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PROJETO GRÁFICO VISUAL
Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- PROJETO GRÁFICO VISUAL Profa. Érica Ribeiro Contato: • Trabalhando com cores
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Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental
PROJETO GRÁFICO VISUAL GESTALT Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer ( ), Wolfang Kohler ( ) e Kurt Koffka ( ) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado
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AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS
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Linhas horizontais paralelas
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Sensação de movimento
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Maurits Cornelis Escher
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Subir e descer Maurits Cornelis Escher
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto.
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura.
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida
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Impressão de saber como as partes se sucedem
PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos)
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Nem sempre a proximidade forma unidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade
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Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma
PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO
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PROJETO GRÁFICO VISUAL
PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza)
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Meta de uma projeto: harmonia e contraste
PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais
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Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil)
PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR “Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico” (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles
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Elegância, sensualidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade
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Violeta /tonalidades de lilás
PROJETO GRÁFICO VISUAL Violeta /tonalidades de lilás Vermelho Misticismo, meditação, magia Alegria, força, vitalidade
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Estático e frio, traz tranquilidade
PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Verde Riqueza e dignidade Estático e frio, traz tranquilidade
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Exprime profundidade. Introvertida e discreta
PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão
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As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante
PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Vermelho Verde Magenta Cian Azul São complementares
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Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais
PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas
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Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK
PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB
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Outros sistemas de cores utilizados
PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Outros sistemas de cores utilizados Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web
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REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%
PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%
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Cada cor é processada separadamente
PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ
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REFERÊNCIAS UTILIZADAS
PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000. FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.
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