A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO GRÁFICO VISUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO GRÁFICO VISUAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO GRÁFICO VISUAL
Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- PROJETO GRÁFICO VISUAL Profa. Érica Ribeiro Contato: • Trabalhando com cores

2 Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental
PROJETO GRÁFICO VISUAL GESTALT Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer ( ), Wolfang Kohler ( ) e Kurt Koffka ( ) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado

3 AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS

4 Linhas horizontais paralelas
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas

5 PROJETO GRÁFICO VISUAL
AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos

6 PROJETO GRÁFICO VISUAL
AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Sensação de movimento

7 Maurits Cornelis Escher
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Subir e descer Maurits Cornelis Escher

8 PROJETO GRÁFICO VISUAL
LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma

9 PROJETO GRÁFICO VISUAL
UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto.

10 PROJETO GRÁFICO VISUAL
SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades

11 PROJETO GRÁFICO VISUAL
UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura.

12 PROJETO GRÁFICO VISUAL
FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida

13 Impressão de saber como as partes se sucedem
PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos)

14 Nem sempre a proximidade forma unidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade

15 Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma
PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO

16 PROJETO GRÁFICO VISUAL
PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza)

17 Meta de uma projeto: harmonia e contraste
PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais

18 Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil)
PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR “Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico” (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles

19 Elegância, sensualidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade

20 Violeta /tonalidades de lilás
PROJETO GRÁFICO VISUAL Violeta /tonalidades de lilás Vermelho Misticismo, meditação, magia Alegria, força, vitalidade

21 Estático e frio, traz tranquilidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Verde Riqueza e dignidade Estático e frio, traz tranquilidade

22 Exprime profundidade. Introvertida e discreta
PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão

23 As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante
PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Vermelho Verde Magenta Cian Azul São complementares

24 Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais
PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas

25 Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK
PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB

26 Outros sistemas de cores utilizados
PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Outros sistemas de cores utilizados Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web

27 REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%
PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%

28 Cada cor é processada separadamente
PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ

29 REFERÊNCIAS UTILIZADAS
PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000. FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.


Carregar ppt "PROJETO GRÁFICO VISUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google