação? Para quem é feita a apresentação? Como a figura principal parece se sentir na apresentação? Qual parece ser o resultado final?

5 Tudo isso tem algo a ver com a Escola?
Há um “artista” ? Há um “público”? Há um “espetáculo”?

6 Você reconhece esses nomes?
Joana Mazzuccheli, Alexandre Lins, Max Pierre, Daniel Silveira, Marcelo Vilella, Wilson Cunha, Ricardo Martins, Rafael Dragaud, Caco, Flavio Senna, Carlos Freitas, Anderson, Miro, Fabio, Samuel, Saulo, Rosa,... Vamos, então, assistir a mais um pouquinho do espetáculo...

7 Estes são os “anônimos” que fazem o espetáculo acontecer...
Em nossa Escola, também há “anônimos” que fazem o espetáculo acontecer: Almir, Haroldo, Kátia Lopes, Karina, Marco Carius, Mario, Natacha, Inaldo, Miguel, Camile, Monica Pernet, Kátia Costa, Mirna, Thais, Ilze, Alba, Helena, Lopes, Amanda, Michele, Cirley, Marina, Mariana, Nelson, Reinaldo, Henrique, Michele Novais e outros/outras.

8 Conclusão 1 Somos, todos, colaboradores, para que aconteça o grande espetáculo da educação nas nossas Escolas... Uns aparecem mais, outros menos, mas somos todos importantes para o sucesso... Sem os “meios”, os “fins” não se tornam concretos... Viram só intenção...

9 Mas existem novas reflexões a esse respeito...
Vejamos como andam os estudos sobre a Relação Administrativo/Pedagógico: 1) Perspectiva do Conflito Funcional Entende que a relação entre os meios e os fins, em uma organização, é uma relação em conflito funcional. Como conseqüência, entende que o Administrativo e o Pedagógico estarão em permanente conflito nas organizações escolares.

10 Continuando com as novas reflexões...
2) Perspectiva de Interconexão discute a relação entre o administrativo e o pedagógico na vertente da interconexão, ou seja, o pedagógico na escola como razão de ser da administração escolar. Modos como aparece: 1) numa aplicação de técnicas administrativas às práticas educativas, gerando um excesso burocrático; 2) numa espécie de “barco sem dono”, onde todos fazem de tudo um pouco.

11 Continuando com as novas reflexões...
3) Perspectiva Multirreferencial discute a relação entre o administrativo e o pedagógico numa vertente multirreferencial. Ao considerar a lógica do administrativo diferente da lógica do pedagógico, implica em conceber uma relação de coexistência.

12 Ainda a abordagem Multirreferencial
O ponto de partida para a abordagem multirreferencial é assumir plenamente a hipótese de complexidade da realidade analisada, propondo uma leitura plural do objeto, seja de natureza prática ou teórica, sob diferentes pontos de vista, que implicam visões especificas, em função de sistema de referências distintos, reconhecidos explicitamente como não-redutíveis uns aos outros, ou seja, heterogêneos.

13 Vamos avançar mais um pouco...
Hoje, quando se fala em educação, portanto, a comparação que fizemos no início NÃO SERVE MAIS... Na verdade, a educação ocorre nas RELAÇÕES que se estabelecem no interior da instituição. Em outras palavras, o sucesso do ESPETÁCULO DA EDUCAÇÃO, sob o aspecto das relações institucionais, depende de um novo olhar em que o Administrativo e o Pedagógico mantêm suas especificidades, suas diferenças, se vêem como diferentes E SE ENRIQUECEM NESSAS DIFERENÇAS!!!!!!

14 Portanto... As pessoas se relacionando entre si é que fazem acontecer a Educação. Todos somos MEIOS para alcançar o grande FIM, que é a MISSÃO DE CADA ESCOLA. Hoje, o resultado das ações não depende somente de quem FAZ, mas também de COMO SE DESENVOLVE A AÇÃO: As RELAÇÕES têm importância fundamental !!!!

15 Desenvolvimento integral: quais são nossos conceitos
E tudo isso está intimamente relacionado às grandes linhas de cada Escola... Desenvolvimento integral: quais são nossos conceitos de “desenvolvimento”? E de “integral”? Pensando nesses conceitos, quem promove o desenvolvimento integral na Escola?

16 CONVIVÊNCIA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS
Preparação para o exercício da Cidadania... CONVIVÊNCIA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS Se discordas de mim, Tu me enriqueces... D. Hélder Câmara Como andam nossas DIFERENÇAS...? O que enxergam nossos Alunos, quando vêm nossa convivência?

17 Formação de Cidadãos Proativos
Preparação para o Mundo do Trabalho... Formação de Cidadãos Proativos A proatividade pode e deve ser trabalhada ou desenvolvida. O importante é ter disposição e vontade de buscar esta evolução, que com certeza, renderá muitos frutos e será um diferencial importante na carreira profissional e na vida nossa e de nossos Alunos. O que temos ensinado aos nossos Alunos? Proatividade... Ou espera por instruções e ordens superiores, “tirando o meu da reta” ?

18 enxergando também o sentido das Normas e rotinas do OUTRO.
Os processos devem contar com a participação de alguns, mas com a colaboração de TODOS. Para isso, enxergar a dimensão pedagógica de toda atividade administrativa e vice-versa, enxergando também o sentido das Normas e rotinas do OUTRO.

19 Para terminar... o que podem fazer as mãos, quando se juntam...
Este mundo maravilhoso não cai do céu: no caso do nosso trabalho, é algo que se constrói cotidianamente, pedacinho por pedacinho, seja nas funções pedagógicas, seja nas funções administrativas... O Administrativo e o Pedagógico são como mãos que se juntam para a construção do que queremos... E somente juntas, são capazes de operar maravilhas através da educação, como nos mostra o vídeo a seguir...


Carregar ppt "A Relação entre o administrativo e o pedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google